logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Você já assistiu à série Stranger Things? Pode não parecer à primeira vista, mas o seriado de sucesso da Netflix carrega várias preciosas lições sobre finanças que podem ajudar a melhorar a vida financeira de qualquer um.

Afinal, toda boa obra de ficção traz, além de horas de entretenimento, importantes questionamentos ou ensinamentos para aprimorar a vida dos seus expectadores. Não seria diferente com os episódios do grupo de amigos dos anos 80 que enfrenta monstros e outros perigos do Mundo Invertido, não é mesmo?

Nós selecionamos as 6 lições sobre finanças mais importantes que podem ser aprendidas com Stranger Things. Quer saber quais são? Então, continue lendo! Mas atenção: este texto contém alguns spoilers sobre a série!

Lições sobre Finanças #1 – Trabalhe em conjunto para derrotar o Demogorgon

O grande vilão da primeira temporada do seriado é o monstro Demogorgon, uma criatura aterrorizante que vive no Mundo Invertido, uma espécie de dimensão alternativa do mundo de Stranger Things.

Esse monstro é o responsável pelo sequestro de Will, um dos protagonistas da série, e oferece um risco mortal para os outros personagens, bem como para toda a cidade fictícia de Hawkins, nos EUA.

Nós podemos entender o Demogorgon como uma analogia para os vários problemas que enfrentamos no dia a dia. Inclusive as complicações financeiras.

O Demogorgon pode ser aquela dívida enorme que segura o seu crescimento financeiro, a fatura elevada do cartão de crédito ou, até mesmo, um período de dificuldades após a perda de um emprego.

Para derrotá-lo, só fazendo como os personagens da série: mantendo-se unidos e trabalhando em conjunto.

Se você vive com dívidas ou complicações financeiras, precisa do apoio da família para virar o jogo. Engaje os seus filhos na economia familiar e conte com a ajuda de todos para quitar as dívidas e passar a viver mais feliz, sem o perigo do Demogorgon.

Lições sobre Finanças #2 – Tenha uma reserva de emergência contra o Mundo Invertido

Quando Will desaparece, a vida de Joyce vira de ponta cabeça. Imediatamente, ela se vê em uma situação extrema e com necessidades específicas que geraram gastos extras.

Infelizmente, ela não tinha uma reserva de emergência para situações assim. Sem dinheiro, Joyce se vê obrigada a pedir um adiantamento do seu salário na loja em que trabalha. A sorte é que o seu patrão se compadeceu do desaparecimento do seu filho e antecipou o pagamento dela.

Mas essa solução não é a ideal, não é mesmo? Afinal, ela ficará sem receber nas próximas semanas.

É para evitar que a sua vida vire de ponta cabeça como no Mundo Invertido, o que você precisa é de uma reserva de emergência contra imprevistos.

Esse montante, normalmente entre 3 a 6 meses dos seus gastos mensais, pode ser a salvação e ajudar a reequilibrar a sua vida financeira.

Lições sobre Finanças #3 – Encare os seus medos para poder crescer

Um dos temas principais de Stranger Things é a necessidade de encarar os próprios medos para crescer na sua jornada pessoal.

Na segunda temporada, Will tem problemas para dormir por causa do medo que sente do Mundo Invertido. Ele só consegue superar com a ajuda de Bob, que conta a história do Sr. Baldo, um palhaço que causava pesadelos na sua infância.

Somente quando Bob reuniu coragem para afastar o Sr. Baldo dos seus pesadelos é que ele começou a ter noites de sono tranquilas. A história ajuda Will a ser mais corajoso e enfrentar os seus medos.

Você também precisa encarar o “Sr. Baldo” para fazer a sua vida financeira crescer.

Depois de limpar as suas dívidas com o apoio da família e estabelecer a sua reserva de emergência, encare um pouco de risco e medo para investir e aumentar os seus ganhos.

Existem ótimas aplicações de baixo risco que são mais lucrativas do que a Poupança. Por isso, tire o seu dinheiro dela e coloque-o em CDBs, LCIs ou LCAs para fazê-lo crescer.

Nova call to action

Lições sobre Finanças #4 – Planeje o seu caminho para a vitória

O que você faria se tivesse de resgatar um amigo do Mundo Invertido ou fechar um portal por onde monstros perigosos invadem a sua cidade? Mike, Eleven, Will, Dustin, Lucas e Max têm a resposta na ponta da língua: ligar para o Sr. Clarke, professor de ciências.

Ele é o mentor da turma e sempre oferece as informações necessárias para os jovens entenderem o mundo ao redor e elaborarem planos para os problemas que enfrentam.

Da mesma forma, você também deve procurar por informações antes de planejar o caminho para a sua vitória financeira.

Claro que o seu professor de ciências da escola não poderá ajudar muito com lições sobre finanças, mas existem vários canais no YouTube ou sites de economia (inclusive o nosso blog) com dicas importantes para a sua vida financeira.

Aprenda o máximo possível com eles e reúna todas as informações necessárias para elaborar um plano perfeito em direção aos seus objetivos financeiros.

Lições sobre Finanças #5 – Lembre-se de que amigos não mentem

Uma das frases mais repetidas em Stranger Things é “amigos não mentem”. Mike ensina isso para Eleven na primeira temporada e a lição se repete em vários momentos, aumentando o vínculo de amizade entre os jovens.

Na vida real, é a mesma coisa.

Existem duas maneiras de mentiras afetarem negativamente a sua vida econômica. A primeira delas é a infidelidade financeira.

Segundo pesquisas, 40% dos brasileiros casados não contam para o cônjuge sobre os seus gastos. Esconder o jogo dessa forma cria brigas e pode prejudicar a relação (não à toa, problemas financeiros são a segunda maior causa de divórcio no mundo).

A segunda maneira são as mentiras que as instituições financeiras contam para os seus clientes. Infelizmente, propagandas fraudulentas que prometem retornos milagrosos e garantidos para os seus investimentos ou armadilhas escondidas em contratos ainda acontecem nos dias de hoje.

Por isso, escolha uma instituição financeira confiável, transparente e que tenha o seu melhor interesse em mente para investir.

Afinal, amigos não mentem.

Lições sobre Finanças #6 – Aceite que as pessoas podem mudar, inclusive você

Um dos personagens queridinhos dos fãs de Stranger Things é o adolescente Steve. O garoto começa a série como o típico bad boy colegial de seriados e filmes americanos.

Porém, conforme ele passa por eventos dramáticos com os outros jovens, especialmente Dustin e Nancy, Steve começa a mudar e ganha um novo lado mais consciente e preocupado com os outros.

Assim como Steve mudou durante as duas temporadas da série, o mesmo pode acontecer com você.

Seu perfil de investidor pode se alterar. As aplicações que faziam sentido aos 20 anos, quando você começava a construir o seu patrimônio, podem não ser os mesmos investimentos que você terá na carteira na sua aposentadoria.

Por isso, revise os seus planos regularmente, acompanhe as notícias sobre a economia do país e atualize a sua estratégia sempre que possível para acomodar mudanças nos seus objetivos ou no cenário econômico nacional.

Como deu para ver, existem muitas lições sobre finanças escondidas em Stranger Things. Talvez seja uma boa ideia rever todos os episódios para extrair mais conhecimentos e melhorar a sua vida financeira, não é mesmo?

Se você ficou interessado nisso, que tal conhecer outras 7 séries para assistir e aprender mais sobre o mundo financeiro? Clique no link ao lado e saiba mais!

Nova call to action

Comentários