logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Estudar o mundo dos investimentos pode parecer um pouco entediante. Só encontramos textos sérios ou aulas formais por aí. Seria bom ter algumas outras maneiras de aprender sobre o mercado financeiro de um jeito divertido e dinâmico, não é mesmo?

Não que o bom e velho artigo explicativo, com definições profundas, seja ruim. Pelo contrário! Porém, para assimilar melhor o que aprendemos neles, às vezes precisamos assistir exemplos práticos desses conhecimentos passados de forma lúdica.

É aí que entram as séries sobre o mercado financeiro, com episódios cheios de lições preciosas e literalmente lucrativas.

Quer algumas sugestões para adicionar na sua lista de seriados para assistir? Então confira as nossas favoritas abaixo!

1. Billions

Exibida pela HBO e com um excelente elenco, Billions é uma série que gira ao redor da batalha jurídica de dois personagens: Chuck Rhoades, promotor público americano, e Bobby "Axe" Axelrod, líder de um fundo multimercado bilionário.

Um dos grandes atrativos do seriado está no seu time de criadores: Andrew Ross Sorkin. Colunista de finanças no The New York Times, Sorkin é o autor do livro "Too Big to Fail", que fala sobre as consequências da Crise de 2008.

A série explora todo esse conhecimento em finanças para dar mais realismo aos seus episódios e fornecer bons ensinamentos sobre investimentos aos expectadores.

Além de explicar o funcionamento dos fundos e do mercado de ações, o seriado passa preciosas lições: como ser bem-sucedido no setor financeiro, a importância de pesquisar antes de agir e não ter medo de cortar aplicações que dão prejuízo.

2. Traders

Produzida no Canadá há mais de vinte anos, Traders leva o expectador para conferir os bastidores de um banco de investimentos fictício, desde a sua equipe de gerentes até os traders que trabalham com o dinheiro dos clientes do lugar.

São mais de 5 temporadas do programa, que começou a ser exibido em 1996 e terminou em 2000, com 83 episódios produzidos (que podem ser assistidos pelo Amazon Video, serviço de streaming da empresa).

Um dos pontos positivos do programa é que ele ajuda os novatos a desmistificar muitas das falsas premissas sobre o mundo dos investimentos, mesmo sendo uma ficção.

Com a série, vemos que se tornar um investidor não é necessariamente como mostra o filme O Lobo de Wall Street, mas sim um processo estável de fazer seu dinheiro trabalhar a seu favor.

3. American Greed

Nem tudo são flores no mundo financeiro, não é verdade? Apesar de muita gente honesta e bem-intencionada, existem algumas pessoas que não são assim.

Cada capítulo desse programa da CNBC conta um caso assim, mostrando golpistas e fraudes famosas que levantaram milhões de dólares no mercado financeiro.

Para quem quer começar a investir, essa é uma das mais úteis séries sobre o mercado financeiro. Ao ver as dezenas de casos de ações fraudulentas e suas vítimas, aprendemos que não há caminho fácil ou rápido para ficar rico.

Sabendo disso, conseguimos evitar cair em golpes e promessas de riqueza fácil, e passamos a confiar em parceiros de investimentos sérios e honestos.

A série é antiga, começou em 2007, mas dura até hoje e está com 11 temporadas. Os episódios estão disponíveis para assistir no Amazon Video.

Nova call to action

4. Million Dollar Traders

Você já se imaginou com milhões de reais à disposição para investir livremente? Será que conseguiria multiplicar esse valor ou perderia tudo?

Essa é a pergunta que o reality show Million Dollar Traders, da BBC, faz aos seus participantes.

O programa convida 8 pessoas comuns, de diferentes perfis, para um treinamento intensivo sobre investimentos. A partir daí, elas ganham um milhão de dólares para aplicar como quiserem (e ficar com os lucros, é claro!).

O que você faria com esse dinheiro na sua mão? Apostaria em ações? Investiria em opções de Renda Fixa? Compraria títulos CDB?

Million Dollar Traders traz as dificuldades de gerenciar um fundo desse valor e dá informações úteis sobre o funcionamento de investimentos, além de mostrar na prática como o mercado funciona.

O desafio teve apenas uma temporada com 4 episódios.

5. O Sócio

Marcus Lemonis é um dos empreendedores de maior sucesso nos EUA. Nascido no Líbano durante a guerra civil no país, ele foi adotado por um casal grego nos EUA, onde estudou e começou a trabalhar.

Hoje, Lemonis gerencia várias empresas e tem uma fortuna estimada em mais de 2 bilhões de dólares. Ele usa todos os seus conhecimentos para ajudar outros a ter sucesso no programa O Sócio.

Exibido aqui no Brasil pelo History Channel e com mais de 10 temporadas no momento, o reality show tem um objetivo claro: ajudar empresas a alcançar o seu potencial máximo.

Para isso, Lemonis vai atrás de companhias que tenham boas ideias, mas estão perto de falir. Ele então propõe uma parceria com seus donos e os ajuda a virar o jogo, alcançando mais sucesso.

Para quem quer investir ou empreender, o programa é imperdível. Ele ensina que ter uma boa ideia não é o suficiente para ter lucro, e que precisamos saber gerenciar nossos ativos.

6. Wall Street Warriors

A vida de um investidor pode estar carregada de conflito, drama e superação. E essa série-documentário está atrás disso. Com três temporadas, Wall Street Warriors examina a vida de quem ganha dinheiro no mercado financeiro americano.

O programa conta a história das pessoas que decidiram investir e tiveram sucesso em Wall Street.

Para quem tem o sonho de sair das dívidas e ficar milionário, é um ótimo jeito de se inspirar e aprender os caminhos e desafios dessa jornada.

As três temporadas estão disponíveis on demand no Amazon Video.

7. Shark Tank Brasil

A versão brasileira do famoso game show americano é a nossa última sugestão para você aprender sobre finanças e investimentos.

O Shark Tank Brasil funciona da seguinte forma: vários participantes que têm startups ou projetos de empreendimentos apresentam suas ideias para uma bancada com 4 grandes empresários brasileiros. Eles então decidem se vão ou não investir nas propostas.

Ao assistir o programa, podemos ter uma visão clara do processo de tomada de decisões de alguns dos maiores “tubarões” do Brasil. Como eles avaliam os riscos e benefícios de cada projeto? Quais elementos eles julgam mais confiáveis e como definem quanto aplicar?

Esse processo de decisões pode ajudar você a julgar como vai aplicar o seu dinheiro e obter o maior rendimento possível.

E aí, gostou da nossa seleção de séries sobre o mercado financeiro? Então, agora é só preparar a TV, uma pipoca e o sofá para começar a aprender a investir de forma mais leve e dinâmica.

Se gostou do artigo, compartilhe-o nas suas redes sociais e marque amigos e familiares. Assim eles podem assistir também e discutir com você depois!

Nova call to action

COMENTÁRIOS