logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Você já começou a pensar na sua aposentadoria? Se não quer depender do INSS e pretende manter o padrão de vida quando parar de trabalhar, é melhor começar a pensar desde já no melhor tipo de investimento para aposentados.

Existem algumas aplicações ideais para quem quer construir a sua aposentadoria e usufruir dela posteriormente, conservando o patrimônio adquirido durante a vida. Se quiser conhecer essas opções e começar a se planejar desde já, continue lendo nosso artigo!

Quais são as dificuldades de quem pretende se aposentar?

Hoje em dia, é raro encontrar uma pessoa que não esteja preocupada com a possibilidade de não ter segurança financeira daqui alguns anos. É o caso da Marina, por exemplo.

Ela participou de um episódio da nossa websérie Você Chegou ao seu Destino e conversou com a gente sobre as suas dificuldades para construir uma aposentadoria. Confira o que ela tem a falar e depois assista aos outros capítulos no nosso canal no Youtube:

Pelo que podemos perceber nas dúvidas da Marina, são três os grandes obstáculos de quem busca construir uma aposentadoria atualmente: a falta de conhecimento financeiro, a relação problemática com o banco e as opções de investimento disponíveis. Vamos descobrir como contornar esses problemas?

Educação financeira

A dificuldade em Educação Financeira não é exclusiva da Marina. O brasileiro, em geral, sabe muito pouco sobre finanças. Isso pode ser constatado por meio de um levantamento recente, feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, sobre o nível de conhecimento financeiro. O estudo aponta que o Brasil ocupou uma das últimas colocações.

A maneira de lidar com esse obstáculo é mergulhar de cabeça e estudar tudo sobre o assunto. O nosso blog é um ótimo ponto de partida: por aqui você vai aprender conceitos importantes de finanças, descobrir de que forma a taxa Selic afeta a sua vida e como alcançar seus objetivos, por exemplo.

Relação com o Banco

Existem muitos bancos e gerentes que oferecem produtos que não são interessantes para o perfil ou objetivo do cliente. Algumas alternativas de aplicações podem ser úteis (ou não) dependendo do que se quer alcançar.

Por isso, para conseguir construir a sua aposentadoria, opte por uma instituição que seja parceira nesse projeto e que tenha transparência em todos os aspectos, permitindo que você assuma as rédeas do seu investimento desde o começo.

VEJA ESSES CONTEÚDOS TAMBÉM:

Opções de investimento

Durante seu estudo sobre finanças e aplicações, com certeza você vai se deparar com várias alternativas. Cada uma delas terá um perfil de rentabilidade distinto e será indicada a uma situação específica. Você sabe quais são as melhores modalidades para aposentadoria? Vamos descobrir a seguir!

O que um aposentado precisa na sua vida financeira?

Como vimos acima, cada tipo de capital tem um perfil e é mais adequado a uma situação específica. Para descobrirmos qual é o melhor investimento para a construção da aposentadoria, precisamos entender primeiro o que as pessoas nessa posição estão buscando. Então vamos lá!

Estabilidade 

Um dos principais termos utilizados na hora de definir uma aposentadoria é “estabilidade”. Ninguém quer chegar aos 60 anos em uma montanha-russa de emoções.

Por isso, o investimento perfeito para construir e dinamizar a sua aposentadoria precisa ser estável e confiável. Você deve saber quanto vai ter lá na frente, daqui a 30 ou 40 anos, para poder se programar e não ter surpresas desagradáveis.

Segurança

Aposentadoria é um compromisso de longa data e exige confiança. Não dá para fazer uma parceria com um banco ou corretora que não sejam seguros.

Afinal, serão bons anos de jornada até o seu "pé-de-meia" estar pronto e você começar a desfrutar dele. Portanto, o investimento precisa ser oferecido por uma instituição financeira que traga proteção ao seu patrimônio.

Baixo risco

Existem aplicações pouco ou muito arriscadas. A ideal para você vai depender do seu objetivo com o dinheiro que tem em mãos.

No caso da construção de uma aposentadoria, o indicado é procurar o baixo risco. Como estamos falando de um patrimônio essencial ao seu conforto quando parar de trabalhar, é muito importante que não haja ameaça de esse dinheiro ser perdido.

Além disso, esse é um projeto de longo prazo (com média de 30 anos de duração) e a boa rentabilidade de modalidades de baixo risco será dinamizada pelos juros compostos desse período.

Pouca burocracia

Você não deve necessitar de muitos trâmites para lidar com o seu investimento. Por se tratar do patrimônio de uma vida para a aposentadoria, esse ativo deve estar ao seu alcance o tempo todo. Fique atento e escolha uma opção que seja simples de gerenciar. Dessa forma, vai poder conferir sua rentabilidade ou liquidez a qualquer momento.

Quais são os melhores investimentos para aposentadoria?

Agora que já entendemos quais são os requisitos de uma aplicação para aposentadoria, vamos conhecer as 3 melhores possibilidades que se encaixam nesse perfil. Siga a leitura!

CDB

O Certificado de Depósito Bancário é um título de Renda Fixa emitido por um banco e oferecido aos seus clientes. O investidor compra um dos títulos com uma data de vencimento estabelecida e, quando esse dia chega, recebe seu dinheiro acrescido do lucro do rendimento gerado.

A rentabilidade do CDB pode ser estabelecida de três formas: vinculada ao CDI, à inflação ou com uma taxa definida pelo banco. Ele se destaca por ter baixo risco, uma vez que é protegido pelo Fundo Garantidor de Créditos (entidade que assegura o reembolso em até R$ 250 mil por conta caso a instituição que emitiu o título venha a falir).

O CDB ainda é um investimento com liquidez flexível (alguns títulos têm liquidez diária e outros apenas no vencimento) e de baixo custo. Não existe nenhuma taxa (diferentemente do Tesouro Direto) e bancos como o Sofisa Direto não cobram pela administração da conta.

O único custo do CDB é o Imposto de Renda sobre o seu rendimento, com alíquotas que variam conforme o tempo: a menor é de 15% para capitais com mais de 721 dias e a maior é de 22,5% para aplicações de até 180 dias.

Outra vantagem do CDB é que você não precisa de muito para investir nele: é possível começar a partir de R$1.

LCI e LCA

As LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) e LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) são opções de investimento de Renda Fixa emitidos por bancos que buscam se capitalizar para financiar aplicações nas áreas imobiliária e agrícola.

O rendimento pode ser prefixado (em uma taxa de juros estabelecida) ou pós-fixado (atrelado a uma porcentagem do CDI).

Além do FGC, as LCIs e LCAs têm uma segunda camada de proteção: para poder emitir uma letra dessas, os bancos precisam de lastro (um financiamento autorizado no mercado). Isso garante mais segurança ao seu dinheiro.

Esses investimentos também não têm taxa de aplicação e de administração (no caso do Sofisa Direto) e se destacam por não terem incidência do Imposto de Renda, maximizando o lucro.

Agora que você já sabe qual o tipo ideal de investimento para aposentados, que tal assinar a nossa newsletter? Assim você receberá mais artigos como este direto na sua caixa de entrada!

Comentários