logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Depois de alguns anos de trabalho e alguma sorte, você já deve ter acumulado alguns recursos financeiros em poupança ou pequenas aplicações. Isso é muito bom, mas não há motivo para deixar tudo como está. Afinal, existem investimentos bem mais rentáveis por aí. Mas, antes de pular de cabeça, seria mais interessante buscar mais conhecimento e se preparar para atuar no mercado financeiro.

Como você já deve saber, o mundo dos investimentos financeiros é bem complexo e volátil. Se você não souber onde está se metendo, pode correr vários riscos desnecessários. Por isso, um iniciante deve buscar conhecimento antes de começar, e o melhor é que existem vários cursos gratuitos ministrados por instituições financeiras renomadas que estão disponíveis para quem está começando.

Você pretende se preparar para ser um investidor de sucesso? Então veja aqui 5 cursos para investidores iniciantes que você pode fazer gratuitamente:

1. Finanças pessoais – Ambra College

Antes de começar a pensar em investimentos para aplicar seu dinheiro, é melhor que você tenha esse dinheiro disponível. E, mesmo depois de acumular algum capital, também é preciso saber como administrá-lo com responsabilidade no seu dia a dia. Pensando nisso, achamos melhor começar a nossa lista com o curso de finanças pessoais do Ambra College.

Como o nome já diz, este é um curso com o básico do básico para ser um investidor: saber administrar suas finanças pessoais e familiares. O programa começa com a avaliação da sua atual situação financeira, seguindo para a criação de metas, melhor equilíbrio de contas e passando pelos investimentos. Tudo que você precisa saber para que o seu dinheiro não “suma do nada”.

O curso, infelizmente, possui um limite de vagas e ocorre em um período pré-determinado, sendo reaberto de tempos em tempos. São de 6 a 8 semanas, com um total estimado em 8 horas semanais de aulas. Não há certificado, mas não é um problema, pois o foco está no desenvolvimento da vida pessoal.

2. Poupança e gestão de finanças pessoais – Banco Central

“Poupança” aqui não quer dizer aquela velha aplicação que todos nós já conhecemos. É o ato de poupar, de guardar aquilo que sobra e não gastar nada sem motivo. É um curso para investidores iniciantes que busca promover hábitos financeiros mais saudáveis, dando uma base mais sólida para que você pule em investimentos mais arriscados de forma consciente.

O objetivo destes conteúdos é lhe preparar para outras aplicações maiores. Sendo assim, você verá desde as coisas mais simples, como a forma que pensamos o dinheiro, até algumas mais complexas, como planejamento, prevenção de riscos e o consumo de serviços financeiros. É preciso entender tudo isso para que seus investimentos tenham sucesso.

Cada edição do curso possui um total de 500 vagas, com carga horária de 20 horas. Basta se inscrever no Portal Cidadania Financeira e ficar de olho no e-mail de confirmação.

3. Como fazer investimentos – FGV

Ainda na linha das finanças pessoais, este é mais um dos cursos para investidores 100% iniciantes. Se a opção anterior não pareceu suficiente, talvez você possa fazer o curso sobre Como fazer investimentos da Fundação Getúlio Vargas. É um curso mais curto, simples e que vai direto ao ponto.

Como o nome diz, este curso vai lhe apresentar o básico sobre como planejar finanças para montar investimentos rentáveis no médio e longo prazo. O programa passa pelos principais pontos que devem ser considerados durante o processo, administrando seu dinheiro de forma inteligente e sempre consciente dos riscos envolvidos. E, claro, tendo em vista se o retorno será proporcional a este risco.

Não há pré-requisitos ou tempo de espera para iniciar o curso. Basta fazer a inscrição e aproveitar as informações transmitidas pelos materiais. A carga horária total é de aproximadamente 12 horas, focando apenas nos pontos mais relevantes para principiantes. Mas, se você quiser se aprofundar, ainda pode continuar aprendendo com o curso “Como fazer investimentos 2”.

4. Investimento em LCI/LCA – Learncafe

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) são algumas das aplicações mais simples disponíveis no mercado. Se você está começando, estas são ótimas opções. Mas, claro, você ainda tem muito mais a ganhar se souber o que está fazendo. Por isso, dentro os cursos para investidores, você pode fazer o de investimento em LCI/LCA da Learncafe.

O conteúdo programático do curso é bem simples, dividido em três módulos. Primeiro, uma introdução ao curso, explicando os pontos que serão abordados. Em seguida, informações sobre LCIs e LCAs, falando o que são, quais são os riscos envolvidos e as possibilidades de ganhos. Por fim, são passadas lições para ser um bom investidor, um teste de perfil e é fornecida uma planilha de simulação de ganhos.

Este é um curso bem condensado, durando até 3 horas. Ele é feito totalmente online, sem necessidade de inscrição ou horário fixo. O aluno tem 30 dias para concluir o conteúdo e depois pode imprimir um certificado, que conta para atividades extras em faculdade e no currículo.

5. Análise de indicadores econômicos e financeiros em investimentos — Portal UniEducar

Talvez você já se interesse por um curso mais denso, com conteúdo voltado diretamente para investimentos. Para isso, serve a análise de indicadores econômicos do curso do Portal UniEducar. Aqui você será guiado pelos aspectos básicos desta tarefa e como se tornar mais eficiente nela.

O curso ocorre por meio de videoaulas e de uma interface de aprendizado especialmente feita para o conteúdo. Ao final do período, o aluno faz um teste de certificação, que marca o encerramento do curso. Caso tenha sucesso, recebe um certificado online.

Há muitas vantagens que são restritas apenas para quem adquirir o curso completo, mas há muito que você pode aprender com a versão gratuita. Mesmo o conhecimento básico pode fazer toda a diferença na hora de começar um investimento.

Agora que você conhece esses cursos para investidores iniciantes, é hora de começar seus estudos! Quer continuar acompanhando nossas dicas? Então siga-nos no Facebook, Twitter e no LinkedIn e fique sempre por dentro de nossas novidades.

Comentários