Em tempos de crise, é necessário procurar novas formas de investimento para garantir um futuro mais tranquilo e, claro, com a garantia de um investimento rentável. É o caso, por exemplo, da LCA. 

Mesmo para um investidor iniciante, esse método traz grandes vantagens. E como a ordem hoje é aproveitar cada centavo disponível, qualquer rendimento acima da poupança merece atenção. Especialmente para quem possui bastante dinheiro parado no banco. 

No post de hoje, veremos como a LCA pode ser vantajosa e entenderemos seu funcionamento. Acompanhe! 

O que é a Letra de Crédito do Agronegócio? 

Letra de Crédito do Agronegócio é um papel disponibilizado pelas instituições bancárias para que os investidores a adquiram em troca de um rendimento prefixado ou atrelado a certos indexadores, como o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) ou o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). É importante entender o motivo da associação do termo “Agronegócio” da sigla do LCA, com o agronegócio. A emissão de um título de LCA, simplificadamente, está condicionada a existência de uma operação de crédito direcionada ao mercado do agronegócio que tem como finalidade fomentar o setor. Este é o conceito de lastro, ou seja, o banco realiza uma operação de empréstimo que fomenta o agronegócio brasileiro e gera lastro para emissões de LCA.

Algo importante a saber sobre LCA é que existem três formatos diferentes de investimento. Eles são: 

Prefixado 

No momento do investimento, é possível optar por atrelar o rendimento da aplicação ao valor atual da taxa de juros. Dessa forma, é possível saber qual será o valor obtido ao final do período.

Pós-fixado 

Essa modalidade é, essencialmente, diferente da anterior. Aqui o valor do rendimento varia de acordo com uma taxa variável, atrelada a um indexador (por exemplo, a taxa SELIC ou o CDI). Dessa forma, o valor a ser retornado pela LCA no final do período pode variar acima ou abaixo do esperado. É ideal para investidores que não precisam de um retorno exato em um período específico. 

Misto

Como o nome indica, é uma mistura dos dois últimos. O valor ainda é atrelado a um indexador (IPCA ou IGPM, por exemplo), mas depois é adicionada uma taxa preestabelecida. Essa modalidade é menos comum, indicada para investimentos de longo prazo que não necessitarão de resgate.

Qual é sua importância para a economia? 

Como já é possível imaginar, a LCA é uma grande fonte de recursos para o agronegócio no país. A isenção fiscal da LCA auxilia o agronegócio brasileiro a acessar uma fonte de crédito mais barata, o que  ajuda a garantir larga escala para toda a cadeia produtiva agrícola ou pecuária, que é uma das principais bases econômicas e sociais do Brasil.

Boa parte da exportação ainda vem da soja e do café, o que aumenta o capital do país. Além disso, a produção contribui para alimentar pessoas em situação de risco, provendo o básico para a população. Sem falar na quantidade de moeda que é movimentada por esses investimentos. 

Nova call to action

Por que investir em LCA? 

Escolher Letra de Crédito ou qualquer outro investimento é sempre uma decisão difícil. Aplicar corretamente e no momento ideal é a chave para garantir a maior rentabilidade possível. Mas existem algumas vantagens oferecidas por esse fundo que o tornam uma boa opção, especialmente no cenário atual. Acompanhe algumas delas: 

Investimento seguro 

Um dos principais motivos para escolher o investimento em Letra de Crédito é a proteção. Caso ocorra alguma queda brusca no mercado e a instituição que ofereceu o serviço e aplicação foi à falência, esse investimento é protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Dessa forma, ele pode cobrir um prejuízo de até R$ 250.000,00 por CPF dentro de cada instituição financeira. Em outras palavras, o risco de prejuízo com a LCA é relativamente baixo.

Modelo simples e prático de aplicação 

Em vários investimentos, especialmente os de renda variável, costuma ser necessário que o investidor acompanhe diariamente sua aplicação, pois a liquidez é muito alta. Porém, como o LCA é um investimento considerado de renda fixa e na maioria dos casos não possui liquidez diária, a única preocupação deve ser com o prazo de vencimento.

Isso é excelente para investidores iniciantes, que querem um rendimento acima da poupança mas não se sentem seguros para uma aplicação mais arriscada ou sofisticada.

Flexibilidade em relação à liquidez 

Como já mencionamos, existem três modalidades de investimento em LCA, de acordo com a liquidez desejada. Isso significa que, de certa forma, é possível escolher entre a maior garantia de retorno estável ou a maior possibilidade de rendimento acima da média. Tudo de acordo com a necessidade e preferência do investidor. 

Como investir? 

De forma geral, investir em Letra de Crédito do Agronegócio é bem simples. O processo segue 3 passos básicos desde a decisão até o retorno da aplicação: 

1) Escolher uma instituição financeira 

O básico para qualquer investimento é ter o apoio de uma entidade, como um banco ou uma corretora, que tenha permissão legal para administrar o dinheiro de uma pessoa física. Basta abrir uma conta na instituição escolhida e iniciar o investimento. Uma boa instituição é aquela que apoia o cliente em seus investimentos. 

2) Optar pela modalidade de aplicação 

Já mencionamos que o investimento em LCA pode ser feito de três formas: prefixado, pós-fixado ou misto. Antes de decidir em que modalidade aplicar, vale a pena fazer uma pesquisa sobre o mercado atual e qual das opções apresenta melhores expectativas.

3) Acompanhar o prazo de vencimento 

Uma vez aplicado o dinheiro, é hora de esperar pelo retorno. É importante observar o prazo estipulado para a LCA junto à instituição. Ao final do período, é tempo de fazer o resgate e ver o tamanho do rendimento.

Acha que já é motivo o suficiente para aplicar sua poupança em algum investimento mais rentável? Então entre em contato com o Banco Sofisa Direto e comece a aplicar em LCA* hoje mesmo. 

 

Nova call to action

Comentários

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Você pode cancelar o recebimento a qualquer momento, clicando apenas no link "cancelar inscrição" nesses e-mails ou entrando em contato conosco. Clique aqui para acessar nossa política de privacidade.