logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Em momentos de turbulência econômica, os gastos aumentam e, muitas vezes, as receitas não são suficientes para cobrir as despesas da família. Para ter uma situação mais tranquila, não há caminho fácil: é preciso sair do vermelho.

O primeiro passo para reverter a situação e equilibrar as finanças é manter a calma e se organizar. Depois, chega o momento de investir em um bom planejamento e mudar hábitos que prejudicam sua vida financeira. 

Veja como é fácil sair do vermelho em apenas 8 passos:

1. Organize suas finanças

Para sair do vermelho, é necessário, antes de tudo, organizar as finanças. É importante ser honesto e avaliar qual é sua real situação financeira: quanto ganha, quanto gasta e, principalmente, onde gasta. Faça uma análise do seu orçamento e separe os gastos em essenciais e supérfluos. Não há fórmula mágica: para manter as finanças saudáveis, será preciso cortar despesas e mudar alguns hábitos que, muitas vezes, já estão arraigados. 

Na hora de fazer a análise da vida financeira é importante listar também suas dívidas. Liste quanto deve e para quem deve, sem se esquecer de considerar os juros cobrados. 

2. Negocie o que deve

Com suas dívidas organizadas, chega o momento de partir para a negociação com os credores. Comece pelos débitos que cobram os juros mais altos, como cheque especial e rotativo do cartão de crédito. Prepare uma proposta que esteja alinhada com a sua realidade financeira para não ter problemas no futuro por não conseguir arcar com o valor das parcelas.

Analise se vale a pena trocar uma dívida que cobra juros altos por uma opção mais barata, como um empréstimo consignado. Para quitar suas dívidas pode valer a pena fazer um sacrifício, como vender o carro e/ou deixar as férias em família para depois. A prioridade agora é colocar a vida financeira em dia!

3. Estabeleça objetivos e metas

Sair do vermelho e começar a economizar fica mais fácil quando você tem metas e objetivos definidos. Por isso, reflita sobre quais são as prioridades financeiras da sua família, defina um prazo para realizá-las e divida esses objetivos em pequenas metas. 

Caso sua principal prioridade seja pagar suas dívidas e criar uma reserva de emergência, por exemplo, fixe um prazo para atingir esse objetivo e estabeleça metas, como reservar determinada quantia por mês para quitar suas pendências. Ao saber o que gostaria de realizar com o dinheiro fica mais fácil mudar hábitos e começar a economizar. 

4. Controle seus gastos

Para sair do vermelho não basta renegociar suas dívidas. É preciso mudar velhos hábitos e passar a controlar os gastos. Apenas dessa forma você vai se certificar de que não gasta mais do que ganha.

São diversas as formas de manter as despesas sob controle: você pode anotar tudo que gasta em um caderno ou usar um dos diversos aplicativos de gerenciamento financeiro disponíveis no mercado.

Mas, independentemente do método adotado, é importante registrar tudo o que entra e o que sai da sua conta corrente e do cartão de crédito. É importante lembrar: mesmo pequenas despesas, quando somadas, podem fazer a diferença no seu orçamento! 

Crie pequenas metas de gastos e acompanhe como estão suas despesas para ver se está conseguindo se manter dentro do que estabeleceu. Se gastar demais em uma área, procure compensar em outra para não ter problemas no final do mês.

Nova call to action

5. Mantenha uma reserva de emergência

Um ponto importante para sair do vermelho e nunca mais voltar, é criar um fundo para emergências. Essa reserva, que deve corresponder a pelo menos três meses de despesas mensais, deve ser usada em caso de imprevistos, como a perda de um emprego ou uma doença na família.

Veja também:

Ao ter um fundo para gastos que não foram previstos você evita ter que recorrer a empréstimos. Coloque a quantia em um investimento que ofereça liquidez e não tenha um período de carência, já que você pode ter que sacar determinado valor a qualquer momento.

6. Busque novas alternativas de renda

Muitas vezes, a renda recebida não é suficiente para cobrir os gastos da família. Se esse é o seu caso, é importante considerar, além do corte de gastos, a possibilidade de buscar outras fontes de receita. 

Analise suas habilidades e veja como você poderia usá-las para complementar o que ganha atualmente. Cozinhar para fora, fazer trabalhos como freelancer e prestar pequenos serviços, por exemplo, são algumas das opções. Não deixe de envolver sua família e ver como cada um pode contribuir com as despesas da casa.

7. Fuja das compras por impulso

As compras por impulso podem ser grandes inimigas das finanças saudáveis. Para sair do vermelho é importante não comprar nada do que não for realmente necessário. Antes de abrir a carteira reflita se você realmente precisa daquele produto ou serviço, veja se não é possível, por exemplo, pedir emprestado para alguém ou alugar.

Mas, caso conclua que realmente precisa fazer a compra, um cuidado importante é realizar uma pesquisa cuidadosa de preços para pagar o menor valor possível pelo item. Não deixe também de negociar preços e pedir descontos caso faça o pagamento à vista.

8. Evite parcelamentos

As compras parceladas podem prejudicar seus objetivos e metas, sendo grandes empecilhos para você sair do vermelho. Isso acontece porque parcelamentos em excesso prejudicam seu controle financeiro e podem fazer com que, no futuro, você não tenha receita suficiente para arcar com as parcelas de várias compras realizadas.

Sempre que possível, dê preferência para as compras à vista. Se parcelar for inevitável, não deixe de prever o valor de cada parcela no seu planejamento financeiro. 

Para sair do vermelho não há mistério, é preciso planejamento e mudança de hábitos. Passe a comprar de forma consciente, mantenha suas despesas sob controle e envolva sua família na vida financeira da casa. É muito importante que todos trabalhem juntos para atingir os objetivos de vida e mantenham o orçamento familiar sempre saudável. 

E você, tem mais alguma dica para sair do vermelho? Já colocou algum desses passos em prática? Deixe seu comentário!

Nova call to action

Comentários