logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Por mais que você tenha uma boa remuneração no trabalho e uma casa própria, a atual instabilidade econômica do país também te assusta, não é verdade? Esse é um dos motivos pelos quais tantas pessoas, assim como você, estão procurando uma renda extra no final do mês. Afinal, com toda essa crise não é fácil sustentar e manter o padrão de vida da família conquistado ao longo dos anos.

Ser o principal provedor da casa é uma tarefa complicada. Por mais que você tente relaxar, as dívidas e obrigações que te esperam não dão sossego, certo? Você não é o único: de acordo com os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), quase 66,5% das famílias brasileiras estão endividadas de alguma forma.

Para sair dessa estatística e resolver os seus problemas financeiros com segurança, a renda extra pode ajudar - desde que seja para solucionar suas pendências, e não para gastar mais, combinado? Afinal, se a quantia adicional já estiver comprometida, você pode se frustrar.

A questão é: você quer mais dinheiro para poupar ou para gastar? Veja as dicas que preparamos para você responder a essa pergunta de forma inteligente e sair de vez do vermelho!

1. Aproveite melhor seus talentos para garantir uma renda extra

Se alguns dos seus talentos nunca viraram uma fonte de renda, a hora pode ser agora! Observe o que você faz de melhor e use suas horas vagas para colocar essas atividades em prática. Pode ser que você não consiga viver só disso, mas, além de se distrair com uma ocupação diferente do seu trabalho oficial, ainda é possível gerar uma quantia a mais no final do mês.

As ideias podem ser várias, desde que não prejudiquem seu emprego principal. Habilidades manuais sempre estão no topo da lista, mas, se você usar sua criatividade, com certeza encontrará mais alternativas. Além disso, vai se surpreender com o retorno financeiro. Não sabe o que pode fazer? Então continue lendo, pois algumas ideias vão aparecer mais adiante!

2. Alugue parte do seu imóvel para estudantes estrangeiros

Existem coisas que nunca vão deixar de gerar dinheiro, e o aluguel de imóveis é uma delas. É claro que você não vai alugar a sua casa inteira, mas uma boa alternativa de renda é alugar um quarto, por exemplo, para estudantes estrangeiros ou de outras regiões do país.

Nunca tinha pensado nisso? Pois saiba que, segundo o Ministério do Turismo, a cada dia que passa o Brasil acolhe mais pessoas vindas de outros países para estudar por aqui - recebemos cerca de 100 mil imigrantes por ano!

Hoje, existem vários sites e aplicativos que conectam pessoas no mundo todo, e conseguir um hóspede nunca foi tão fácil. Sendo bons anfitriões, você e sua família aprendem a conviver com uma pessoa de uma cultura diferente e ainda aumentam a renda mensal.

3. Transporte pessoas e negocie caronas

Estamos dizendo para você virar taxista ou motorista particular? Não! A dica aqui é usar seus recursos a seu favor. Se você quiser se aprofundar mais na área, pode participar da Uber ou Cabify, por exemplo. Mas aqui, a renda extra é mais simples: com uma habilitação, um carro e um celular smartphone, você pode achar várias pessoas que estão dispostas a dividir a gasolina com você, com a ajuda de alguns aplicativos! Além de fazer um dinheiro adicional, você ainda contribui para um trânsito melhor e faz boas amizades.

4. Alugue uma vaga da sua garagem

Por falar em carro, existe outra maneira interessante de aumentar sua renda mensal. Já pensou em alugar uma vaga da garagem da sua casa? Você não vai precisar fazer nada além de disponibilizar o espaço ocioso para outra pessoa usar.

Se você estiver com dificuldade de achar alguém para ser seu “inquilino de garagem”, pode contar com a ajuda de aplicativos que avaliam o usuário e garantem alguns seguros, por exemplo, como é o caso do ezPark ou do ParkingAki. Mais uma vez, você e a cidade saem ganhando!

Nova call to action

5. Se ofereça para cuidar de animais 

Gosta de animais? Então essa pode ser uma ideia prazerosa, além de lucrativa. Você pode cuidar de cachorros - ou de qualquer outro animal de estimação -, para que seus donos possam viajar ou realizar atividades em que não podem levar seu pet.

A opção de ser dog walker vale apenas para um passeio, algumas horas ou até mesmo dias, no caso de viagens. Sim, você também pode ser um anfitrião de animais e cobrar uma taxa pela sua hospedagem e cuidados! Como sempre, também existem aplicativos para essa conexão entre os donos e os cuidadores: Dog Hero e PetAnjo, por exemplo.

6. Seja um freelancer nas horas vagas

Se desde o primeiro tópico você ainda não se identificou com nenhuma das dicas ou percebeu que não tem talento para elas, aqui você pode resolver o problema. Já passou pela sua cabeça ser freelancer nas horas vagas?

Essa é uma atividade que cresce a cada dia, em diferentes segmentos. Você pode escrever sobre assuntos que domina para alguns sites e blogs, vender suas habilidades em desenho e artes gráficas, fotografia, revisão ou tradução de textos, criação de websites, projetos e consultorias em administração, e por aí vai.

7. Venda coisas na internet

Que tal usar sua veia administradora para abrir um negócio na internet? Você pode vender diversos produtos em uma loja virtual ou até mesmo em redes sociais. É um projeto bacana que não requer muito investimento inicial e pode render uma boa renda extra.

Antigamente, essa ideia poderia até ser maluca, mas o e-commerce tem crescido assustadoramente, inclusive no Brasil. "Mas mesmo com a crise?" você deve estar se perguntando. A resposta é sim! Só para você ter uma ideia da força digital nos hábitos de consumo do brasileiro, só no ano passado as lojas virtuais faturaram um valor de R$ 61,9 bilhões em vendas, de acordo com o relatório anual da E-bit Webshoppers.

8. Dê consultoria de algo em que você é realmente bom

Para finalizar nossa lista de ideias para sua renda extra, você pode dar consultoria de algum assunto que você domina. Como? Dando aulas, treinamentos e direcionamentos de forma online. Simples e prático, tanto para você quanto para o seu aluno.

A prática de coaching - a atividade de um "tutor" particular - tem se tornado cada vez mais difundida e valorizada. Então, que tal dividir os seus conhecimentos com alguém e ganhar por isso?

Gostou das formas que selecionamos para você conseguir ganhar uma renda extra no final do mês? Aproveite mais o seu tempo, administre melhor o seu dinheiro e vença o sufoco financeiro! De quebra, você ainda faz algo diferente para relaxar a mente.

Se ainda ficou alguma dúvida ou se você tiver outra sugestão de como ganhar uma renda extra, deixe seu comentário aqui no post. Para saber um pouquinho mais sobre o assunto, descubra também quais são as diferenças e vantagens entre CDB (Certificado de Depósito Bancário) e poupança!

Nova call to action

Comentários