logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

A gente sabe que, para alcançar a tão sonhada segurança e qualidade de vida, é fundamental ter um planejamento financeiro. Mas como fazer isso quando se tem a sensação de que o salário mal chegará ao final do mês?

A melhor receita para economizar e investir com sucesso é ter disciplina, e isso depende muito mais de foco e determinação do que de quanto se ganha.

Dicas para economizar e ter um planejamento financeiro

A seguir, veja 9 dicas do Sofisa Direto que vão te ajudar a economizar e montar um bom planejamento financeiro. Confira a seguir!

Dica 1 - Tenha controle sobre os seus gastos

Isso parece óbvio, mas saber quanto se gasta e ter controle sobre as despesas é uma das coisas mais difíceis na hora de economizar.

E parece que tudo contribui para essa dificuldade, não é mesmo? Além dos gastos mensais,,tem também, aqueles que surgem sem avisar e que reduzem ainda mais o orçamento doméstico.

Uma boa maneira de controlar as despesas é ter o hábito de registrá-las e mantê-las atualizadas. Isso fará com que você perceba quando surgirem novos gastos. Assim, conseguirá tomar providências a respeito, como trocar de plano de internet ou substituir determinadas marcas que está acostumado a consumir por outras mais baratas, por exemplo.

Dica 2 – Faça uma reserva de emergência

Os imprevistos acontecem o tempo todo. O carro estragado, a despesa médica, a viagem inesperada, tudo isso surge na nossa rotina sem avisar e desequilibra o nosso orçamento se não temos uma reserva de emergência.

Portanto, assim que você conseguir controlar os seus gastos e fizer sobrar algum dinheiro, a primeira coisa que deve fazer é montar essa reserva. Lembre-se de que esse é um dinheiro que você precisará ter disponível imediatamente, por isso dê preferência a aplicações de liquidez diária. Ou seja, aquelas com as quais você pode contar no exato momento em que precisar.

Dica 3 – Envolva a sua família no seu planejamento financeiro

Quando a família tem consciência dos gastos e está engajada no planejamento financeiro, fica muito mais fácil economizar para investir.

Para conseguir isso, habitue-se a dividir com todos os que moram com você os seus objetivos e estratégias para alcançá-los. Envolva-os, faça com que participem da economia da casa, peça ideias e opiniões. Isso fará com que entendam a importância do controle de gastos e se tornem mais comprometidos com as finanças familiares.

Dica 4 - Pague sempre as suas contas em dia

A gente sabe que nem sempre a falta de dinheiro é a responsável pelo atraso das contas, não é mesmo? Quantas vezes deixamos para pagar depois aquela fatura do celular que chegou bem antes do vencimento, e acabamos esquecendo? 

Fazemos isso o tempo todo, e essa é uma das formas mais fáceis de perder o controle. Um atraso aqui, alguns reais de multas e juros na próxima fatura, e assim vamos pagando caro pela nossa desorganização, literalmente.

Preste atenção se isso lhe acontece com frequência. Se sim, cadastre as despesas mensais no débito automático. Inclusive, programar pequenos valores para aplicações também é uma alternativa para criar o hábito de economizar e investir.

Nova call to action

Dica 5 – Use com sabedoria o seu cartão de crédito

A facilidade oferecida pelo cartão de crédito pode desequilibrar as suas finanças, se você não utilizá-lo com sabedoria. Nesse sentido, duas dicas são muito importantes.

A primeira delas é ficar atento aos encargos das compras parceladas. Muitos estabelecimentos oferecem condições de parcelamento no cartão, porém repassam ao consumidor os juros da operadora. Evite esse tipo de compra, negocie com o lojista um parcelamento sem juros ou procure outro estabelecimento para fazer a sua compra.

A outra dica é sempre pagar todo o valor da sua fatura. Não caia na armadilha de pagar o mínimo ou utilizar o parcelamento das dívidas mensais. Os juros são absurdamente altos, e isso, com o tempo, poderá comprometer seriamente o seu orçamento.

Veja também:

Dica 6 – Avalie os benefícios de pagamentos antecipados com desconto

Imagine que, em janeiro, tenha sobrado na sua conta uma parte do décimo terceiro salário. O que será mais interessante? Aplicar em um CDB ou pagar antecipado o IPTU do ano?

Muitas vezes, os descontos oferecidos para pagamentos antecipados compensam mais do que o rendimento de algumas aplicações.  Faça sempre essa conta e, mesmo que não lhe ofereçam, tente negociar descontos mediante pagamento à vista. Essa também é uma boa alternativa de planejamento financeiro

Dica 7 - Estipule metas para os seus objetivos e defina prazos para eles

Uma das dicas para economizar é estabelecer metas para o seu dinheiro. Quando você sabe o que deseja fazer com ele e em que tempo, fica muito mais fácil guardar para investir.

Se você estiver iniciando a sua carreira, comece olhando um horizonte de tempo mais curto. O que você deseja fazer no próximo ano? Viajar? Trocar de carro? Começar um novo curso? Definidas as suas prioridades, você saberá o quanto irá precisar com cada uma delas, e isso facilitará o seu planejamento financeiro.

Dica 8 – Busque conhecimentos sobre educação financeira

Diferentemente do que muitos pensam, não é preciso atuar na área ou ser um investidor experiente para ter conhecimentos sobre educação financeira.

Há muitos canais gratuitos com conteúdo de qualidade, nos quais bons especialistas dão diversas dicas sobre finanças e investimentos. Dessa forma, você pode se manter atualizado sobre as taxas de juros, o dólar, a inflação, e tudo o mais que afeta o seu patrimônio. Essa também é uma boa receita para economizar e investir.

Dica 9 - Comece imediatamente a economizar!

Por fim, não espere mais para começar a economizar e abra sua conta 100% gratuita no Sofisa Direto.

Não adie mais o seu planejamento financeiro, afinal existem muitos investimentos que exigem aportes baixos. Com todas essas dicas, certamente você conseguirá se organizar e para começar a investir!

Gostou de nossas dicas? Acesse os conteúdos do Sofisa Direto e saiba mais sobre investimentos e educação financeira! 

 

Nova call to action

COMENTÁRIOS