Como você costuma gastar o seu dinheiro? Você é daqueles que prioriza as contas, não resiste às compras ou prefere economizar para o futuro? Não importa seu perfil, uma coisa é certa: a atual crise deixou todos alertas e só reforçou a importância de investir bem.

Infelizmente, nem todos são orientados corretamente sobre o assunto. A história geralmente é a mesma: quando há necessidade de economizar, as pessoas montam suas reservas e as deixam paradas na poupança.

Por mais que poupar seja importante, tanto para planos futuros quanto para reservas de emergência, deixar seu dinheiro na poupança pode trazer desvantagens.

Imagine que você tem um valor parado na poupança pois sabe que poderá sempre contar com ele. Na hora de fazer as compras do fim de ano, porém, você percebe que a televisão tão sonhada está muito mais cara por causa da inflação e seu dinheiro guardado não é mais suficiente para compra, ou seja, não rendeu o bastante e agora vale menos que antes.

Ninguém quer passar por esse tipo de situação, não é mesmo? De fato, a poupança é segura. O que muitos não se dão conta é que ela pode comprometer o poder de compra! 

Com opções como o CDB, você garante rendimentos ligeiramente mais vantajosos, e alguns deles possuem o grande benefício da liquidez diária. Isso significa que, todos os dias, o seu dinheiro vai render e poderá ser movimentado para qualquer finalidade, seja para uma compra, pagamento, emergência, entre outras.

A solução é ideal para garantir mais segurança em suas reservas, já que o seu dinheiro não é desvalorizado quando você mais precisar dele.

A seguir, fique por dentro dos principais cuidados que precisam ser observados por quem quer começar a investir e obter os melhores rendimentos em suas finanças!

4 dicas importantes para você começar a investir

Por mais que não exista uma fórmula pronta para começar a investir, qualquer aplicação depende de alguns cuidados básicos para que seja segura e realmente atenda às expectativas dos investidores.

Para que você tenha clareza e mais tranquilidade ao desfrutar de alternativas à poupança, o Sofisa Direto preparou algumas dicas básicas e indispensáveis para quem está iniciando na área. 

Faça o teste e descubra se você sabe tudo sobre investimentos!

Confira!

1 - Tenha metas definidas

Não adianta começar a investir sem saber claramente quais são os seus objetivos com a aplicação.

Muitas podem ser as suas metas, desde trocar de carro, até fazer uma viagem, pagar os estudos de seus filhos ou garantir uma aposentadoria tranquila. Cada situação depende de investimentos e prazos de realização diferentes para que seja alcançada.

Sendo assim, procure compreender o que você deseja realizar em curto, médio e longo prazo, determinando quais são os investimentos que mais fazem sentido para cada situação.

Para facilitar suas escolhas, o app do Sofisa Direto permite que você crie diferentes objetivos para o seu dinheiro! Cada objetivo pode receber investimentos diferentes e em várias datas diferentes.

Isso significa que você pode administrar objetivos diversos, como a compra de um carro e a reserva de emergência, por exemplo, tudo ao mesmo tempo, com mais facilidade e rentabilidade.

2 – Possua uma reserva de emergência

Por mais que os investimentos devam servir para atender aos seus objetivos futuros, eles também devem ser fonte de sua segurança financeira.

Isso significa que não basta ter aplicações rentáveis e uma boa carteira de investimentos se o dinheiro não estiver disponível quando você mais precisar dele.

Todos estamos sujeitos a imprevistos, por mais cuidadosos que sejamos em nosso dia a dia. Sendo assim, é importante ter uma reserva de emergência para enfrentar qualquer adversidade, seja ela pessoal ou mesmo do mercado.

Sabendo disso, o PoupaMax foi criado. Um dos seus grandes diferenciais é possuir liquidez diária, ou seja, rende todo dia e pode ser sacado sempre que você precisar!

3 - Faça investimentos que garantam segurança

Pode até parecer óbvio, mas um erro comum entre quem quer começar a investir é não observar o padrão de segurança fornecido pelas aplicações.

Com diversas instituições e profissionais oferecendo infinitas opções de investimentos a todo o momento, é normal que as pessoas tenham desconfianças sobre o assunto.

Dessa maneira, também é comum que muitos ainda prefiram a poupança, justamente por ela contar com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito.

O que grande parte dos indivíduos não se dão conta, porém, é que existem opções de investimentos extremamente mais rentáveis e que contam com a mesma proteção do FGC, como é o caso das categorias LCI, LCA e CDB.

4 - Entenda seu perfil de investidor

Cada pessoa possui o seu próprio perfil de investidor, e conhecê-lo é fundamental para determinar quais são as aplicações que mais se adequam às suas características, objetivos e  momento de vida. 

Para analisar seu perfil, você pode abrir sua conta corrente gratuita no Banco Sofisa. Além disso, você contará com um Robô de Investimentos exclusivo para clientes, que conta com inteligência artificial para lhe auxiliar a encontrar os melhores meios de valorizar o seu dinheiro.

Dessa forma, você não só descobre o seu perfil de investidor, como também encontra aplicações conforme suas metas, aprimora seus retornos financeiros e simula mais de 7000 possibilidades de investimentos na palma de suas mãos.

Quer ficar por dentro de mais informações para começar a investir e ainda aproveitar as possibilidades imperdíveis de soluções do Sofisa Direto? Então clique aqui e abra sua conta gratuita agora mesmo.

Nova call to action

 

Comentários

Assine nossa newsletter