Se você quer começar a investir, com certeza está pesquisando a fundo sobre como se tornar um investidor e buscando o melhor tipo de investimento para você. Atualmente, o mercado financeiro oferece um leque de opções que podem se adequar às suas necessidades e às suas características.

Mas quando se fala sobre os perfis de investidor, você sabe quais são eles? Você conhece o seu próprio perfil? Se você está no início da sua jornada de aplicações e ainda não conhece muito sobre o assunto, saiba que você está no lugar certo! Vamos te ajudar na sua trajetória!

De forma fácil e simplificada, vamos te explicar a importância de conhecer o seu perfil de investidor, quais são os perfis do Sofisa Direto e as suas principais diferenças. Vamos lá?

Qual a importância de definir o meu perfil? 

Seja em qual área for, o segredo para se dar bem é ter um bom planejamento. E, na hora de investir, isso não é diferente. Se houvesse um manual de como ser um investidor, o primeiro passo seria descobrir o seu perfil.  

É essencial que você conheça os perfis de investidores e entenda qual é o seu, para definir os seus objetivos e o que você fará a seguir.

Para definir o seu perfil, são levadas em consideração suas características e objetivos, sejam a curto, médio ou longo prazo, seu conhecimento sobre o mercado financeiro, possíveis reações que você possa ter a cenários distintos do mercado, e claro, os riscos que você está disposto a correr ou até mesmo a não correr. 

É necessário pensar em todos esses detalhes para saber qual investimento se adequa melhor ao que você almeja.

Já imaginou se você tem um sonho a curto prazo, mas devido à falta de delimitação do seu perfil e metas, você investe em algo a longo prazo? Ou se, por exemplo, você quer um retorno financeiro maior e está disposto a correr alguns riscos, mas investe em algo mais conservador e, por fim, seu retorno é menor? 

Essas são situações reais que podem acontecer quando você não define onde quer chegar com o seu investimento. É importante que você saiba que conhecer o seu perfil de investidor é uma jornada de autoconhecimento e o momento de traçar as suas metas, tirá-las da gaveta e torná-las realidade.

Em resumo, quando você passa a se conhecer e definir o seu perfil, é mais fácil reconhecer quais são os investimentos ideais para você.

Perfil de Investidor

Nessa altura do campeonato, você deve estar muito curioso para descobrir quais são os perfis do Sofisa Direto. Mas, calma, já vamos chegar nesse assunto. Primeiro, é importante que você saiba que, de acordo com a instituição, a quantidade de perfis pode variar. Geralmente são três ou quatro. Nós do Sofisa Direto trabalhamos com quatro tipos de perfis com características bem definidas. 

Sabendo disso, é hora de conhecer detalhadamente os perfis de investidor e as suas principais diferenças. A seguir, listamos todos eles:

Perfil Conservador

Se você não gosta de correr muitos riscos, esse é o perfil ideal para você. Entre as principais características desse perfil, está a segurança acima de qualquer outra coisa. 

Seu maior objetivo na hora de investir é não correr riscos, mesmo que isso signifique ter um retorno menor? Saiba que provavelmente você faz parte desse perfil conservador, que prefere opções de investimento mais tradicionais.

Ao contrário de outros, que têm como prioridade um maior retorno financeiro, o perfil conservador opta por retornos mais previsíveis e uma certa garantia financeira. Geralmente escolhem investimentos com maior liquidez, ativos de renda fixa.

Em resumo, sua rentabilidade é menor em comparação aos outros perfis, mas o seu risco também.

Veja também:

Nova call to action

Perfil Moderado

Diferente do perfil anterior, você está disposto a correr um certo risco para alcançar um rendimento maior, esse é o seu perfil. Como o próprio nome diz, esse perfil não é tão conservador e diferentemente de todos os outros tipos, costuma correr um risco moderado para alcançar a maior rentabilidade possível no médio e longo prazo. 

Podemos definir esse como um nível intermediário quando se trata de arriscar-se no mercado financeiro, por isso muitos se identificam com esse perfil. Ele preza pela segurança, mas abre mão aos poucos de acordo com a situação, pois o seu foco é a rentabilidade do investimento.

Geralmente esse tipo de investidor financeiro costuma acompanhar com atenção o mercado para aproveitar as melhores oportunidades sem correr grandes riscos. Suas preferências são: a renda fixa ou a renda variável; investindo por exemplo em CDBs.

Perfil Arrojado

Vamos falar de riscos maiores? Esse perfil está disposto a se arriscar mais no mercado financeiro para obter um grande retorno a longo prazo. Por isso que citamos logo no início do texto a importância de saber seus objetivos e definir uma data para eles. 

No perfil arrojado, não cabe projetos curtos, pois sua principal meta é ter um retorno  financeiro superior a longo prazo. E essa é justamente sua grande diferença para os demais, o tempo que ele demanda para investir. 

É importante destacar também que esse perfil está disposto a correr um risco muito mais alto do que o perfil anterior, mas ele está totalmente ciente de todas as possibilidades e corre riscos meticulosamente calculados.

Esse também é um perfil que costuma conhecer mais sobre o mercado financeiro e não se abala facilmente com os desafios, pois sua visão estratégica faz com que ele analise toda situação. Geralmente quem tem esse tipo de perfil, investe em renda variável, em especial, ações. Mas também busca opções de investimento mais seguras, como de renda fixa.

Perfil Agressivo

Por último há o perfil agressivo, que, como o próprio nome diz, é o mais energético na hora de investir. O seu principal foco é ver o dinheiro aumentar e para isso ele está disposto a correr todos os riscos necessários.

Bem distinto dos anteriores que se arriscam, mas sempre tem uma certa cautela, esse perfil está disposto a enfrentar todos os desafios do mercado financeiro. Se você não tem receio em assumir riscos em busca de um rendimento ainda maior, esse é provavelmente o seu perfil de investidor. 

Sua principal diferença do perfil arrojado é justamente a sua agressividade para correr riscos. Não importa que ele tenha que se arriscar, o foco é o retorno.

Em resumo, podemos dizer que esse é o perfil mais tolerante a riscos e não mede esforços para alcançar a maior rentabilidade possível. Ele conhece as mudanças do mercado financeiro e tem baixa necessidade de liquidez em curto ou médio prazo. Seus principais investimentos são: ações, fundos imobiliários, ações e multimercados.

Ainda está na dúvida? O Sofisa Direto te ajuda!

Conhecendo todos os perfis, imagino que você já tenha se identificado com algum. Mas caso você ainda esteja na dúvida sobre qual é o seu perfil de investidor, não se preocupe que nós te ajudamos! 

Com o aplicativo Sofisa Direto você tem acesso ao nosso robô de investimentos que ajuda você a descobrir qual perfil se encaixa melhor com as suas características e objetivos. 

E o melhor: após definir o seu perfil, você ainda pode criar carteiras de investimentos em diversos fundos utilizando o nosso app. É fácil e está a um clique de você.

Agora que você chegou até aqui, tenho certeza de que está se dedicando ao máximo e não vê a hora de começar a investir. Se você está pesquisando como começar a estudar o mercado financeiro e quer saber mais sobre o mundo dos investimentos, precisa conferir outros conteúdos do nosso blog.

Falando em investimento, aproveito para deixar uma grande dica para você que quer investir, mas anda sempre com o saldo no vermelho. Confira agora o nosso último post sobre domínio de despesas: Entenda como controlar gastos desnecessários e investir mais.

Entenda como controlar gastos  desnecessários e investir mais

COMENTÁRIOS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER