logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Você já viu aqui no blog Sofisa Direto que a poupança pode não ser mais considerada uma opção de investimento, visto que seus rendimentos ficam bem abaixo de outras opções. Mas, infelizmente, muitas pessoas deixam de ter rendimentos melhores por medo de perder os valores que já possuem aplicados na poupança, mesmo que existam soluções tão seguras quanto e com maiores rendimentos.

Nesse artigo, vamos falar de algumas opções seguras para quem quer ver o dinheiro render de verdade com a mesma segurança da poupança. Assim, seu dinheiro rende mais para você!
Prepare-se e boa leitura.

Rendimentos da poupança em 2020

Quem esperava ter bons resultados com a poupança no ano passado se decepcionou. É claro que houve uma parcela de “culpa” da pandemia na economia, mas, de qualquer forma, os investimentos na poupança já não rendiam tão bem. Em 2020, o rendimento ficou em 2,11% ao longo do ano, bem abaixo da estimativa da inflação, que era de 4,23%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Com isso, quem decidiu por deixar seu dinheiro parado na poupança viu seus rendimentos ficarem bem abaixo do esperado.

Somando-se ao baixo rendimento a necessidade de esperar o “aniversário” da poupança para sacar o dinheiro sem perder os rendimentos, quem alocou seu dinheiro na poupança perdeu diversas chances de lucrar mais.

migrar-da-poupanca

Como começar a investir com segurança seu dinheiro?

Hoje em dia, com tanta informação disponível, fica mais fácil ver que existem sim opções tão seguras e mais rentáveis que a poupança. Bons exemplos são os investimentos de renda fixa.

Quais são bons investimentos de renda fixa para começar a investir?

Como falamos anteriormente, os investimentos de renda fixa podem ser mais rentáveis que a poupança e têm a mesma garantia de segurança oferecida pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). A seguir você conhece algumas opções para quem quer começar a investir nesses fundos de renda fixa:

CDBs

Com o Certificado de Depósito Bancário (CDB), você aplica seu dinheiro em um investimento tão seguro quanto a poupança, mais rentável e com mais flexibilidade e modalidades.

Os CDBs são títulos de renda fixa emitidos pelos bancos que funcionam basicamente como emprestar dinheiro à instituição financeira e, no resgate, recebê-lo com os juros e correções de acordo com sua liquidez, que pode ser diária ou ter outros prazos.

Existem algumas variações de CDB: os prefixados, em que a taxa de juros é definida no momento da aplicação; os pós-fixados, em que o investidor recebe um percentual da variação de algum índice (como o CDI ou IPCA) no período da aplicação; e o CDB IPCA, que é vinculado ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) com acréscimo de juros prefixados.

Dentro dessas classes, o Sofisa Direto oferece o CDB pós-fixado em 115% do CDI com Liquidez Diária. É uma ótima alternativa para quem busca criar uma reserva de emergência.

Vale lembrar que, no caso dos CDBs, há incidência de tributação sobre os investimentos, sendo os tributos o IOF e o Imposto de Renda, porém, ainda assim, tendem a superar a poupança.

contrato-investimento

LCI e LCA

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito Agronegócio (LCA) são boas opções para quem quer rentabilidade e segurança.

Ambos investimentos contam com garantia de R$ 250 mil pelo FGC e são isentos de Imposto de Renda.

A maior vantagem desses investimentos é a possibilidade de retornos maiores se comparados com CDBs de igual taxa, mas com o benefício da não incidência do IR.

Agora que você já conhece alguns investimentos de renda fixa que são tão seguros quanto a poupança e rendem mais, que tal começar a aplicar seu dinheiro e vê-lo render de verdade?

Abra sua conta no Sofisa Direto, descubra seu perfil de investidor e receba várias opções de investimentos criadas por nosso Robô de Investimentos e pensadas para o seu perfil!

Nova call to action

COMENTÁRIOS