A hora de aposentar chega para todos, mais cedo ou mais tarde. Porém, muitos se perguntam como aproveitar a vida mesmo depois da aposentadoria.

Portanto, vamos mostrar neste post como aproveitar as oportunidades da vida mesmo enquanto aposentado. Ficou interessado? Então, continue lendo este post para saber mais.

Com qual idade começa a aposentadoria?

De acordo com o portal do Governo Nacional, a idade mínima para aposentadoria é de 65 anos para os homens e 60 anos para as mulheres. Além disso, é necessário que a pessoa tenha contribuído durante 15 anos para atender aos requisitos.

A contribuição previdenciária é o desconto mensal deduzido do salário do trabalhador para custear o regime previdenciário ao qual estão ligados.

Contudo, é importante ficar de olho em possíveis mudanças nas idades mínimas, pois, conforme a política brasileira muda, novas idades são atribuídas.

Como aproveitar a vida após se aposentar

Agora que você já sabe a idade mínima para se aposentar, chegou a tão esperada hora de aprender como viver a vida. Gostou? Então, confira algumas dicas que separamos para você ir se planejando.

Aproveite para relaxar e descansar

Você, provavelmente, está pensando: “mas relaxar e descansar não tem a ver com aproveitar a vida”.

Entenda: para alguém que trabalhou durante muitos anos, momentos de relaxamento e descanso podem ser vistos como proveitosos.

Contudo, é importante que esse momento seja feito da forma que achar melhor, como assistir a um filme, ouvir músicas, colocar a leitura em dia.

E para evitar preocupações em relação a finanças na hora de gastar dinheiro para relaxar e descansar, o ideal é que hoje, neste momento, já inicie seus investimentos em uma previdência privada, pois, com ela, você garantirá uma boa renda a longo prazo.

Outras opções de investimentos que podem ser úteis a longo prazo são: CDBs (Certificado de Depósito Bancário), LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) e LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio).

Mantenha o cérebro ativo

Muitos idosos amam assistir a jornais, e isso é bom, sabia? Acompanhar as notícias, seja na TV, seja em jornais impressos, seja, até mesmo, nos celulares, faz bem para o cérebro. Além disso, aprender um novo idioma é uma ótima opção também.

Então, se você tem vontade de aprender um novo idioma e ainda não conseguiu realizar esse sonho, comece investindo na previdência privada, guardando dinheiro e pesquisando os melhores cursos de idiomas para fazer quando se aposentar!

Se você gosta de praticar a caridade, trabalhos voluntários também são bem-vindos. Dedique um tempo para cuidar dos animais abandonados, visitar projetos da sua cidade, como lar para crianças desabrigadas ou órfãs ou, até mesmo, de artesanatos e esportes para a terceira idade.

Mas caso não se identifique com alguma dessas opções ou não consiga realizá-la em determinado período, viver momentos simples e especiais, como um café da tarde ou uma visita repentina aos parentes e amigos também é ótimo para manter o cérebro ativo.

Veja também:

Nova call to action

Faça aquilo que não podia fazer enquanto trabalhava

Se, enquanto você trabalhava, reclamava que não podia fazer determinada atividade por falta de tempo ou porque chegava em casa esgotado do trabalho, a aposentadoria é o momento ideal para realizar essas atividades.

Caminhar no fim do dia ou durante a manhã, passar horas no shopping, aprender a cozinhar, cuidar dos cães e, até mesmo, empreender são algumas das atividades que você poderá realizar sem se preocupar com horários após a aposentadoria.

Mesmo estando aposentado, abrir um negócio ainda é viável. Saiba que, de acordo com uma matéria publicada na revista Exame, o empreendedor da terceira idade é o que mais gera empregos no país.

Então, ao empreender, além de ter uma renda extra e fazer aquilo que gosta, você ainda ajuda outras pessoas com novas oportunidades de emprego.

Aprenda novos hobbies

Aprender novos hobbies é perfeito para a aposentadoria, principalmente para quem não gosta de sair muito de casa. 

Talvez fazer um curso de culinária, pintura, artesanato, um novo idioma ou, até mesmo, realizar exercícios físicos em casa ou ao ar livre são excelentes hobbies.

A dica é escolher opções em que possa interagir com outras pessoas, mas caso não queira, também existem aquelas que não exigem interação, como as opções online ou aulas particulares.

No entanto, a frase que define o hobby ideal é apenas “divirta-se”. Aprender um novo hobby apenas por aprender pode ser chato e cansativo, então, nada melhor do que escolher um que seja divertido para você. Ir ao cinema também é considerado um hobby.

Com diversos lançamentos semanais, visitar o cinema uma vez por semana ou uma vez a cada duas semanas manterá você atualizado sobre os principais lançamentos.

Realize seus sonhos

Sabe os sonhos que estão engavetados? A aposentadoria é a hora perfeita para realizá-los. Seja conhecer o mundo, seja fazer um mochilão, seja, simplesmente, ter a casa própria.

Por falar em casa própria, investir em fundos imobiliários pode ser uma boa opção, já que você investe no mercado imobiliário e o dinheiro, posteriormente, pode ser utilizado para aquisição de imóveis ou para a construção da casa própria. 

Viajar e conhecer o mundo é o sonho de muita gente, contudo, nem sempre é possível, pois há a preocupação de voltar em determinado dia, o que faz com que muitos desistam dessa viagem. Além disso, há, ainda, a preocupação em relação aos preços das viagens, que costumam ser altos.

Mas há exceções, como um casal, mostrado na revista EXAME, que tiraram férias no período sabático e viajaram pelo mundo.

Porém, muitos deixam de realizar essa viagem por precisarem voltar em determinada data  ou mesmo pela dificuldade financeira, por não terem se preparado financeiramente ao longo da vida. Logo, a aposentadoria é o melhor período para viajar mundo afora.

Contudo, todas essas dicas só são possíveis se você planejar a aposentadoria com antecedência, para não só evitar a falta de dinheiro como também que caia na ociosidade. Aqui, no Sofisa Direto, temos o CDB atrelado ao IPCA, que garante um bom retorno financeiro a longo prazo.

Assim sendo, vimos, neste post, algumas dicas de como aproveitar a vida mesmo depois da aposentadoria. Algumas delas incluem manter corpo e mente ativos, aprender um novo hobby e viajar mundo afora. Vimos, também, algumas dicas de investimentos que podem te ajudar. Se quiser saber mais, o Sofisa Direto é um banco de investimentos que ajuda você na escolha do investimento ideal e no planejamento financeiro.

Então, para planejar a vida após a aposentadoria, que tal aprender a controlar gastos desnecessários e investir mais? Clique no link e descubra agora!

Entenda como controlar gastos  desnecessários e investir mais

Comentários

Assine nossa newsletter