logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Quem não gostaria de viajar, conhecer o mundo e outras culturas?

Imagine-se aprendendo idiomas, experimentando gastronomias de diversos países e vivendo dentro de novos costumes. Tudo isso é uma grande e enriquecedora aventura! 

Mas se você tem o sonho de conhecer o mundo e não sabe nem por onde começar a se planejar financeiramente, hoje vamos te mostrar que é possível viajar sem gastos exagerados. Abra seu bloco de notas e anote essas seis dicas a seguir.

1. Viaje em baixa temporada

Fuja da alta temporada! Essa é a primeira dica importantíssima para quem quer fazer viagens baratas. 

A alta temporada é o período em que a procura pelo destino é maior em comparação ao resto do ano. Consequentemente, há um aumento elevado de preço, desde hospedagem até comida. Já na baixa temporada é justamente ao contrário, a procura é menor e por isso os preços são mais acessíveis. Fique atento e pesquise antes, pois esse período varia de local para local. 

Viajando na época de baixa temporada, as vantagens são inúmeras! Você economiza na hospedagem, transporte e até nos passeios. Afinal, toda a cadeia de turismo é afetada e o comércio da cidade também. Os preços se tornam mais acessíveis para atrair uma quantidade maior de turistas e é a melhor época para quem quer fazer aquela viagem dos sonhos economizando. 

2. Escolha destinos em que o real vale mais

Se você está pesquisando como fazer viagens internacionais baratas, saiba que um dos pontos principais que pode afetar o seu orçamento é a moeda local do país. A dica principal é: corra para longe de destinos onde as moedas são o dólar e o euro. Afinal, se você quer economizar, no momento esses não são os locais ideais. Ao colocar na ponta do lápis e converter, atualmente (2021) 1 real equivale a 0,18 dólar americano e a 0,16 euro.

Pensando no custo-benefício, os países em que o real ainda é mais valorizado que a moeda local, são uma grande vantagem para os brasileiros. Muitas vezes você gasta com hospedagem e comida o mesmo que gastaria em uma viagem aqui, e consegue usar o seu dinheiro de forma econômica. 

No entanto, é importante levar em consideração alguns fatores, como por exemplo, o custo de vida nesse destino. Afinal, mesmo a nossa moeda valendo mais, alguns produtos são ainda mais caros que aqui no Brasil. Mas não se preocupe, para facilitar a sua escolha, fizemos uma lista de países em que o real vale mais e são ótimos para quem deseja viajar com um ótimo custo-benefício. 

México

Um destino que atrai milhares de brasileiros todos os anos. O México é a certeza de uma viagem inesquecível e tem atrações para todos os gostos e estilos. Você pode aproveitar as paradisíacas praias ou explorar as pirâmides de Teotihuacan.

Atualmente, 1 real equivale a 3,77 peso mexicano. Por isso, é possível aproveitar as belezas do país, conhecer um pouco mais da sua história e ainda gastar pouco. 

Argentina

Apesar da sua rivalidade nos esportes com o nosso país, a Argentina não poderia ficar de fora dessa lista de viagens baratas. Além de ser um ótimo destino para os turistas empolgados, você pode economizar muito. 

É possível comer bem, se hospedar no centro e aproveitar a famosa cidade de Buenos Aires gastando pouco! Visto que, em se tratando de dinheiro, a moeda argentina é muito desvalorizada em comparação ao real. Hoje em dia, 1 real vale 18,00 pesos argentino.

Tailândia

Falando em paisagens paradisíacas, a Tailândia não podia ficar de fora dessa lista. Localizado no continente Europeu,  o país atrai milhares de turistas graças a suas belas praias e a uma cultura riquíssima.

Quando o assunto é gastronomia, a culinária é um show à parte com pratos mais apimentados e exóticos, com certeza uma nova experiência para o seu paladar. Além disso, a Tailândia tem atividades para todos os gostos, desde ruínas para serem exploradas, até ilhas com um mar cristalino que encantam a todos, e o melhor, tudo isso gastando pouco.

Bolívia

Se você é daqueles que sonha em conhecer a neve e aproveitar o tempo frio, mas acredita que para isso precisa gastar rios de dinheiro, quero te informar que isso não é verdade. A Bolívia é a prova de que você pode conhecer as montanhas nevadas do país mesmo com aquele orçamento mais curto. A moeda local é o boliviano e o real ainda vale mais, a diferença não é tão grande se comparado com outros países, mas é um destino que vale muito a pena.

Veja também:

Como alcançar seus sonhos investindo em fundos de investimento de acordo com o seu perfil de investidor

3. Pesquise hospedagens alternativas

O segredo de como viajar com pouco dinheiro está nas pesquisas e na busca por opções mais econômicas. A hospedagem muitas vezes é responsável por uma grande parcela dos gastos da viagem. 

Mas isso não precisa ser um problema! Você pode pesquisar hotéis e casas mais baratas, e gastar o seu dinheiro de forma mais econômica. Ou até mesmo se aventurar em hospedagens alternativas que tem um ótimo custo benefício e, em alguns casos, podem ser gratuitas. Isso mesmo que você leu, você pode se hospedar gratuitamente. 

Você já ouviu falar de Couchsurfing? É uma plataforma onde moradores do mundo inteiro abrem suas portas para receber viajantes, uma ótima opção para os mochileiros que querem economizar na viagem. Basta se cadastrar e você terá acesso a diversos perfis de casas. 

O objetivo da ferramenta é criar conexões e facilitar a vida de quem quer viajar gastando pouco. A acomodação é gratuita e o tempo de hospedagem varia de acordo com o dono do local. Outra opção é o Worldpackers, uma plataforma onde você trabalha em troca de moradia. Você auxilia o anfitrião e em troca se hospeda gratuitamente. 

4. Fique atento na hora de comprar sua passagem!

Passagem de avião não é barata, mas com pesquisa e tempo você consegue comprá-la por um melhor preço. O ideal é que a data da sua viagem seja flexível, assim você terá mais opções. Fuja também de feriados e ocasiões comemorativas! 

Fique atento às promoções relâmpago que costumam acontecer, se engana quem pensa que são raras essas oportunidades, os descontos acontecem com frequência, mas esgotam rapidamente. E uma dica de ouro é: antes de finalizar qualquer compra, não se esqueça de comparar.

As passagens aéreas mudam muito de preço e talvez você encontre uma opção ainda melhor para o seu bolso! E caso você faça parte de algum programa de fidelidade e tenha milhas acumuladas, essa é a hora de utilizá-las e economizar na passagem de avião.

5. Faça passeios por conta própria e opte por meios de transportes econômicos

Se o seu perfil viajante é o de turista explorador, essa dica é especialmente para você. Saia pela cidade e faça passeios por conta própria. Pesquise, use o Google Maps e se aventure pelas ruas da cidade, há diversas atrações gratuitas no mundo todo. 

Você pode explorar ainda mais passeando de bicicleta ou se locomovendo pela cidade de metrô ou ônibus. Essa dica é o famoso unir o útil ao agradável. Além de economizar não pagando um guia de turismo e gastando pouco dinheiro com o transporte, você pode conhecer o local e vivenciar ainda mais a cultura. Converse com moradores locais e aproveite as grandes experiências.

Caso no seu roteiro haja algum passeio imperdível, no qual seja necessário um guia ou gastar aquele dinheiro a mais, pesquise opções e preços. Na maioria dos países há brasileiros que montam suas próprias agências de turismo e o preço pode ser mais agradável para o seu bolso.

6. Economize nas refeições e nas compras!

Ao chegar em um país novo, os olhos brilham diante de uma cultura totalmente diferente e a vontade é conhecer tudo. No entanto, fique atento aos gastos para não ultrapassar seu orçamento. Faça um roteiro com locais, restaurantes e também uma lista do que você quer comprar, com aquelas lembrancinhas que realmente são necessárias. Estipule um limite, assim você não terá gastos exagerados. 

Outra dica para economizar é: ao invés de almoçar em um restaurante todos os dias, você pode cozinhar. Aproveite seus dotes culinários e tente se arriscar com ingredientes de outro país. Além de uma ótima experiência, é uma oportunidade de economizar o seu dinheiro.

Tire os sonhos do papel!

Se você gostou das dicas e já está pensando em viajar pelo mundo, é hora de dar o primeiro passo para concretizar o seu sonho e começar a se planejar. Uma ótima alternativa é buscar um banco de investimento e aplicar o seu dinheiro em uma opção que se encaixe dentro das suas necessidades, como por exemplo o investimento de Renda Fixa, que é fácil para começar e você tem segurança, rentabilidade e estabilidade. Investir é uma oportunidade de tirar seus sonhos do papel e realizá-los.

Seguindo todos esses passos, você pode fazer viagens internacionais  e gastar pouco dinheiro. Não há nada melhor do que viajar e ainda economizar, não é? 

E se você ficou curioso sobre a moeda e sua desvalorização, não deixe de conferir o último post do nosso blog sobre: Produtos caros nas suas compras, entenda esse fenômeno. Tire suas dúvidas e aprenda mais sobre esse assunto que pode interferir na sua vida financeira.

Aumento nos preços dos produtos:  entenda esse fenômeno

COMENTÁRIOS