logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Se você está começando a investir agora, é normal buscar por diversas fontes que possam te ensinar mais sobre este tema, e não só sobre investimentos, mas também sobre finanças de modo geral, visto que investimentos são parte do universo financeiro, e é claro que alguns livros sobre investimentos podem e devem ser parte dessa sua nova trajetória.

É normal buscar informações que te ensinem como aprender sobre investimentos para que você sinta mais segurança ao começar a sua carteira. O lado bom de ter curiosidade e de querer aprender mais sobre um determinado assunto na era do digital, é que a internet pode te ajudar muito com isso, seja na busca por textos de blogs, canais no YouTube, séries, filmes que falam sobre aquele determinado tema e como já falamos, dicas de livros também!

Ler é uma das formas mais conhecidas para adquirirmos novos conhecimentos e é por meio da leitura que nós conseguimos desenvolver nossa visão crítica sobre diversos assuntos e imergir em novas realidades, em novos mundos e aprender mais sobre temas até então desconhecidos.

Ler é um entretenimento que educa e desenvolve (em todas as idades), além disso tudo, ajuda a melhorar a sua concentração, consequentemente, exercitando a sua memória e o seu cérebro, seu vocabulário e a sua escrita!

Bom, agora que você já foi devidamente persuadido sobre a importância da leitura, que tal irmos para o que você quer saber? Quais são os melhores livros sobre investimentos? Quais são os melhores livros sobre investimentos para iniciantes

Olha, se a gente fosse indicar todos os livros de investimentos e sobre finanças que você deveria ler, poderíamos fazer um artigo gigantesco. As opções são diversas, então escolhemos trazer 5 opções bem legais para este momento. Vamos lá?

5 livros para começar a sua jornada na vida financeira 

"Casais inteligentes enriquecem juntos" - Gustavo Cerbasi 

Na série de livros para investimentos, esse aqui precisa estar na sua lista! Ele já é um best-seller e serviu de inspiração para a criação do filme brasileiro "Até que a sorte nos separe". 

Não é segredo que a saúde financeira é um tema bem recorrente entre diversos casais, chegando, inclusive, a ser motivo de diversas brigas e até separação. O fato é que quando falamos nas finanças de um casal, nem tudo se resume a quem gasta mais e a quem gasta menos, são diversos os fatores que corroboram para ter uma vida financeira que, de fato, enriqueça esse casal de forma conjunta. 

Para o autor do livro, Gustavo Cerbasi, a raiz do problema é, teoricamente, muito simples: os casais não conversam sobre dinheiro e isso se torna um tabu dentro de casa, aquele assunto que ninguém quer falar, sabe? E quando você viu, o assunto já tomou grandes proporções (nem sempre positivas). 

“Casais inteligentes enriquecem juntos” aborda as diferentes estratégias que os casais podem adquirir para trabalharem juntos e administrarem a casa e a família de forma inteligente e construtiva, ele faz isso por meio do texto expositivo e traz também testes para avaliar a capacidade do casal em construir riquezas juntos. 

Como estamos falando de um best-seller, você pode encontrá-lo facilmente na Amazon, Saraiva e outras livrarias on-line. 

“Me poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso” - Nathalia Arcuri

Se você quer aprender sobre finanças e investimentos com um conteúdo leve e uma pitada de humor, você precisa conhecer a criadora do canal Me poupe! 

No livro “Me poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso”, Nathalia Arcuri, conta sobre sua trajetória para conquistar a independência financeira e ser milionária aos 32 anos. 

O livro é uma mistura de tudo o que Nathalia viveu até então, com um guia prático em 10 passos para te ajudar a ter mais consciência financeira. 

Para Nathalia, poupar não é só sobre guardar dinheiro, mas é sobre realizar sonhos e fazer o dinheiro trabalhar a seu favor. 

Você irá encontrar este livro em livrarias físicas e on-line.

Leia também:

“Sonho Grande” - Cristiane Correa

Em determinado momento, finanças e investimentos também tem a ver com gestão e, por isso, o livro “Sonho Grande” deve estar na sua lista de leituras. 

Este livro conta mais de perto a trajetória de três empresários extremamente importantes para o capitalismo: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. 

O livro conta como, no decorrer de um pouco mais de 40 anos, esses empresários construíram um império capitalista com projeções jamais vistas no cenário mundial. Se você ainda não sabe de quem estamos falando, eles adquiriram, de forma extremamente discreta, nada mais nada menos do que três marcas norte-americanas conhecidas globalmente como Budweiser, Burger King e Heinz.

O que isso tem a ver com finanças? A gestão das empresas adquiridas e fundadas por eles é baseada em meritocracia, simplicidade e redução de custos. 

É um livro impactante e que vai te ajudar a ver o mundo das finanças e da gestão com um olhar diferenciado. 

Você também encontra esse livro nos principais sites de livros on-line! 

“Do mil ao milhão: sem cortar o cafezinho” - Thiago Nigro

Mais conhecido como O Primo Rico, Thiago Nigro é uma das vozes mais escutadas na era digital quando falamos em finanças e investimentos. 

Sua trajetória começou aos 18 anos quando perdeu R$ 5.000,00 na bolsa de valores. De lá para cá,  ele se especializou em finanças e investimentos para nunca mais ter que viver em meio às dívidas que seus pais viveram mesmo após ganhar muito dinheiro. 

Thiago entendeu que a ausência da educação financeira pode levar uma pessoa a perder muito, mesmo que muito dinheiro entre na conta. Nesse livro, ele ensina três pilares para te ajudar a alcançar a independência financeira: gastar bem, investir melhor e ganhar mais. 

O lema usado por Nigro na vida é: "a sorte pode até bater na sua porta, mas ela nunca vai girar a maçaneta".

Se você concorda com ele, já sabe: coloque esse livro na sua lista!

“O homem mais rico da Babilônia” - George S. Clason

Nossa última dica de hoje é um livro que já está na sua 4º edição e tem mais de dois milhões de cópias vendidas ao redor do mundo. 

Ele é um clássico quando falamos em multiplicar riquezas e ajudar a solucionar problemas financeiros. Como sugere o título, o livro é baseado no modelo de administração da antiga babilônia, cuja cidade foi a mais rica e próspera da época.

O autor traz soluções sábias e que, embora fossem utilizadas nos tempos antigos, se encaixam perfeitamente na atualidade quando falamos em falta de dinheiro, economia e de recursos em tempos de crise e ter habilidade e consciência ao gastar. 

Também é um livro fácil de ser encontrado nas livrarias on-line. 

Esperamos que você tenha gostado da seleção que fizemos para te ajudar a entender mais sobre o mercado financeiro! 

Se você já deseja começar a sua jornada e quer saber qual o valor mínimo para começar a investir, clique aqui  e aprenda com a gente como começar

Até a próxima!

Qual o valor mínimo para  começar a investir? Confira!

Comentários