Quem nunca passou dos limites e fez aquela dívida desnecessária? Com certeza, você deve ter se endividado em algum momento da sua vida. Com pequenos gastos inesperados na rotina corrida, sem nem notarmos, acabamos presos em um mar de dívidas. Se você, neste momento, está passando por essa situação e não sabe como sair do vermelho, buscar uma renda extra pode ser a sua grande salvação e uma forma de terminar o mês sem dívidas!

Quer acabar de vez com as parcelas do cartão e deixar o seu saldo bancário positivo? Descubra como usar a renda extra de forma eficaz para organizar as suas finanças.

Por que o brasileiro anda tão endividado?

Se você está cheio de contas para pagar e não faz a mínima ideia de como começar a quitá-las, saiba que você não está sozinho. 

Em dezembro do ano passado, o Brasil bateu um recorde de famílias endividadas, cerca de 76,3% estavam devendo até dezembro de 2021, segundo uma pesquisa feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O número nunca foi tão alto desde 2010, e esse é um grande alerta para que, hoje mesmo, você comece a organizar suas finanças, pensar em um plano B para pagar suas dívidas e sair dessa porcentagem.

As dívidas costumam ser consequências de uma má organização financeira. Mas cá entre nós, manter os gastos mensais com um salário mínimo ganho no Brasil é difícil. Segundo uma pesquisa feita pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), para atender às necessidades básicas de uma família composta por quatro pessoas, o salário mínimo deveria ser de aproximadamente R$ 5.969,17. No entanto, a realidade é bem diferente.

Combinando a falta de organização financeira, um salário apertado, o aumento dos produtos e os gastos exagerados sem necessidade, os brasileiros estão em uma bola de neve de dívidas e, mais uma vez, entra em cena a renda extra como a melhor opção para complementar seu salário e ajudar a pagar as suas despesas mensais.

As inúmeras vantagens da renda extra!

Antes de seguirmos discutindo sobre a renda extra, é importante que você compreenda que, hoje em dia, ela é essencial, principalmente quando o assunto é o seu futuro financeiro!

Ganhar um dinheiro extra pode ser uma grande oportunidade para quitar as parcelas atrasadas do cartão e viver confortavelmente, sem apertos no final do mês. Mas além de otimizar os seus ganhos, uma renda extra pode te ajudar a conquistar independência financeira, mais segurança e tranquilidade no futuro! É a chance de juntar um bom dinheiro e até realizar aquele sonho que estava engavetado.

Mas se você ainda não está convencido de como uma renda extra pode mudar a sua vida, saiba que os benefícios não acabam por aí, além de descobrir um hobby novo, com um dinheiro a mais, você pode fazer um planejamento financeiro e começar a investir. Não há nada melhor que ver seu dinheiro trabalhando por você!

Como ganhar uma renda extra?

Se você tem um trabalho fixo com um horário um pouco apertado, deve estar se perguntando como conseguir conciliar sua rotina com uma atividade extra. Mas saiba que é possível, sim! Hoje em dia, existem diversas formas de se conseguir aquele dinheiro extra no final do mês. Alguns, aliás, com horários alternados e que nem precisam da sua presença fisicamente, bastam um computador e internet de qualidade. 

Para lhe mostrar que as opções não são poucas, separamos 5 formas de usar suas habilidades e conseguir uma renda extra para somar ao seu salário.

1. Já pensou em vender comida?

Se você é bom na cozinha, é hora de colocar suas habilidades gastronômicas em prática! Comida é algo que vende muito bem, independentemente da época, afinal, ninguém para de comer, não é? No domingo à noite, é quase uma regra para a maioria das pessoas pedir aquele prato saboroso por delivery para encerrar o fim de semana.

Mas não fique preso só a aplicativos, você pode vender no seu condomínio e divulgar através do grupo de mensagens que vocês utilizam. Pense em produzir pães caseiros, salgadinhos, tortas ou empadas de frango. Seja o que for, se for bom, o retorno financeiro virá e será uma boa renda extra a longo prazo.

Veja também:

Nova call to action

2. Dê cursos online!

Já pensou em ganhar uma renda extra sem sair de casa? Caso você domine algum idioma, é expert em alguma matéria ou sabe tocar algum instrumento, esse é o momento de ganhar dinheiro com os seus dons! 

Dar aulas particulares ou cursos online é uma ótima opção para quem quer conciliar com a rotina corrida. Você pode deixar seu curso gravado ou agendar o horário das aulas, o que fará você ter mais controle sobre seu tempo e alinhá-lo tranquilamente com o trabalho.

3. Seja freelancer!

Se você está pensando o que fazer para ter uma renda extra, ser um freelancer pode ser a opção certa! Atualmente, existem diversos sites gratuitos em que você pode atuar e colocar suas habilidades em prática. Com o trabalho freelancer, você trabalha de forma autônoma para diversas empresas e faz o seu horário. 

O leque de opções para quem é freelancer é enorme! Você pode trabalhar como tradutor, redator, designer e muito mais! Seja qual for a sua habilidade, com certeza, terá uma categoria em que você irá se encaixar para prestar os seus serviços.

Outro ponto positivo é que você pode se inscrever para diversos trabalhos, de acordo com a sua disponibilidade. Se você está sobrecarregado, pode pegar apenas dois; se na semana seguinte tiver mais tempo livre, conseguirá pegar algumas atividades extras e ganhar um dinheiro a mais.

4. Preste serviços para aplicativos! 

Com certeza você já deve ter pedido algo em um dos muitos aplicativos de entrega ou, até mesmo, pegado um veículo nas plataformas de transporte. Os aplicativos estão presentes diariamente na nossa vida e são responsáveis por grande parte das nossas despesas.

Mas você já pensou em, ao invés de gastar, ganhar dinheiro com esses apps? Cadastrar-se nessas ferramentas pode ser uma forma de ganhar uma renda extra rapidamente. Além disso, esse é mais um exemplo em que você pode fazer o seu horário e conciliá-lo com outras atividades sem maiores problemas. 

5. Abra um brechó virtual

Você tem muitos itens que estão empoeirados ocupando espaço no seu guarda-roupa? Essa é outra dica para você que busca uma opção de trabalho em casa. Fazer um brechó virtual é a oportunidade para mandar embora aquelas peças que não usa mais e ganhar uma renda extra no final do mês.

Apesar de o brechó nunca ter saído de moda, o novo estilo de vida minimalista fez com que muitas pessoas voltassem a usar os brechós, ainda mais para garimpar aquelas peças lindas pelo melhor preço. Então, é hora de começar a desapegar e ganhar aquele dinheiro extra! Separe os itens que estão bem conservados, fotografe-os e monte sua loja virtual.

Como usar esse dinheiro extra?

Agora que você conhece algumas opções de renda extra, é hora de escolher qual combina mais com as suas habilidades e colocá-las em prática. Independentemente da sua escolha, você precisará investir tempo e, em alguns casos, até dinheiro. 

Mas para se livrar das suas dívidas, é preciso saber administrar essa renda extra. E aí vai a grande dica: elabore seu planejamento financeiro e defina as dívidas que são prioridade. 

Sabe aquela parcela do cartão que está atrasada há tempos e com muitos juros? Priorize-a! Pague as dívidas do cartão de crédito e antecipe as contas extras.

Lembre-se de que, para quitar suas dívidas, você não precisa se privar de tudo que ama! É possível pagar as suas contas sem fazer cortes, tudo é questão de organização e de como você distribuirá o dinheiro que ganhou a mais. 

Falando nisso, investir a sua renda extra é outra forma de ver o seu dinheiro trabalhar para você e conquistar a tão desejada estabilidade financeira. Saiba mais sobre o mundo dos investimentos, perfil de investidor e tire suas dúvidas no nosso site: Sofisa Direto.

Acesse nosso site!

COMENTÁRIOS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER