O planejamento financeiro familiar ajuda a construir uma base sólida para o desenvolvimento de todos os integrantes da família. Pessoas que planejam ter filhos, geralmente, começam a listar desde cedo as metas que “precisam cumprir” para se preparar para esse grande momento. Às vezes, algumas surpresas acontecem também e os filhos chegam antes do planejado. Mas como garantir que os filhos tenham uma boa qualidade de vida e um bom futuro? A solução pode ser mais simples do que você imagina: é preciso investir no futuro dos filhos. 

Planejamento financeiro familiar: como garantir o futuro dos filhos? Para auxiliar na composição de um fundo de investimentos com o objetivo de proporcionar um futuro cheio de possibilidades para os filhos, o planejamento financeiro familiar é a melhor solução e, nesse artigo, vamos te ajudar a entender como criar esse planejamento financeiro. Prepare-se boa leitura.

Qual a importância do planejamento financeiro familiar?

Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o percentual de famílias endividadas chegou a 70% da população brasileira, o maior índice dos últimos 11 anos. Nesse sentido, é preciso construir uma base financeira sólida para pagar as contas em dia e evitar o endividamento e o planejamento financeiro familiar é a melhor solução. 

Planejamento financeiro familiar: como garantir o futuro dos filhos?Além de evitar o endividamento, o planejamento financeiro familiar possibilita a construção do patrimônio da família a longo prazo, o que é essencial quando se quer investir no futuro dos filhos. 

O planejamento financeiro familiar é, também, uma forma de definir metas, objetivos e as estratégias que serão utilizadas para alcançá-los, buscando sempre o melhor resultado possível. 

Com essa ferramenta, você poderá conhecer sua realidade financeira, seus hábitos de consumo e como modificá-los, definir estratégias financeiras que vão possibilitar os melhores resultados, antever situações e estar preparado para lidar com essas e alcançar seus objetivos financeiros. 

Como criar um planejamento financeiro familiar e investir para garantir o futuro dos filhos?

Hoje é muito fácil começar seu planejamento financeiro familiar. Existem pela internet diversas planilhas e aplicativos que podem te ajudar a agrupar os investimentos por objetivos e te mostram dados das suas despesas e rendimentos. O próprio aplicativo Sofisa Direto, por exemplo, possibilita definir objetivos de investimentos e para cada um desses criar uma carteira de investimentos que vai te ajudar a alcançar os resultados desejados. 

Planejamento financeiro familiar: como garantir o futuro dos filhos?Se você ainda tem dificuldades para visualizar como criar um bom planejamento financeiro familiar, confira 6 passos que vão tornar essa tarefa mais fácil:

  1. Agrupar renda e despesas
  2. Negociar dívidas e não criar novas
  3. Minimizar e/ou evitar gastos supérfluos e aumentar os ganhos
  4. Criar uma reserva de emergência
  5. Definir os objetivos a curto, médio e longo prazos
  6. Investir seu dinheiro em opções que possibilitem alcançar os objetivos

Comece a investir no futuro dos filhos agora!

Como já sabemos, os custos só aumentam com a chegada dos filhos, e garantir um futuro promissor e cheio de possibilidades também é uma responsabilidade dos pais. 

Por isso, no Sofisa Direto, você pode começar a investir no futuro dos filhos desde já. Baixe o aplicativo, crie sua conta, descubra seu perfil de investidor, crie seu objetivo financeiro - que nesse caso é investir para garantir o futuro dos filhos - e conte com a ajuda do robô de investimentos para descobrir quais são as melhores opções para atingir suas metas.  

Nova call to action







 

COMENTÁRIOS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Você pode cancelar o recebimento a qualquer momento, clicando apenas no link "cancelar inscrição" nesses e-mails ou entrando em contato conosco. Clique aqui para acessar nossa política de privacidade.