Quando chegam as férias, uma das primeiras coisas que vem à cabeça é poder fazer uma viagem bacana para curtir a praia, o frio, parques da Disney, lugares paradisíacos e tantos outros destinos. Mas, nem sempre a viagem dos sonhos pode se tornar realidade por conta da falta de planejamento financeiro.

Este é um quesito que é fundamental para quem quer fazer a viagem dos sonhos tendo o dinheiro para cobrir todos os gastos e não passar aperto. Contudo, a realidade financeira de milhões de brasileiros não é comum possuir uma reserva após pagar todos os gastos do mês.

Sabendo disso, decidimos construir esse post com 5 dicas simples mas muito eficazes para você que quer realizar a viagem dos sonhos sem prejudicar as contas mensais. Para saber o que é planejamento financeiro e como começar a fazer um planejamento eficiente, continue essa leitura! 

1. Organize-se com antecedência

A pressa é inimiga da perfeição. Frase clichê, né? Mas faz todo sentido do mundo principalmente para quem quer fazer uma viagem tão esperada. De antemão a gente já te esclarece: não há como fazer uma viagem tranquila sem organização prévia, seja para entender o caminho até o local quanto para ter sua vida financeira preparada para arcar com isso. Para sua viagem, é importante criar uma reserva financeira em que fazem parte todos os possíveis gastos.

Por exemplo, se você pretende ir para Gramado em Dezembro, é preciso que com pelo menos 6 meses de antecedência, você comece a planejar e direcionar parte do seu dinheiro mensal para isso. Quanto mais tempo, melhor será para juntar o valor sem pesar no orçamento, além de significar uma quantia maior para que você e sua família ou amigos consigam realizar uma viagem tranquila, longe dos perrengues. 

2. Defina suas prioridades

Separar parte do seu salário para guardar nem sempre é algo fácil, contudo, a palavra-chave para esse momento é FOCO. É com esse item essencial que você passará por tentações e não cairá. Planejamento financeiro é também sinônimo de autocontrole. Essa dica é simples, mas faz muita diferença ao longo do período de controle financeiro pessoal.

É preciso ter em mente que, se sua prioridade é realizar a viagem dos sonhos, às vezes será preciso abrir mão de uma saída com os amigos para um barzinho, ou às vezes será preciso ir de ônibus ao invés de chamar um carro particular por aplicativo.

Com o foco necessário em mente e repetindo como um mantra o seu objetivo, nada disso será um empecilho para o seu planejamento financeiro. Pode não ser uma tarefa simples, principalmente para quem curte sair com frequência aos finais de semana.

Mas, é importante dizer: você não precisa abrir mão de todos os “luxos”. É tudo questão de equilíbrio. Ao invés de ir 3 vezes ao cinema, que tal diminuir essa frequência em prol da sua viagem? Essas são escolhas que cabem exclusivamente a você. 

Ah, imprevistos acontecem e é algo normal. Se isso acontecer, não desanime! Seu objetivo ainda pode (e vai!)  ser alcançado. Também é preciso paciência nesses momentos.

E você, tem honrado seu planejamento e feito escolhas como essa para economizar e fazer aquela viagem  que tanto queria?

Veja também:

Educação financeira infantil: guia com dicas importantes

3. Pesquise bastante!

Possíveis hotéis, parques e áreas gratuitas, bares e restaurantes legais e tantas outras variantes precisam ser vistas e discutidas. Seu objetivo é uma viagem com destino a locais mais refinados ou prefere conhecer a cultura local e fazer passeios tranquilos pelo local? Seja qual for a sua intenção, é preciso fazer uma vasta busca e ter em mãos os lugares com melhor custo-benefício para você.

Não fazer esse tipo de pesquisa prévia não só pode deixar a viagem pouco organizada, como também pode desandar toda a sua organização financeira. Por isso, não abra mão de passar um tempo buscando referências na internet, procurando valores e pedindo dicas a amigos e parentes que estiverem no mesmo destino que o seu. Essa prática é uma das mais importantes para te ajudar a definir roteiros.

Se você for do tipo sistemático, vale fazer uma planilha com uma lista organizada por: tipo de lugar, localização e valor médio. Assim, você consegue visualizar o que melhor atende seu objetivo sem prejudicar a saúde financeira na viagem.

4. Coloque todos os gastos na ponta do lápis

Quer viajar para uma praia em outro estado, de carro e ficar em um resort? Além de hospedagem, alimentação e transporte, diversos outros gastos estão inseridos e precisam fazer parte do orçamento para que não haja surpresas e apertos durante o passeio.

Para isso, comece fazendo uma lista detalhada de como fazer um planejamento financeiro específico para os gastos no local, como:

  • Revisão do carro;
  • Passagem de ônibus ou avião;
  • Reserva para emergências;
  • Valor para deslocamento;
  • Dinheiro para taxas e entradas;
  • Entre outros.

Nessa lista estão alguns itens que nem sempre são lembrados, mas que fazem toda diferença para a organização financeira durante a viagem. Considere todas as variantes e esteja preparado para conciliar seus gastos e realizar um planejamento levando em conta todos os possíveis gastos. Afinal, ninguém quer passar aperto justo no passeio com a família, não é mesmo?

Sem organização financeira, pode ser que a viagem traga mais dor de cabeça que tranquilidade.

5. Faça um planejamento realista

Se seu sonho é conhecer as dunas de Natal, é preciso se organizar e atingir essa meta. Mas, para isso, transparência é item indispensável nesse momento. Por isso, um dos itens mais importantes a serem definidos é o "quando”. 

Sua realização é a curto, médio ou longo prazo? Para cada uma das opções, estratégias diferentes são utilizadas de acordo com a necessidade. 

Além disso, vale ressaltar que não é possível organizar e ter sua vida financeira organizada em dois meses para atingir esse objetivo. Então, seja realista com suas possibilidades, afinal, ninguém melhor que você para saber quanto pode poupar durante aquele certo período de tempo.

E tudo bem adiar um pouco a data da viagem para que você possa aproveitar com muito mais quantidade quando for. A importância do planejamento é justamente possibilitar um overview da situação.

Não adie mais seu sonho!

Se você quer tornar real uma viagem à Disney, Maldivas ou seja qual for o destino, é preciso começar a tomar iniciativas para tirar esse sonho do papel e trazê-lo para a sua realidade! Com as dicas acima você pode começar a se planejar com antecedência para que tudo ocorra bem e você não passe por estresse desnecessários durante a sua viagem nem prejudique seu orçamento no final do mês..

Se você caiu nesse conteúdo por acreditar que precisa de planejamento financeiro para uma viagem, aquisição ou melhor organização da sua vida financeira para alcançar seus objetivos, você vai gostar de ler nosso Ebook: "Aprenda a conquistar seus sonhos investindo!". Confira!

E você, gostou das dicas e conseguiu compreender qual a importância do planejamento financeiro? Todas elas foram pensadas com cautela para te ajudar a realizar seu sonho, sem passar aperto ou perrengue num momento tão importante! Já fez ou está realizando essa organização e tem alguma dica que pode ser útil para os outros viajantes? Deixa aí nos comentários!

Como alcançar seus sonhos investindo em fundos de investimento de acordo com o seu perfil de investidor

Comentários

Assine nossa newsletter