E quem foi que disse que aprender sobre educação financeira precisa ser complicado ou chato? Nós estamos aqui diariamente para te provar que aprender finanças é mais fácil do que você imagina!

Inclusive, existem diversas formas de aprender a falar sobre esse tema de um jeito leve e descontraído: livros, blogs, redes sociais, séries, filmes etc. 

Para te provar que isso é verdade, aqui vai uma lista caprichada de 6 filmes bem bacanas que vão te ajudar a aprender mais sobre a vida financeira. Desta vez, a nossa lista conta com filmes que você também poderá ver com seus filhos, afinal, aprender sobre isso é fundamental em todas idades, né?

Então vamos lá! 

1. Os delírios de consumo de Becky Bloom 

Os delírios de consumo de Becky Bloom 

Uma excelente opção para assistir com os filhos, esse filme conta a história de Rebecca Bloomwood, uma garota viciada em compras que sonha trabalhar em uma revista de moda. Durante o filme, podemos acompanhar a forma como o desejo desenfreado de compras de Becky atrelado a uma falta de controle financeiro extremamente clara, levam a garota à falência. 

O que leva a história a um outro patamar é que, enquanto Becky tenta conquistar o sonho de trabalhar na revista de moda, mesmo com sua vida financeira de pernas para o ar, sem mais nem menos ela consegue um emprego como colunista em uma revista de finanças. 

Neste cenário, Becky se vê obrigada a tomar algumas decisões importantes e que podem mudar a sua vida em diversas esferas. 

Esse filme mostra a importância em ter um planejamento adequado a nossa necessidade; também ensina que, em alguns momentos, vamos precisar fazer escolhas compatíveis com as nossas possibilidades, e que muitas vezes um corte de gastos pode nos ajudar muito mais do que parece. 

2. Até que a sorte nos separe 1, 2 e 3

Até que a sorte nos separe

"Até que a sorte nos separe" tem uma forma engraçada e irreverente de falar sobre dinheiro.

Esse filme conta a história de Tino, um homem de classe média que ganha na loteria. Após receber o prêmio, ele e a família se encontram em uma situação de luxo e gastos excessivos sem o menor autocontrole ou planejamento e é aí que vem o aprendizado: após 15 anos de uma vida luxuosa e sem planejamentos, o dinheiro acaba. 

Quando Tino se dá conta de que não tem mais todo aquele dinheiro para esbanjar, ele faz de tudo para esconder a realidade de sua esposa. Nesse cenário, é possível tirarmos diversas lições sobre a importância da educação financeira familiar, sobre tomar decisões pautadas em riscos e um planejamento adequado. 

Esse filme deixa muito clara uma realidade de que, em muitos casos, acaba sendo difícil de aceitar: não importa quanto dinheiro você tenha, se você não souber administrá-lo, ele pode acabar quando você menos esperar. 

Se você está procurando um filme divertido para começar a falar sobre educação financeira infantil em casa, essa é uma ótima opção para começar! Ah, e você pode conferir o volume 1, 2 e 3.

Veja também:

Educação financeira infantil: guia com dicas importantes

3. A grande aposta

A grande aposta

Mais um dos clássicos das finanças, A grande aposta fala sobre um Guru de Wall Street que percebe que uma série de empréstimos feitos para o mercado imobiliário está em risco de inadimplência. 

Neste cenário, o esperto Michael Burry decide fazer uma jogada contra o mercado imobiliário e investir cerca de um bilhão de dólares nessa aposta. A partir daí, ocorrem diversos desdobramentos que nos ajudam a entender um pouco melhor sobre o funcionamento do mercado financeiro. 

Vale muito a pena colocar esse filme na sua lista! 

4. Quem quer ser um milionário?

Quem quer ser um milionário?

Dentre os filmes mais clássicos para falar de dinheiro, não podemos deixar de fora "Quem quer ser um milionário?". Esse filme de 2009 teve 10 indicações ao Oscar. 

Nele, vamos conhecer a história de Jamal Malik, um homem da periferia da Índia que tem a chance de mudar de vida ao participar de um programa de perguntas e respostas na televisão, cujo prêmio seria o equivalente a 20 milhões de rúpias. 

A jornada desse jovem nos ensina muito sobre estratégia e ambição, além de mostrar o quão difícil pode ser precisar escolher uma alternativa entre diversas quando temos dinheiro envolvido. 

5. Como ser Warren Buffett (Becoming Warren Buffett)

Como ser Warren Buffett

Não podemos falar de finanças sem citar Warren Buffett, um dos nomes mais conhecidos do mercado financeiro. 

Esse longa, produzido pela HBO, está disponível no YouTube e é muito bacana para você que tem interesse em conhecer mais sobre uma das mentes financeiras mais famosas dos últimos tempos. 

Nele, vamos conhecer um pouco mais da trajetória de Buffett e passear pela Berkshire Hathaway (companhia dirigida por ele). Durante o longa, vamos aprender diversas lições importantes sobre tomada de decisão, planejamento, a importância de termos parceiros confiáveis, sobre as mudanças constantes do mercado financeiro, além de uma bela aula sobre a importância da comunicação e imagem para a nossa vida. 

Para conferir, é só clicar aqui! 

6. Girlboss | Série

Girlboss

Para fechar a nossa lista com chave de ouro, você vai conhecer a história de Sophia, uma menina que estava insatisfeita com as escolhas feitas até um determinado momento da vida e decidiu abrir um negócio de roupas on-line (mesmo sem dinheiro). 

A ascensão do seu negócio força Sophia, até então considerada "rebelde e imatura", a aprender mais sobre finanças e sobre as mais diversas obrigações do mundo do empreendedorismo. 

É uma trama onde muitos de nós podemos ver além do espelho: dúvidas e incertezas, aprendizados forçados, dilemas pessoais e profissionais, fazer escolhas, aprender mais sobre o mercado financeiro. 

Esperamos que você tenha gostado da nossa lista de indicações. Agora é só preparar a pipoca e o refrigerante, separar o melhor lugar no seu sofá e se divertir! 

Inclusive, se você ainda está na dúvida se deve guardar dinheiro ou investir, aproveite para conferir esse post que colocamos recentemente aqui no blog: Poupar ou investir? Entenda qual o melhor caminho! 

Poupar ou investir?  Entenda qual o melhor caminho! 

Até a próxima!

Comentários

Assine nossa newsletter