A pandemia do novo coronavírus mudou muito vários aspectos do nosso cotidiano, como nossa forma de consumo, por exemplo. Muitas das compras que fazíamos fora de casa, passamos a realizar por aplicativos e pela internet em geral. E é preciso ter uma organização financeira bem estruturada para que isso não tire nossa atenção aos planos que temos para nossa vida.

Segundo um estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com a Offer Wise, a maioria dos brasileiros sentiram um grande impacto negativo no orçamento familiar, sendo que 42% dos entrevistados pelo estudo apontam que a pandemia aumentou seu nível de gastos.  O estudo indica ainda que grande parte desses gastos foram com supermercado e com as contas básicas (água, luz, telefone, internet, gás, entre outros).

Organização financeira: como reavaliar os gastos na pandemia?Mas como estabelecer uma organização financeira eficiente a ponto de reavaliar os gastos na pandemia e encontrar formas de reduzir esses custos e reinvestir em algo que seja vantajoso com o passar do tempo? Confira algumas dicas que preparamos para você.

Como reavaliar gastos na pandemia?

Se você ainda não tem um controle das suas finanças, não sabe para onde vai o dinheiro que ganha no mês, quais são seus gastos fixos e qual é o montante que sobra para você depois de pagar as contas, organizar essas despesas é o primeiro passo. Para isso, você pode utilizar aplicativos de gestão financeira, já que eles facilitam muito o controle de despesas no dia a dia. 

A partir da organização financeira bem estruturada, você terá uma ampla visão da forma como você lida com o dinheiro, e, consequentemente, conseguirá observar quais são os gastos que você tem com despesas essenciais e quais são gastos supérfluos

Definindo o que é essencial e o que é supérfluo, você tem um bom caminho de partida para reavaliar esses gastos, que podem até trazer uma felicidade momentânea, mas não costumam render mais que isso. 

Definindo metas objetivas e realistas

Em sua busca por reavaliar gastos na pandemia, você, provavelmente, observou que grande parte desses eram feitos por uma vontade momentânea, sem grandes resultados futuros. 

Organização financeira: como reavaliar os gastos na pandemia?Uma boa forma de controlar esses gastos feitos por ímpeto é definir metas objetivas e realistas para o seu presente e futuro, como comprar o imóvel próprio, cuidar da manutenção do carro, investir em uma nova formação, fazer uma viagem em família, entre outras coisas, Assim, sempre que surgir a vontade de gastar, você vai lembrar que tem um (ou mais) objetivo que quer realizar e vai decidir reinvestir o valor que seria gasto em algo que possa te ajudar a conquistar esse objetivo.

Cada pessoa lida de forma diferente com seu dinheiro e, por isso, é importante saber seu perfil de investidor. O Robô de Investimentos do Sofisa Direto pode te ajudar nessa tarefa. 

Organização financeira: como reavaliar os gastos na pandemia?Invista já e veja seu dinheiro render de verdade!

Com sua conta Sofisa Direto, além de acesso ao Robô de Investimentos, você tem diversas opções de investimentos ao seu alcance.

A conta é totalmente gratuita e você tem diversas vantagens para que sua organização financeira esteja sempre em dia. 

Nova call to action

Comentários

Assine nossa newsletter