logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Economizar para alcançar um objetivo, realizar um sonho ou simplesmente equilibrar um orçamento que anda apertado inclui cortar gastos supérfluos. Isso você já sabe, não é mesmo? Se fizer as contas do que desembolsa com pequenas despesas, vai se surpreender com a quantia que escapa pelo ralo — e que poderia gerar lucros em um bom investimento.

Ou seja: cortar gastos supérfluos faz uma enorme diferença no bolso. Mas como escolher o que pode e deve ser eliminado do orçamento? Foi para ajudar na sua escolha que preparamos este artigo. Fique conosco e descubra!

1. Coloque as receitas e as despesas no papel

Para saber o que cortar do orçamento, você precisa estar ciente do que entra e do que sai da conta bancária. É preciso anotar tudo, nos mínimos detalhes.

Use uma planilha do Excel ou então uma simples folha de papel dividida em duas colunas: receitas e despesas. De um lado, registre todas as fontes de renda da família; do outro, tudo que vocês desembolsam. Não se esqueça de incluir os pequenos gastos que passam despercebidos: o cafezinho, o sorvete depois da escola, a revista de moda, a pipoca no cinema etc.

Depois de anotar tudo, é hora de classificar os custos: quais deles são fixos? E variáveis? Quais podem ser reduzidos ou eliminados? Que despesas conseguimos substituir por outras mais baratas?

2. Envolva a família na decisão

O custo que você vê como supérfluo pode ser essencial para outro membro da família. Por isso, em nome de uma convivência harmoniosa, a decisão sobre o que vai ser eliminado do orçamento deve ser tomada em conjunto.

Por meio de um diálogo aberto, você coloca a família a par da situação e explica que a economia gerada ao cortar gastos pode ser revertida para o benefício de todos. Apresente a planilha de orçamento mensal, mostre as despesas que não são essenciais e decidam, em conjunto, o que será cortado.

Seja hábil na negociação e proponha substituições. As crianças gostam de passar horas nos brinquedos eletrônicos do shopping center? Leve-as ao parque e mostre como as brincadeiras ao ar livre podem ser muito mais divertidas e saudáveis.

Veja também:

3. Analise também as suas dívidas

Faça uma análise criteriosa das dívidas da família, para entender por que foram contraídas.

  • Aquele empréstimo que você ainda está pagando foi mesmo necessário?

  • É possível quitar integralmente o saldo devedor e economizar o dinheiro da prestação mensal?

  • Por que você pagou só o valor mínimo da fatura do cartão de crédito?

  • O que te levou a estourar o limite do cheque especial?

Estar pagando uma ou duas prestações por mês não é tão sério, mas é preciso ter clareza da situação, para que as dívidas não fujam do controle. Estude meios de quitar pelo menos o empréstimo com juros mais altos, para aliviar o orçamento.

Outro cuidado importante é pagar suas contas e encargos sempre em dia. As multas por atraso e os juros de mora também são gastos que podem ser cortados, se você for mais disciplinado e organizado financeiramente.

4. Reveja o conceito de "essencial" em sua vida

A planilha de orçamento vai mostrar quais são suas despesas básicas, aquelas de fato imprescindíveis. Depois disso, é hora de analisar os outros gastos e distinguir os itens necessários dos que você simplesmente deseja.

Por exemplo: uma ida ao cinema não é uma necessidade, e sim um desejo. Roupas são necessárias, mas comprar mais uma calça jeans se já tem 2 ou 3 no armário é algo que você quer, mas não precisa.

Um bom exercício a fazer é este: anote o custo dos itens necessários para viver, como moradia, luz, água, comida etc. Agora, liste as dívidas e prestações que não podem deixar de ser pagas. Depois de somar os gastos essenciais, calcule quanto dinheiro sobrou. A partir daí, você poderá decidir quais “desejos” cabem no orçamento e quais devem ser cortados.

Abrir mão do que dá prazer não é tarefa fácil, mas considere que será uma situação temporária. Quando as contas estiverem equilibradas novamente, a família vai poder voltar ao padrão original.

Outra possibilidade é vocês se adaptarem a um estilo de vida simples, com menos estresse gerado por preocupações financeiras. Acostumar-se a viver com menos, para economizar mais e investir em novos projetos, é saudável e pode ser muito prazeroso.

5. Deixe de consumir só pelo status

Você precisa mesmo trocar o smartphone ou o carro pelo modelo mais novo só porque todos no seu círculo de amizade estão trocando? Faz sentido onerar o orçamento só para “fazer bonito” aos olhos dos outros?

Se você convive com pessoas que valorizam mais o “ter” do que o “ser”, talvez seja a hora de rever suas amizades. Você não é obrigado a ostentar um estilo de vida que está além de suas posses só para agradar a quem julga pelas aparências.

6. Adote a economia compartilhada, em vez de comprar

Quantas vezes você já adquiriu itens que só foram usados uma vez e depois ficaram esquecidos em algum canto, entulhando os armários?

Veja exemplos de coisas que só são usadas de vez em quando:

  • ferramentas, como furadeiras, serrotes etc.;

  • barracas e artigos para camping;

  • roupas para festas de casamento, formatura e outros eventos sofisticados;

  • carrinhos de bebê e cadeiras infantis para carro;

  • malas para viagem;

  • rolos e pincéis para pintar paredes.

Então, em vez de comprar itens como os que citamos acima, abrace o conceito de economia colaborativa: peça emprestado, alugue ou proponha trocas entre amigos e vizinhos.

Para concluir, vivemos em uma sociedade capitalista e sabemos como é difícil resistir ao apelo de consumir sempre mais. No entanto, em períodos de insegurança, a saída é fazer sacrifícios e diminuir os custos. A recompensa virá em forma de tranquilidade, estabilidade financeira e menos estresse. E, consequentemente, mais qualidade de vida.

Aproveite agora. O início do ano é a época ideal para unir e engajar a família em torno do objetivo de cortar gastos supérfluos e construir uma vida financeira saudável.

E então, gostou do nosso artigo? Quer acrescentar dicas e sugestões? Deixe um comentário, queremos saber sua opinião!

COMENTÁRIOS