logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Você já parou para pensar no que é necessário saber antes de começar a investir em ações? Entender o funcionamento desse ambiente financeiro pode ser a chave para tomar decisões bem informadas e alcançar seus objetivos de vida. 

No Brasil, o mercado de ações é operado pela Bolsa de Valores, a B3, e possui características únicas que o tornam dinâmico e desafiador. Neste texto, você vai descobrir conceitos básicos, como aplicar em ações, como funciona o mercado primário e secundário, e outras dicas valiosas para quem está iniciando nesse universo. 

Conheça o mundo fascinante da bolsa de valores e descubra como você pode se tornar um investidor mais preparado e seguro.

O que você vai ver nesse post?

O que você precisa saber sobre o mercado de ações?

Porque há tantas variações de preços das ações?

Qual a diferença entre mercado primário e secundário?

Qual o papel dos negociadores e dos reguladores no mercado de ações?

5 dicas para começar a investir em ações

Invista de acordo com seu perfil de investidor

Conheça os investimentos

Monitore sua carteira de investimentos constantemente

Estabeleça metas em horizontes de tempo diferentes

Diversifique os investimentos

Investir em ações com o Banco Sofisa Direto!

Boa leitura!

O que você precisa saber sobre o mercado de ações? 

O mercado de ações é um ambiente no qual é possível negociar diversos tipos de ativos financeiros que são emitidos por empresas de capital aberto, ou seja, empresas S.A. 

Aqui, no Brasil, para investir em ações é necessário acessar a Bolsa de Valores, a B3 - que é regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) -.

A volatilidade, que é a mudança constante de preços das ações, é uma característica própria desse mercado, além de ser dividido em primário e secundário, sendo seus principais atores os reguladores e os investidores.

Por que há tantas variações de preços das ações?

O preço das ações disponibilizadas pelas empresas de capital aberto é definido a partir da expectativa dos investidores quanto ao desempenho atual e futuro das empresas. Essa expectativa, por sua vez, é determinada conforme a receita, os custos, o investimento, as amortizações e outros fatores.

Após os preços serem definidos, eles variam de acordo com o cenário macroeconômico, que envolve a inflação, políticas fiscal e cambiais, notícias e fatos relevantes sobre a empresa, cenário internacional, além da oferta e  demanda de uma determinada ação, especulações e expectativas dos investidores.

Qual a diferença entre mercado primário e secundário?

Os mercados primário e secundário são os ambientes dentro da bolsa de valores em que são negociados os títulos e as ações, entre outros ativos financeiros. E apesar de apresentarem diferenças, esses dois mercados podem ser considerados complementares.

Se a intenção é captar recursos para uma empresa ou entidade, então o mercado primário funciona perfeitamente bem. Já o secundário possibilita que os ativos emitidos por empresas e entidades continuem sendo negociados entre os investidores.

Qual o papel dos negociadores e dos reguladores no mercado de ações?

Os negociadores e reguladores no mercado de ações desempenham papéis bem distintos e são essenciais em suas funções. Os negociadores são os investidores, que buscam operações financeiras e as trocas de ativos.

Por sua vez, os reguladores fiscalizam e normatizam as negociações, evitando problemas, como por exemplo, o compartilhamento de informações privilegiadas, além de acompanhar as empresas de capital aberto, garantindo que as exigências previamente orientadas sejam cumpridas. 

Veja também:

5 dicas para começar a investir em ações

Antes de saber como começar a investir em ações, o primeiro passo a ser dado é buscar o máximo de informação possível, de maneira a tomar decisões bem informadas e desenvolver estratégias de investimento para realizar os seus objetivos de vida.

1. Invista de acordo com seu perfil de investidor

Quando você começa a investir, é necessário identificar o seu perfil de investidor, e, independentemente de ser ou não em ações, é muito importante saber o nível de risco que você está disposto a se expor.

Por isso, antes de iniciar os investimentos em ações, conheça bem o seu perfil, como você se relaciona com os prazos de retorno e como isto pode impactar diretamente em seus rendimentos.

2. Conheça os investimentos

Também é preciso conhecer um pouco mais sobre investimentos antes de saber em quais ações investir, desde a variação dos papéis até a situação da empresa que você resolveu investir. 

Um outro ponto é investigar a situação de mercado da empresa e outras informações do cenário macroeconômico que podem interferir diretamente na valorização da empresa.                   

3. Monitore sua carteira de investimentos constantemente

Quando você começa a investir em ações, tenha em mente que você precisa monitorar de perto sua carteira e este é um processo contínuo e recorrente, para que sejam feitos os devidos ajustes sempre que necessário.

Uma das principais características do mercado de ações é a sua volatilidade e as variações nos preços dos ativos, tendo em vista que influenciam nos seus rendimentos e nas suas estratégias de investimento.

O monitoramento também deve se estender para os principais indicadores econômicos. Para lhe ajudar nesse processo, e lhe manter bem informado sobre quanto seus títulos de Renda Fixa podem render, o Banco Sofisa Direto disponibilizou um Simulador gratuito. 

LP Simulador

4. Estabeleça metas em horizontes de tempo diferentes

Os seus investimentos devem estar diretamente relacionados com os seus objetivos financeiros. E quando se fala em títulos de Renda Variável, esta é uma máxima ainda mais pertinente, afinal, quando se aplica em ações, é possível obter retornos no curto prazo, mas as expectativas são, no geral, de longo prazo.

Para que você tenha uma ideia melhor sobre prazos, os mais curtos podem variar até um ano; os investimentos de médio prazo podem ser estabelecidos em até 5 anos, sendo possível definir e realizar objetivos como a compra de um carro; investindo em ações no longo prazo, os objetivos podem ser a compra de uma casa própria ou a tão sonhada aposentadoria.

5. Diversifique os investimentos

Diversificar investimentos é uma excelente estratégia para quem deseja começar a investir em ações, mas não pretende se lançar diretamente no mercado de ações. Mesmo que você já tenha conhecimento prévio sobre como investir em ações, esse mercado é repleto de surpresas e a melhor forma de se proteger de suas oscilações é investindo de forma diversificada.

Você deve não apenas fazer aplicações em ações diferentes, mas também colocar parte do seu dinheiro em títulos de Renda Fixa e variar com títulos de Renda variável, como é o caso dos Fundos de Investimento Imobiliário.

Investir em ações com o Banco Sofisa Direto!

Com a assessoria financeira do Banco Sofisa Direto, você tem o melhor dos dois mundos, ou seja, você tem acesso a aplicações em Renda Fixa, bem como as de Renda Variável, além da imparcialidade na recomendação de produtos, priorizando o que faz mais sentido para a sua carteira

Escolha os investimentos que mais combinam com você e com seus objetivos e comece a realizá-los contando com o apoio do primeiro banco digital de investimentos do Brasil, que está sempre inovando para que você tenha acesso ao que há de melhor no mercado financeiro.

Clientes do Banco Sofisa Direto, ao investirem a partir de R$50 mil, têm acesso à assessoria financeira e podem contar com a recomendação de carteiras de investimento elaborada por especialistas, respeitando o perfil de investidor.

Não perca mais tempo e comece agora mesmo a dar os primeiros passos para o seu futuro, abrindo sua conta no Banco Sofisa Direto!

Abra sua conta com o Sofisa Direto!

 

Comentários