logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Se você está sabendo lidar com as suas finanças, parabéns! Porque o mercado financeiro aqui e nas maiores economias do mundo, é muito complexo de entender. Para resolver dúvidas como essas, só mesmo contratando uma assessoria de investimentos! 

Sabe quando você começa a ler um texto e não entende muito bem do que se trata? Quando isso acontece, buscamos imediatamente alguém ou algum conteúdo que seja esclarecedor. 

É assim que funciona uma assessoria de investimentos. Um profissional especializado no mercado financeiro, conhecedor do vocabulário utilizado no mercado de ações que saberá como montar carteira de investimentos que combine com seu estilo de vida. 

No post de hoje, vamos compreender como funciona uma assessoria de investimentos e sua importância! Preparamos também um checklist para te auxiliar na escolha da melhor assessoria! 

Como funciona uma assessoria de investimentos?

Importância de uma boa assessoria de investimentos

Fazer bom gerenciamento de sua reserva de emergência

Montar um portfólio personalizado

Melhorar os rendimentos dos investimentos

Definir objetivos

Ser disciplinado

Você sabia?

Como escolher uma assessoria de investimentos

Proximidade

Personalização

Transparência

Estratégia

Boa leitura e aproveite bem as dicas!

Como funciona uma assessoria de investimentos?

Uma assessoria de investimentos funciona com uma participação ativa do profissional assessor por meio de envolvimento direto nos processos e pode, inclusive, sugerir e influenciar parcialmente na tomada de decisão, oferecendo melhores propostas e soluções. 

A assessoria de investimentos deve ser realizada por um especialista e quanto mais específica a sua habilidade, melhor! O trabalho é contínuo e essa relação acontece no longo prazo, pois é também uma relação estabelecida com base em muita confiança. 

Além de conhecer o mercado financeiro, ele também precisará conhecer as atualidades do mercado, para que escolha bons fundos de investimento e faça boas escolhas, seja em investimentos de renda fixa ou renda variável. 

Importância de uma boa assessoria de investimentos 

Entenda agora, por que uma assessoria de investimentos é tão importante para você! Do tipo de ativos às diferenças entre os índices de preços

Fazer bom gerenciamento de sua reserva de emergência 

Ter uma reserva de emergência é recomendado para ter tranquilidade e também é um bom sinal de saúde financeira. Mesmo que você não seja um investidor, é importante manter uma reserva que atenda às suas necessidades em tempos de crise. 

E se você desejar começar a investir, poderá inclusive aplicar essa reserva em alguma aplicação financeira, de forma a garantir que você tenha uma boa rentabilidade desse dinheiro que estava apenas guardado, mas que pode trabalhar para você. 

Ele poderá ser aplicado em fundos imobiliários ou em ações na bolsa que tenham rendimentos corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o que será definido pelos tipos de investimentos que seu assessor escolherá para você.

Montar um portfólio personalizado 

Existe uma série de possibilidades de ativos financeiros que podem fazer parte de uma carteira de investimentos, mas não é uma escolha fácil. Um investidor conservador que tenha uma conta em um banco tradicional pode obter benefícios a longo prazo, mas essa é uma boa escolha? 

Pode ser que outros investimentos no curto prazo também possam oferecer ótima rentabilidade e no acumulado em 12 meses, seus retornos sejam excelentes. Mas é o tipo de informação que apenas quem está inserido no mercado de ações pode obter. 

Melhorar os rendimentos dos investimentos 

Se você já possui investimentos e aplicações, e deseja melhorar seus rendimentos, além de ter uma boa assessoria de investimentos, definir dois pontos são essenciais para o sucesso de sua jornada investidor: 

1. Definir objetivos 

Defina de forma bem clara quais são seus objetivos ao começar a investir. Afinal, não adianta começar a realizar aplicações financeiras sem ter um norte financeiro. Escalar por escalar, não é sinônimo de conquista! 

2. Ser disciplinado 

Após começar a investir com o auxílio profissional, você perceberá que suas ações precisarão ser bem pensadas e exigirá de você muito compromisso. O profissional contratado estará sempre presente, mas ele sozinho não alcançará o sucesso. 

Pense que esta é uma parceria que vai durar bastante tempo e junto com o auxílio profissional, essas atitudes vão alavancar seus investimentos! 

Você sabia?

Que uma Consultoria de Investimentos é diferente de uma assessoria de investimentos?

Uma consultoria de investimentos oferece soluções e apresenta estratégias para você investidor que deseja tomar decisões acertadas!

Já a assessoria desenvolve tarefas que vão além do aconselhamento. Ela realiza tarefas que a empresa contratante solicita. Isso gera uma relação de maior dependência com a instituição assessora.

Agora que você já sabe a diferença entre assessoria e consultoria, entenda como escolher uma assessoria que esteja de acordo com suas necessidades.

Não dá para investir de qualquer forma! Se você busca uma assessoria de investimentos, deve também compreender como uma crise econômica pode interferir na escolha da carteira de investimentos!

Crise econômica e investimentos

Como escolher uma assessoria de investimentos

O mercado está repleto de empresas que realizam assessoria de investimentos e escolher a melhor não é tarefa fácil! Para isso, sugerimos esse checklist que lhe auxiliará na sua decisão! 

  • Proximidade 

O primeiro passo é verificar quanto estão próximos os profissionais de assessoria! Você precisa se sentir confortável e em segurança. É preciso que ao menor sinal de dúvida, o profissional escolhido esteja à sua disposição para esclarecer dúvidas que surgirem. 

Repense a contratação, caso sinta falta de receptividade aos seus questionamentos ou mesmo falta de interesse em solucionar uma dúvida que você considere pertinente! 

  • Personalização 

Os seus investimentos devem estar de acordo com seu momento de vida e a sua disponibilidade de recursos. Cada investidor tem suas próprias características e fazer escolhas que estejam longe do seu horizonte de possibilidades pode ser muito desgastante. 

Propostas mirabolantes ou fora do seu contexto, devem ser desconsideradas. Por isso, tenha em mente que o profissional deve entender qual sua necessidade e qual é o nível de riscos que você está disposto a correr. 

  • Transparência 

Todos os processos devem ser muito bem explicados e claramente relacionados. Apesar de precisar do auxílio de um assessor de investimentos, isso não significa que você não deva saber onde estão aplicados seus recursos. 

Mesmo que seja complicado de entender, não deixe de verificar e tentar compreender como seus investimentos estão, e quais classes de ativos contêm o seu portfólio financeiro. 

  • Estratégia 

Por último e não menos importante, a forma como a estratégia de investimentos será implementada diz muito sobre a experiência do profissional e quanto de retorno você obterá em cada transação. 

Após checar essas quatro características, você estará apto a escolher a melhor assessoria de investimentos para construir sua trajetória de investidor da melhor forma possível! Quem sabe, gerenciar ainda mais de perto suas aplicações? 

Assim como ser um assessor exige habilidades e competências únicas, outras profissões também estão surgindo e será que você está pronto para as exigências do mercado de trabalho?  

Comece a se preparar lendo o blog post: Profissões do futuro: 3 tendências no mercado econômico.

Conheça as profissões do futuro!

COMENTÁRIOS