logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Proposta de reflexão: em sua vida, os investimentos estão em que ordem de importância? Na base ou topo de suas prioridades?

Neste post, vamos ver as finanças aplicadas à Hierarquia de Maslow (ou Pirâmide de Maslow) e entender porque a segurança financeira é tão importante para nossas vidas. Por isso, começamos esse conteúdo com a reflexão acima, para facilitar seu entendimento sobre alguns dos conceitos que vamos trabalhar aqui. Prepare-se e boa leitura!

A Hierarquia de Maslow

Basicamente, a Pirâmide de Maslow é um modelo de categorização das necessidades humanas, que as define em 5 características, da base ao topo: as necessidades fisiológicas, relacionadas à segurança, necessidades sociais, relacionadas a status/estima e à autorrealização.

O progresso na pirâmide tende a ser crescente, de forma que, cada vez que você supre uma de suas etapas, consegue conduzir, em paralelo, a próxima. O contrário também acontece. Caso o indivíduo esteja em alguma etapa superior da pirâmide, mas exista uma necessidade de uma camada inferior a ser suprida, há um regresso de etapa e é aplicado um esforço contínuo até a solução do problema.

hierarquia-maslow

Na base da pirâmide encontram-se as necessidades fisiológicas, que são aquelas relacionadas à sobrevivência, como alimentação, repouso e respiração, por exemplo.

Em seguida, subindo na escala, temos as necessidades de segurança, relacionadas à autoproteção e autopreservação, como a busca por abrigo, estabilidade, cuidados com a saúde, entre outras.

No centro da pirâmide, encontram-se as necessidades sociais e, a partir daqui, entram em destaque as carências psicológicas, como o relacionamento com familiares, conjugais, amizades, entre outros.

Na quarta faixa, temos as necessidades de estima, que são relacionadas à busca pela aceitação e pertencimento.

Já no topo da pirâmide, encontram-se as necessidades de autorrealização, que são as conquistas pessoais, como a independência social e financeira, sabedoria, superação de desafios, entre outras.

VEJA TAMBÉM:

Investimentos aplicados à Hierarquia de Maslow

Sofisa_Blog 02

Quando analisados incorretamente, em muitos casos, os investimentos são considerados supérfluos e categorizados como topo da pirâmide. As razões podem ser várias, incluindo a falta de educação financeira desde a infância.

A realidade é que, cada vez mais, fica claro que a necessidade de investir e conquistar seus objetivos financeiros está muito mais próxima da base da pirâmide do que o contrário.

Falamos anteriormente que, logo após a camada das necessidades fisiológicas, na segunda camada encontram-se as necessidades de segurança, certo? A segurança financeira também faz parte desse aspecto, principalmente quando tratamos da reserva de emergência.

Como reflexão, pense em quantas vezes você não conseguiu prestar atenção em alguma atividade que estava realizando por preocupação com o pagamento de contas e outras responsabilidades financeiras. A falta de segurança financeira impediu você focar sua atenção para o que era necessário naquele momento porque sua necessidade maior era pagar aquela conta, o que não aconteceria se você tivesse uma reserva de emergência, por exemplo. Não é mesmo?

O que é e quais os meios mais seguros de iniciar uma reserva de emergência?

Como vimos anteriormente, para garantir sua segurança financeira, o melhor caminho é começar com a criação de uma reserva de emergência.

Essa reserva é utilizada para suprir as necessidades básicas e deve ser direcionada, também, para os casos de imprevistos. É a sua segurança, tanto financeira quanto pessoal, que é garantida por essa reserva.

Para a criação dessa reserva, o ideal é que você inicie os investimentos em fundos com alta liquidez e segurança, como um CDB com liquidez diária.

cdb-liquidez-diaria

Além disso, no Sofisa Direto, você encontra diversas opções de carteira de investimentos para garantir sua segurança financeira e pode, ao avançar em sua pirâmide de necessidades, investir em outros objetivos financeiros, como a realização de uma viagem dos sonhos.

Agora ficou fácil entender que garantir a segurança financeira com a criação de uma reserva de emergência está na base de nossas necessidades pessoais, não é?!
Que tal começar, desde já, a criar a sua?
Clique no botão abaixo e abra sua conta!

Quero iniciar minha reserva de emergência!

COMENTÁRIOS