Blog do Sofisa Direto

Guardar dinheiro ou viajar: um dilema financeiro - Sofisa Direto

Escrito por Sofisa Direto | 09/08/2022 11:54:41

Guardar dinheiro é uma vontade à qual todas as pessoas tendem a se inclinar, mas nem sempre é possível fazer acontecer! Afinal, são muitas as possibilidades que surgem ao longo da vida: uma viagem, a compra do primeiro carro, fazer um intercâmbio…

Mas como guardar dinheiro ganhando pouco e com tantos sonhos para realizar? A vida é feita de escolhas, e planejar é a melhor delas! Pensamos que todas as coisas podem ser feitas quando você se organiza com uma reserva financeira, realizando seus objetivos de vida de forma organizada!

Preparamos um guia para lhe ajudar a resolver esse dilema financeiro: guardar dinheiro ou viajar? É possível aproveitar os prazeres de uma viagem e ter uma vida financeira organizada? Vem descobrir agora!

Aqui você confere:

Viajar também é um investimento;

Como guardar dinheiro para viajar?;

5 dicas para guardar dinheiro;

  1. Anote todos os gastos;
  2. Elimine despesas desnecessárias;
  3. Faça uma lista de desejos;
  4. Guarde dinheiro com propósito;
  5. Mantenha o foco no sonho.
Boa leitura!

Viajar também é um investimento 

Talvez, você esteja pensando que viajar seja uma despesa dispensável! Será mesmo? Será que ter um tempo para descansar e repor as energias não vale um pouco do seu tempo e da sua renda? E se você pensar em viajar como um investimento

Entre os muitos motivos para viajar, estão: ficar em paz consigo mesmo, aprender outras línguas, conhecer novas culturas e aprender a história no lugar onde ela aconteceu! Me diz se essas não são razões suficientes para você viajar? 

Esse é o melhor modo de pensar em uma viagem: como um grande investimento em si mesmo e a sua saúde mental. As viagens proporcionam ótimos momentos e, além disso, agregam conhecimentos e experiências magníficas. 

Os momentos vividos de forma solitária ou com a família são, em geral, muito enriquecedores. Você cria memórias e compartilha momentos preciosos com quem você ama. Então, momentos assim podem lhe oferecer retornos excelentes! 

E fazer planos de viagem é tudo de bom, não é? Escolher o lugar, o modo como vai chegar, se de carro ou de avião. Fazer uma seleção dos pontos turísticos para visitar! Museus, praias, monumentos históricos! São tantas as possibilidades! 

E para realizar esse investimento, nada melhor do que começar a planejar e tomar atitudes que te conduzam para a concretização. Para começar, vamos falar sobre guardar dinheiro! 

Como guardar dinheiro para viajar? 

A realização de uma reserva de emergência é o primeiro passo para quem deseja realizar os sonhos! Além disso, é necessário construir, passo a passo, uma estratégia que leve você à realização de cada objetivo traçado. 

Se você já se iniciou no processo de educação financeira, sabe da importância de um planejamento financeiro para a concretização de outros movimentos das finanças. 

Guardar dinheiro apenas por guardar, sem um objetivo específico e motivador, pode levar você a gastá-lo por falta de propósito. E não dá pra gastar dinheiro à toa, não é mesmo? Então, vamos lá! 

Fazer sua renda mensal trabalhar por você pode te favorecer tanto na garantia de segurança financeira como na realização daquela viagem dos sonhos. 

Então, se liga nessas dicas que podem fazer você tirar os planos do papel e começar a pôr em prática tudo aquilo que você sempre sonhou, bem como entender qual a importância do planejamento financeiro

Veja também:

E a depender do seu perfil de investidor, você irá realizar um planejamento! Para mais dicas, não deixe de ler o e-book: Tipos de investidores: dos Baby Boomers a Geração Z, e entenda melhor como a geração a qual você pertence pode influenciar o modo como você se relaciona com os investimentos! 

5 dicas para guardar dinheiro

1. Anote todos os gastos

As listas são, definitivamente, excelentes ferramentas para quem deseja organizar a vida financeira, e iniciar pela relação dos gastos diários e mensais é um importante passo. 

No início, pode parecer cansativo, mas é de extrema importância saber para onde vai o seu dinheiro todos os dias. Afinal, como controlar o que não está catalogado? Não existe fórmula mágica mesmo! 

Para isso, você pode usar papel e caneta, se você gostar de materiais mais analógicos ou aplicativos de organização financeira, caso você tenha mais intimidade com smartphones e computadores. 

2. Elimine despesas desnecessárias 

Agora que você já consegue controlar as suas despesas, está na hora de dar o próximo passo, que é modificar hábitos de consumo, reduzir alguns gastos com lazer e adotar um método mais consciente para empregar sua renda. 

Sim, você luta bastante para garantir seu sustento e deve respeitar isso usando o seu dinheiro da melhor forma possível! Verifique se você, de fato, está usando sua TV por assinatura, se está pagando a academia e não está frequentando, quantas vezes por semana está almoçando em restaurantes etc. 

Todos esses exemplos podem ser descartados se você, realmente, julgá-los dispensáveis. Então, se você não ganha muito, despesas desse tipo podem fazer enormes gargalos em seu orçamento.  

Você não precisa descartar tudo! Mas pode reduzir a pizza para, uma vez por mês, trocar os almoços em restaurantes por uma refeição feita em casa e, quem sabe, começar a ler um livro sobre o lugar para onde pretende viajar, em troca de maratonar uma série no seu streaming favorito! 

3. Faça uma lista de desejos 

Uma vez que as despesas foram devidamente repensadas, agora, você pode começar a pensar em uma lista de sonhos que você deseja realizar. Pode ser o primeiro carro ou, até mesmo, uma troca por um novo, bem como um smartphone mais moderno e um curso sobre investimentos! 

Você pode, também, começar a planejar sua viagem em família! Logo, escolher o destino, qual o período em que fará a viagem e de quanto dinheiro você vai precisar são alguns itens que não podem faltar na lista. 

Se pretende viajar com a família, então, o planejamento demanda mais cuidado, como passagens, hospedagem e possíveis emergências. Nunca se sabe o que pode acontecer, não é mesmo? 

4. Guarde dinheiro com propósito 

Se for guardar dinheiro, vincule essa quantia à realização de um objetivo. É importante que você tenha objetivos e metas bem traçados, para sentir a evolução dos seus planos. Além dos propósitos, também defina prazos. 

A depender da quantidade de dinheiro que você precisa, maior será o tempo do planejamento. Se você optar por guardar o dinheiro em uma poupança, apesar de confiável, os rendimentos poderão não ser satisfatórios. 

Já se você aplicar seu dinheiro em um CDB (Certificado de Depósitos Bancários), poderá ser melhor remunerado em um médio ou longo prazo. O CDB é uma espécie de empréstimo que é feito aos bancos e cujos valores são devolvidos com uma rentabilidade maior. 

5. Mantenha o foco no sonho 

Como disse o poeta, "dinheiro na mão é vendaval", por isso, não desvie seu olhar dos seus objetivos financeiros. Talvez surjam muitos desafios nesse período em que você está juntando dinheiro, mas mantenha-se firme. 

Mesmo que os problemas surjam e, eventualmente, você precise utilizar parte do dinheiro ou, até mesmo, toda a quantia, não desanime! Comece tudo de novo e pense em quão bom foi ter esse dinheiro guardado no momento da dificuldade. 

Por isso, continue focado no sonho e nos estudos! Educação financeira é um conhecimento fundamental para quem deseja realizar projetos de vida mesmo ganhando pouco.  

Para você saber mais sobre como guardar seu dinheiro e realizar projetos, preparamos, também, este blog post: Saúde financeira e a regra dos 30%: entenda e aplique! Não deixe de acompanhar o blog do Sofisa Direto para saber mais!