logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Depois de mais de 2 anos após o colapso de saúde e da economia vivido durante a pandemia da Covid-19, viajar é quase indispensável! Pensando nisso, em qual perfil de viajante você se enquadra?

O cenário brasileiro tem se mostrado promissor, com um crescimento da atividade turística, em abril de 2022, de 85,7% no setor turístico em comparação com abril de 2021. Os estados com maior crescimento do setor foram:

  • Ceará (135,8%);
  • Minas Gerais (132,7%);
  • Espírito Santo (123,3%);
  • Distrito Federal (108,0%);
  • Bahia (105,7%);
  • Rio Grande do Sul (104,5%).

Após tanto tempo de isolamento social e tantas restrições de convivência, chegou o momento de reencontrar a família que mora longe, fazer a tão sonhada viagem de férias com a família, aquela segunda lua de mel mais que merecida ou, quem sabe, viajar pelo mundo!

Já que estamos diante das férias escolares, que tal tirar uns dias para descansar e encontrar o destino certo para descansar, de corpo e alma, em um lugar que atenda as suas expectativas financeiras e combine com você e sua família?

Neste post, vamos falar sobre lugares para viajar, como adequá-los ao seu perfil de viajante e como se organizar financeiramente para realizar esse objetivo sem causar um problema na sua vida financeira.

Aqui você encontra

Que tal viajar?

Escolher o destino, se vai de carro ou de avião, quantos dias vai ficar! Ainda tem a hospedagem, os passeios que serão contratados e quanto de dinheiro vai ser preciso separar para esse fim! Ufa! Preparar uma viagem não é nada fácil, mas é muito prazeroso!

É preciso verificar todos os detalhes para que tudo corra bem e você e sua família possam aproveitar ao máximo essa viagem. Além disso, é necessário colocar a organização financeira em primeiro lugar!

Com as malas prontas e devidamente conferidas, é hora de pensar apenas nas piscinas naturais de águas cristalinas que esperam por vocês! Mas antes, já pensou que o lugar escolhido tem que combinar com seu perfil de viajante?

Veja também:

Nova call to action

Em qual perfil de viajante você se enquadra?

Os viajantes brasileiros no pós-pandemia têm se preocupado bastante com suas acomodações durante o período de viagem.

Com base nessas informações, constatamos que viajar é compatível com a forma como você encara seu dia a dia. Então, definimos 4 perfis de viajantes e você encontrará aquele com o qual se identifica!

Perfil econômico

Perfil Econômico

Se você é uma daquelas pessoas que ficam na madrugada esperando a queda dos preços das passagens de avião ou é um caçador de milhas, já encontrou o seu perfil!

Você busca pousadas mais baratas e passeios que não dependam de guias de turismo e pagar ingressos para entrar em museus e centros históricos não são opção pra você!

No entanto, apesar das limitações orçamentárias, você consegue se divertir com pouco, buscando alternativas de passeios: aquele passeio no fim de tarde em Copacabana, no Rio de Janeiro, ou uma visita aos lindos mirantes em Santa Catarina!

Perfil minimalista

Perfil Minimalista

Não se trata de economizar totalmente, mas, certamente, aqui, a fome encontra a vontade de comer! Nesse perfil, encontram-se as pessoas que não gostam de destinos mirabolantes e não se importam em voltar em lugares já visitados.

Normalmente, ficam em hostels ou hotéis alternativos, que ficam mais próximos às belezas naturais. Não precisam de muito para se sentir bem e, se não tiverem acesso à TV e à Internet, melhor ainda!

Entre os belos lugares que existem no Brasil com essa perspectiva, estão Fernando de Noronha e Chapada dos Veadeiros. Ou, se você preferir, quem sabe a Serra Gaúcha possa te oferecer a paz que você merece!

Perfil aventureiro

Perfil Aventureiro

Você nunca sabe quando vai querer pular de paraquedas ou descer em uma tirolesa! Se arrisca com uma mochila nas costas e encontra a pousada que vai ficar após chegar ao destino.

Aventura é com você! Você não se preocupa com o valor dos passeios e se prepara para essas atividades com muita disposição! Morro de São Paulo com seus passeios de lancha e as dunas de Genipabu, no Rio Grande do Norte, são o paraíso para seu perfil de viajante!

Você se prepara bastante para esse momento e não se importa com os valores gastos com esses passeios! O importante mesmo é aproveitar o momento e ser feliz!

Perfil ostentação

Perfil Ostentação

O lazer desse perfil é gastar! Ir a grandes centros comerciais e esbanjar em restaurantes caros e festas badaladas em casas de shows caríssimas faz parte do seu itinerário!

Nem vamos falar do nível dos hotéis! Sempre com grandes e belas suítes e muitos espaços aconchegantes como spas e áreas recreativas!

Ostentar é o padrão aqui, e você usufrui, sem nenhuma culpa, de todos esses mimos, afinal, você trabalha muito e merece o melhor!

Agora que você descobriu qual é o seu perfil de viajante, que tal algumas dicas para fazer aquela viagem incrível sem precisar perder nenhuma noite de sono?   

O perfil de viajante reflete o modo como você gasta seu dinheiro! Agora que você já se identificou com o assunto viagem, que tal identificar os Tipos de investidores: as diferenças entre os investidores de gerações diferentes ?

Nova call to action

3 dicas para viajar com planejamento financeiro

Independentemente do seu perfil viajante, vale a pena seguir todas as dicas que vamos lhe dar, a fim de que realize sua viagem sem se preocupar com surpresas desagradáveis, que possam ocorrer por falta de planejamento financeiro.

Os perfis lhe proporcionam uma identificação, e para que possa pôr em prática tudo que deseja, não perca os passos a seguir:

Pensar antes, bem antes

Se você pretende realizar uma viagem, pense em todos os prós e contras, pense no lugar que deseja ir e como você poderá realizar esse objetivo.

Não se esqueça do período em que pretende fazer esse passeio e o que sua família precisará fazer para que o sonho se concretize sem que tenham que fazer muitos sacrifícios.

Pense de forma consciente e prática e não se esqueça de elencar todas as possibilidades de destino, bem como que imprevistos acontecem e que ter uma reserva financeira é sempre um ponto positivo.

Listas e mais listas

As listas são a salvação, desde ir ao supermercado a realizar uma viagem de férias. Elas funcionam como uma bússola! Elas não deixam você se perder do seu objetivo.

Faça listas de destinos, de hotéis, de passeios e até do que levar na mala. Pense nas adversidades que podem ocorrer quando você está em um local desconhecido!

As atividades que precisam ser realizadas antes e depois de viajar precisam ser anotadas, para que você possa manter o foco e não ter gastos financeiros maiores dos que os previstos.

Juntar dinheiro

É claro que juntar dinheiro é um passo óbvio para realizar uma viagem, mas precisamos ressaltar aqui a importância de se fazer isso de forma organizada e a longo prazo, para estar ajustado com sua renda mensal.

Não se esqueça de que viajar exige, além de disposição, muita organização financeira e muito comprometimento com as finanças. Seja em lugares pelo Brasil, seja em uma viagem pelo mundo, é preciso estudar as possibilidades.

Por exemplo, se você deseja realizar uma viagem em 1 ano, você pode optar por uma aplicação financeira de médio prazo e, ao final desse período, resgatar a quantia suficiente para realizar seus objetivos.

Já imaginou? Além de ter dinheiro suficiente para viajar, ainda dispor de rendimentos para demais eventualidades que surgirem? Se você é do perfil econômico ou do perfil ostentação, investir em uma aplicação desse tipo é o ideal.

Se você pretende viajar ou realizar qualquer outro objetivo de vida, o Sofisa Direto tem as melhores opções em investimentos e, ainda, te auxiliará com materiais educativos, como este blog post sobre Como investir dinheiro na bolsa de valores da maneira certa.

O que é movimentação financeira  e como funcionam nos bancos

COMENTÁRIOS