logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Fazer investimentos é uma das melhores maneiras de alcançar estabilidade financeira ao longo dos anos. Garantir uma boa aposentadoria, conseguir a casa própria, comprar um carro. Se você souber aplicar os seus recursos corretamente, poderá aumentar rendimentos de qualquer produto sem grande dificuldade. A questão é: como alcançar esse resultado?

À primeira vista, pode parecer uma tarefa difícil. Porém, se a sua estratégia for bem elaborada, é possível conseguir o máximo de retorno para todos os seus investimentos. Mesmo que você seja novo nessa prática, não é necessário começar com valores muitos altos.

Para ajudá-lo, trouxemos aqui 7 estratégias que você pode seguir a fim de aumentar rendimentos em suas aplicações. Acompanhe!

1. Fique atento às oportunidades do mercado

A rentabilidade de um investimento flutua de acordo com as condições do mercado. Mesmo aplicações de Renda Fixa podem ter pequenas variações ao longo do tempo. Isso significa que, para obter o maior retorno possível em determinado período, você precisa saber quais são os produtos que oferecem melhor resultado naquele momento.

Identificar essas oportunidades não é tão complicado quanto aparenta: em muitos casos, basta ler os dados de rentabilidade e o período de aplicação de cada modalidade disponível. Faça algumas contas e vai ver qual tem o melhor rendimento percentual de acordo com as condições. Basta ter em mente o tempo que você está disposto a esperar e o quanto tem para investir.

2. Comece com algo mais seguro

Um erro que vários investidores novatos cometem é tentar aumentar rendimentos convertendo todo o seu capital para aplicações de alto risco e retorno. Em alguns casos, meses ou anos de economia são jogados em uma bolsa ou aplicação imobiliária por alguém que nem tem conhecimento aprofundado sobre o mercado financeiro.

Se está começando agora, pense duas vezes antes de buscar uma aplicação mais alta. Produtos de Renda Fixa, como o CDB, LCI ou LCA, serão melhores a princípio. Você não precisa começar direto como um grande investidor. Basta manter a disciplina com as suas finanças e continuar aprendendo tanto quanto possível sobre o tema.

3. Diversifique a sua carteira de investimentos

Sabe aquele velho ditado que diz que “você nunca deve colocar todos os seus ovos em um único cesto”? A ideia é que, se esse cesto cair, todos os ovos serão perdidos. A mesma lógica vale para as aplicações financeiras, e essa precaução já ajudou a salvar o orçamento de muitas pessoas.

E como adotar essa estratégia? Simples: em vez de investir todo o seu dinheiro no mesmo produto, seja ele de Renda Fixa ou Variável, você pode distribuir uma porcentagem dos seus recursos para cada um. Dessa forma, se um deles passar por uma baixa ou mesmo falir, não vai ter que se preocupar em afundar junto.

Nova call to action

4. Tenha metas e prazos

Quando alguém fala em aumentar rendimentos, geralmente fala em termos bem genéricos, sem estabelecer um valor específico ou tempo limite. Essa é a diferença entre os grandes investidores e os medianos. Em vez de pensar em “ganhar mais em algum momento” eles pensam em “ganhar X a mais dentro de Y meses”.

Antes de planejar a sua aplicação em si, tenha em mente um objetivo para todo esse rendimento. Quer uma aposentadoria confortável? Guardar dinheiro para a família? Comprar um carro? Dar entrada na casa própria? Criar um fundo de emergência? Em seguida, se pergunte: quanto é preciso acumular e o tempo que você tem para alcançar a sua meta? Esses dados serão muito úteis na hora de escolher as modalidades certas para o seu perfil.

5. Mantenha o seu orçamento pessoal sob controle

Mesmo que consiga dobrar ou triplicar o rendimento das suas aplicações, isso não vai adiantar de nada se tiver que gastar tudo apenas para fechar as contas. Isso considerando que você não tenha acumulado mais dívidas do que lucros. Se as suas despesas pessoais não estiverem sob controle quando começar a investir, os resultados nunca serão suficientes.

Se você tem alguma dificuldade para controlar o seu orçamento, é melhor investir em educação financeira antes de aplicações. Montar um balancete mensal, separar uma porcentagem para o seu fundo de emergência, só gastar o excedente depois de pagar as despesas regulares etc. Melhor aprender a lidar com coisas menores antes de partir para as maiores.

6. Tome riscos com responsabilidade

Em muitos casos, o caminho para aumentar rendimentos das suas aplicações também envolve algum risco de perda. Isso faz parte do mundo dos investimentos e você vai ter que aprender a lidar com isso se quiser aproveitar os lucros. Porém, isso não significa que deve pular de cabeça sem pensar em onde pode cair — ou sem ter um capacete.

Pergunte a qualquer investidor experiente sobre o seu processo de tomada de decisão. Ele provavelmente vai falar sobre a avaliação de risco, calculando o quanto de retorno é obtido diante da probabilidade de perda. Dependendo da relação entre os dois, a possibilidade de ganho pode valer a pena. E se você diversificar a sua carteira, como mencionamos acima, o seu orçamento será menos comprometido.

7. Busque a ajuda de um banco de confiança

Mesmo com todas essas estratégias, lidar com investimentos ainda pode ser uma tarefa um pouco complexa. A quantidade de regras e números a serem avaliados talvez seja mais do que uma pessoa comum consegue dar conta com uma calculadora. Nessas horas, o melhor é ter o auxílio do seu banco.

Vale lembrar aqui que o sucesso dos seus investimentos também é o sucesso da instituição financeira. Com um pouco de pesquisa, você pode encontrar um banco que forneça toda a orientação necessária e ainda apresente as melhores taxas de manutenção e retorno para a sua aplicação. Alguns, inclusive, podem ser bancos online, permitindo um acesso completamente por meio da internet e te poupando ainda mais tempo.

Agora que você conhece essas estratégias, pode começar a aumentar rendimentos em suas aplicações. Quer ver outras informações úteis para ajudá-lo a elevar os seus lucros? Então acesse o nosso artigo sobre planos de investimentos e descubra como elaborar o seu!

Nova call to action

Comentários