Liquidez é um termo muito utilizado quando falamos em investimentos. Afinal, ela é um dos três grandes pilares que regem o mundo dos investimentos. Hoje, vamos falar de liquidez no vencimento e entrar um pouquinho no que é liquidez diária, assim, você não terá mais dúvidas sobre este tema! Vamos lá?
A liquidez está relacionada com a disponibilidade do ativo que você aplicou. O que isso quer dizer? Liquidez nada mais é do que o tempo que o seu ativo leva para se transformar em dinheiro.
Quanto maior a liquidez do seu investimento, mais facilidade e agilidade o seu ativo tem de se tornar dinheiro, em outras palavras: quanto mais rápido você conseguir resgatar a sua aplicação, mais liquidez ela terá.
Aqui vai um exemplo para te ajudar a visualizar melhor a situação:
Acontece que você queria muito o morango. O que você pode fazer nessa situação? Tirar o dinheiro da conta em um caixa eletrônico ou fazer um PIX para ela e pagar os morangos, certo?
Considere a conta-corrente como um ativo de altíssima liquidez, pois o dinheiro estava na conta e você poderia usá-lo a qualquer momento. Entendeu?
Agora, imagine que você tenha um imóvel à venda, não é tão fácil assim de vender, né? O valor do imóvel talvez precise ser negociado, pode ser que você invista em anúncios ou em uma imobiliária. Se estiver muito tempo no mercado, talvez seja o caso de reduzir o valor, já pensou nisso?
Pois bem, considere o imóvel um ativo de baixa liquidez, tanto pelo valor ser alto quanto pelo fato de você querer o dinheiro da venda e não poder contar com ele na hora que você quiser. Existe um processo por trás disso, e quanto mais rápido você quiser concretizar a venda, talvez, mais baixo terá que ser o valor do imóvel. Certo?
Quando falamos em liquidez, precisamos entender como ela funciona, afinal, na hora de fazer o seu planejamento financeiro, é importante ter em mente os valores que você tem investidos, bem como quando poderá acessá-los.
Todo investimento financeiro é acompanhado de uma sigla: D+N, o "D" é a data em que a solicitação foi feita e "N" é a quantidade de dias úteis para que o resgate seja processado na “data de liquidação”.
Nesse cenário, podemos dizer que:
Além dos "D+", também existe a liquidez no vencimento, quando o dinheiro investido estiver em produtos com liquidez no vencimento, significa que ele possui um prazo específico para o vencimento. Aqui, é o caso de muitas LCAs, LCIs, CDBs e etc.
Faça uma nota mental sobre as coisas que você precisa prestar atenção na hora de escolher os tipos de investimentos para compor a sua carteira:
Via de regra, quanto maior o prazo para resgate, menor a liquidez. Lembra do exemplo que demos do apartamento? Então, é exatamente isso.
Veja também:
Bom, já deu para notar que quando estamos falando de reserva de emergência, a melhor solução é o investimento com liquidez diária, certo? Mas e a liquidez no vencimento? Quais são as vantagens e desvantagens?
Uma das desvantagens dos investimentos com liquidez no vencimento é que você não pode ter acesso a ele a qualquer momento. Como mencionamos anteriormente, os investimentos nessa categoria não podem ser resgatados. O que isso significa?
No dia 01/12/2021, você escolheu investir em um CDB com vencimento em 01/12/2024.
Entre a data que você fez o investimento e a data de vencimento, você não poderá resgatar o valor investido. Por isso, falamos que o investimento possui liquidez no vencimento, após esta data, o dinheiro será automaticamente resgatado e transferido para a sua conta.
Embora esta seja uma desvantagem não poder resgatar o dinheiro a qualquer momento, ela não é tão ruim assim! Justamente por possuir o período de carência, o valor investido costuma ter um "bônus", que é maior rentabilidade com comparação aos produtos da mesma categoria com liquidez diária.
Logo, esse tipo de investimento te ajuda a alcançar outros objetivos a longo prazo, talvez fazer uma viagem, trocar de carro ou criar a sua previdência privada.
Por exemplo: que tal planejar a sua próxima viagem para daqui a 12 meses? Nesse caso, você pode investir em um CDB com liquidez no vencimento onde a data do resgate seja daqui a 24 meses. Coincidindo as duas datas, você já sabe que quando chegar a data da viagem, terá este valor para usar.
Ah, o mais importante: não esqueça de verificar o prazo de resgate! Não vai deixar para pedir o resgate da sua aplicação no CDB (ou em outro ativo) na data da viagem e descobrir que precisava de D+20 para receber o valor, hein? Todas estas informações o seu banco de investimento deve fornecer no ato da aplicação. Ok? Preste atenção nesses detalhes.
Depende do seu momento de vida e dos seus objetivos. Não existe o certo ou o errado quando falamos em produtos para investir.
Qual é o seu objetivo hoje? Montar a sua reserva de emergência? Voltar a estudar? Comprar uma casa?
Ao definir as suas metas e objetivos, você terá mais facilidade em escolher o melhor investimento com o tipo de liquidez que mais se encaixa nos seus planos.
Ah, e se você precisar de ajuda, conte com a gente! Ao baixar o aplicativo do Sofisa Direto, você pode fazer o teste gratuito e descobrir o seu perfil de investidor e contar com a ajuda do nosso Robô de Investimentos para escolher as melhores opções de investimentos para você.
Aproveite para conferir as 5 dicas para montar a sua carteira de investimentos que colocamos para você aqui no nosso blog!