Blog do Sofisa Direto

Second hand: O que é, e como pode te ajudar financeiramente

Escrito por Sofisa Direto | 22/11/2022 13:28:53

Second hand é uma forma de comércio no qual você negocia bens usados. Simples assim, essa prática durante muito tempo foi considerada inadequada, e hoje é uma grande tendência mercadológica sustentável.

A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2022 (COP 27), que acabou de acontecer no Egito, contou com a participação de vários líderes mundiais com o objetivo de encontrar soluções para os problemas climáticos que assolam o planeta.

E questões como o clima e sustentabilidade estão extremamente ligadas ao consumo de bens duráveis e não duráveis no mundo e isso pode ser uma boa oportunidade para ampliar seus horizontes enquanto investidor. 

Entenda o que é second hand, como esse mercado tem sido associado à sustentabilidade, aos benefícios da reciclagem e também como pode ser uma ótima oportunidade de negócio!

O que é Second Hand?
Second hand e sustentabilidade
Por que comprar moda second hand?
Melhores preços
Valorização dos microempreendedores
Consumo consciente já!
Mercado de bens usados: um bom negócio
Conheça alguns brechós on line
Enjoei
Repassa
Troc

Tema muito interessante e relevante no momento atual! Excelente leitura!

O que é Second Hand?

Second hand é um termo em inglês para designar o comércio de bens de segunda mão! Grandes marcas, sites especializados com curadoria vintage e pessoas em páginas pessoais têm aderido a esse novo negócio.

Gucci, Jean Paul Gaultier e Mulberry, são algumas das marcas que têm investido nesse modelo de negócio e por meio de uma boa curadoria, fazem a restauração e customização das peças e vendem suas peças mais raras.

Para descontrair e entender como os artigos de segunda mão podem ser um grande sucesso, não deixe de assistir a série Girlboss, que é inspirada no best seller norte-americano de mesmo nome.

A série conta a história da rebelde Sophia Amoruso, que falida e sem perspectiva, resolve mudar os rumos de sua vida, depois que encontra uma jaqueta vintage em um brechó por um ótimo preço e percebe que na verdade, é uma relíquia e vale muito mais!

Tanto comprar quanto vender peças second hand faz parte de uma economia circular em que há uma pequena redução dos efeitos negativos no meio ambiente, e alguns bons benefícios para quem deseja mudar o mindset de consumo.

Second hand e sustentabilidade

Uma andorinha só não faz verão, mas mudar hábitos de consumo pode proporcionar muitos benefícios, e principalmente ao seu bolso, e second hand e sustentabilidade têm tudo a ver.

É bem verdade que ao longo dos anos já adquirimos alguns hábitos até mesmo de forma inconsciente, mas que geram grande impacto social, por exemplo: a redução de impressões e o descarte seletivo do lixo.

Mas, as preocupações com o meio ambiente nunca é demais e por isso que precisamos repensar a cada dia quais os movimentos  precisam ser feitos individualmente para a construção de um futuro diferente.

Conheça agora alguns motivos para conhecer o mercado de artigos de segunda mão!

Por que comprar moda second hand?

Melhores preços, questões ambientais e valorização de mercados locais, são apenas alguns dos motivos para comprar no mercado de usados e você vai entender um a um de forma mais clara.

Melhores preços

Você encontra os melhores preços de peças que você gostaria muito de ter, mas que pareciam inacessíveis. 

Por exemplo, já pensou em adquirir uma peça dos anos 1980 de uma marca que já não existe e que tem altíssima qualidade?

Esse é o tipo de investimento que você garante ao adquirir produtos usados. Não esqueça dos artigos de luxo, como bolsas da Chanel Victor Hugo, que são clássicos ostentados no mundo da moda. 

Valorização dos microempreendedores

Em muitas cidades acontecem feiras e organizações colaborativas, em que as pessoas levam artigos de segunda mão para vender.

Há também aquelas que criam lojinhas on-line para realizar negociações, seja como fonte de renda exclusiva, seja para ampliar sua remuneração mensal.

Por isso, vale a pena pensar nesta modalidade de negócio como um meio de adquirir bens com menores preços e ainda contribuir com a comunidade local.

Consumo consciente já!

Atualmente, é mais do que necessário mudar a forma como consumimos. Muitas empresas têm reunido forças para ampliar suas ações no sentido de melhorar suas práticas e políticas como um modo de atenuar os impactos provocados no meio ambiente.

Sejam por aplicações de estratégias de organização com base na Governança ambiental, social e corporativa (ESG) ou por outros motivos.

Para saber onde estão os melhores negócios e investimentos, é preciso estudar e conhecer o máximo de possibilidades possível! Você sabe as principais diferenças entre Certificado de Depósito Bancário (CDB) e Poupança? Descubra agora mesmo neste e-book.

Leia também:

Mercado de bens usados: um bom negócio

Segundo pesquisas da GlobalData, os valores de negócios enquadrados como second hand foram de aproximadamente US$ 24 bilhões em 2019 e a projeção é de que movimente cerca de US$ 51 bilhões em 2025.

Na Revista Elle, trata o second hand como, "uma atividade que poderia ser considerada o avesso da produção de luxo", entretanto, "tornou-se uma ótima oportunidade de negócio".

Além de ser um bom negócio para quem compra, os negócios relacionados a second hand são muito lucrativos para quem deseja obter um negócio próprio ou até mesmo ter uma segunda renda.

E como esse passou a ser um negócio muito lucrativo, vamos te apresentar algumas possibilidades de compartilhar suas próprias relíquias por meio de sites totalmente colaborativos! 

Conheça alguns brechós on line

Enjoei

O Enjoei é um espaço colaborativo e diga-se de passagem com uma abordagem divertida. Nele, você encontrará roupas, sapatos e acessórios de várias marcas, sejam elas de luxo ou não.

É um ambiente em que você tanto pode vender quanto comprar e fazer bons negócios repassando uma peça que não lhe agrada mais, e que com uma boa curadoria, poderá lhe render um bom dinheiro!

Isso engloba peças raras, artigos fora do mercado, como máquinas fotográficas e de datilografar, itens de colecionador, entre outros! 

Se você é detentor de alguns itens como esses, pode estar perdendo uma grande oportunidade de ganhar uma renda extra e de forma muito prática e segura.

Repassa

Repassa é um meio de venda colaborativo, como o Enjoei, e tem ocupado o marketplace de lojas convencionais.

Você encontrará também a possibilidade de vender suas peças usadas e garantir uma renda extra no final do mês.

Neste espaço, você, além de comprar e vender peças second hand,  também pode participar de uma solidária com alguma instituição de caridade ou organizações não governamentais (ONGs).

Troc

Troc é um dos maiores brechós on-line, e inclusive possui um setor só com peças de luxo. Das três indicações que temos aqui, essa é a que tem um grande destaque para artigos de luxo, inclusive uma seção só para eles.

A Troc também tem uma grande variedade de lojinhas e assim como nas outras opções que sugerimos acima, você também pode vender e comprar.

Um destaque para esse empreendimento é o fato de eles terem uma grande preocupação com o meio ambiente e sobre os impactos provocados pelo comércio convencional de confecções e acessórios correlacionados.

Se você não tem um perfil empreendedor, pode ser que essa seja uma outra alternativa com o mundo dos investimentos!

Os investimentos podem ser ótimas opções para fazer seu dinheiro render e você pode conhecer aos poucos, lendo artigos e se dedicando a compreender esse universo.

O Banco Sofisa Direto deseja te auxiliar em sua jornada investidora e por isso compartilha com você um artigo sobre investimentos no exterior e algumas curiosidades.