Investir no exterior: 3 curiosidades que você precisa saber antes de começar
por: Sofisa Direto
investir no exterior
27 de Outubro de 2022
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Investir na bolsa de valores é um grande mistério para a maioria das pessoas. Investir no exterior é um enigma ainda maior, pois tanto a funcionalidade das diferentes bolsas de valores quanto os tipos de investimentos variam muito entre os países.
Realizar aplicações financeiras vão para além de investir em títulos de Renda Fixa, e Renda Variável e Fundos de Investimentos Imobiliários ou até de comprar dólares. Existe um universo de investimentos para que você possa explorar.
Quanto mais informações você obtiver sobre as particularidades dos mercados financeiros internacionais, melhores escolhas você fará para ter uma carteira de investimentos rentável e que esteja de acordo com aquilo que o investidor deve escolher para si.
Neste post, você verá 3 curiosidades essenciais para fazer investimentos no exterior com segurança. Inicialmente, vamos falar dos dias em que é possível investir, em seguida sobre abertura de contas e, finalmente, uma lista com as maiores bolsas de valores internacionais.
É possível investir no exterior todos os dias da semana
É preciso declarar investimentos no exterior
Carnê Leão
7 maiores bolsas internacionais
New York Stock Exchange
National Association of Securities Dealers Automated Quotations
Tokyo Stock Exchange
Shanghai Stock Exchange
Hong Kong Stock Exchange
Euronext
Bombay Stock Exchange
Você não pode perder essas curiosidades! Elas são fundamentais para a realização de boas aplicações financeiras aqui no Brasil e no exterior! Excelente leitura!
É possível investir no exterior todos os dias da semana
Aqui no Brasil, existem dias e horários bem definidos para investir na bolsa de valores, que em geral acontece de segunda-feira à sexta-feira, começando às 10 horas e terminando às 17 horas.
Além disso, o Brasil tem como parâmetro de calendário a bolsa norte-americana, que vai variar de acordo com os feriados de lá e influencia totalmente nas negociações nacionais.
Como cada país se encontra em um fuso horário diferente, nos outros países, a bolsa de valores funciona em horários completamente diferentes. Isso também é possível por meio do after market.
Você sabia?
Que para investir na bolsa fora do horário comercial, você pode operar no after market?
O after market é um horário extra em que as operações com investimentos podem ser realizadas fora do horário de negociação comum.
É uma boa oportunidade para pequenos e médios investidores, que estão no começo de sua jornada e que não conseguem acompanhar os pregões em horários ordinários.
Ampliando os mercados e os horários de negociação, você poderá alcançar muitas oportunidades, mesmo com algum custo de aquisição, para realizar investimentos de modalidades diferentes, de acordo com seu perfil e com seu momento de vida.
Não devemos nos esquecer que todas as bolsas funcionam em dias úteis, ou seja, de segunda a sexta, mas em horários diferentes, em decorrência do fuso horário.
É preciso declarar investimentos no exterior
Apesar de não precisar se preocupar em contratar uma corretora fora do país para poder investir em dólar, você ainda terá de se preocupar em como declarar investimentos no exterior na declaração do imposto de renda de PF (Pessoa Física).
Caso você obtenha valores mobiliários oriundos de ganho de capital e rendimentos ou dividendos, o indicado a fazer é declarar aplicações financeiras pelo valor investido, com o câmbio do dia do investimento.
O saldo está vinculado à variação cambial e não ocorrendo novas operações de compra ou venda ou resgates, o valor do rendimento se mantém o mesmo. O que varia é justamente o câmbio na hora do resgate ou da liquidação do título, se foram auferidos em reais.
Carnê Leão
Os rendimentos tributáveis recebidos de PF obtidos por meio de investimentos no exterior devem ser declarados e recebidos os devidos impostos no Carnê Leão, que é um programa disponibilizado pela Receita Federal do Brasil para auto declaração mensal, cada vez que existir uma transação.
Os valores recebidos de pessoa física do exterior devem ficar na aba “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/exterior”. No fim do ano, basta importar as informações do Carnê Leão para o Programa de Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF)
A terceira e última curiosidade é sobre as maiores bolsas de valores internacionais e que você precisa conhecer um pouco antes de começar a investir fora do país.
Investir demanda tempo e dedicação, não é mesmo? Por isso, o Banco Sofisa Direto, seu banco digital de investimentos, está sempre preocupado em proporcionar conteúdos que te auxiliem a investir!
Veja também:
- Plano de investimento: o que é e como montar um?
- 7 maneiras de ganhar renda extra nas férias;
- Planejamento financeiro familiar: saiba como fazer.
7 maiores bolsas internacionais
Conheça agora as 7 maiores bolsas internacionais e fique por dentro das principais características de cada uma delas.
1. New York Stock Exchange
A New York Stock Exchange (NYSE) é a maior bolsa de valores do mundo e situa-se em Manhattan, nos Estados Unidos. Foi fundada em 1972 e nela é possível negociar os principais papéis de empresas norte-americanas.
Algumas das grandes empresas são: Berkshire Hathaway, Alibaba, Johnson & Johnson, JPMorgan Chase e Visa, e não para por aqui. Com potencial astronômico, pode chegar a 30 trilhões de dólares em capitalização e uma movimentação mensal de aproximadamente 1,5 trilhão de dólares.
2. National Association of Securities Dealers Automated Quotations
A National Association of Securities Dealers Automated Quotations
(NASDAQ) é também uma bolsa de valores americana, cuja sede fica em Nova Iorque e tem índices que ultrapassam 3 mil empresas.
Se seu foco é em tecnologia, na NASDAQ, existem muitos papéis de empresas como Apple, Google, Facebook, e muitas outras empresas desse ramo.
É a segunda maior bolsa norte-americana e os números são: 10,8 trilhões de dólares de capitalização de mercado e volume mensal de 1,3 trilhão de dólares em negociações.
3. Tokyo Stock Exchange
Do outro lado do pacífico, a Tokyo Stock Exchange (Bolsa de Tóquio), já tem mais de 150 anos, e negocia ativos de empresas conhecidas mundialmente, como Toyota Motor, Softbank, Nippon Telegraph & Telephone, Keyence e NTT Docomo.
Uma bolsa com grande valor e ocupa o terceiro lugar no mundo em termos de capitalização e movimentação financeira. Sua capitalização de mercado é estimada em 5,6 trilhões de dólares e movimenta, mensalmente, cerca de 480 bilhões de dólares.
4. Shanghai Stock Exchange
A Shanghai Stock Exchange é a bolsa de valores da China, e é uma das maiores bolsas do mundo oriental. Uma das mais antigas, fundada em 1891, a Bolsa de Xangai mudou muitas vezes de formato até chegar no modelo atual.
Com 4 trilhões em capitalização, negocia cerca de 536 bilhões de dólares todos os meses. Algumas empresas como Petrochina, Agricultural Bank of China e Bank of China fazem parte do portfólio de ações da bolsa de valores de Xangai.
5. Hong Kong Stock Exchange
Após a conquista de sua autonomia, Hong Kong criou sua própria bolsa de valores em 1891 e desde 1986 assumiu um novo formato. A sua capitalização é de quase 4 trilhões em ativos.
As negociações acontecem na casa dos 182 bilhões de dólares, e com valores tão significativos, é a 3ª maior bolsa da Ásia. As principais companhias negociadas são: China Mobile, AIA e Sun Hung Kai Properties.
6. Euronext
A Euronext, como o próprio nome sugere, é uma bolsa de valores composta por diferentes mercados da Europa. Ela opera em Amsterdã, Bruxelas, Londres, Lisboa, Dublin, Oslo e Paris.
Sua capitalização de mercado fica em cerca de 3,9 trilhões de dólares e que tem a potencial negociação de 174 bilhões de dólares por mês. Dentre as principais companhias negociadas na Euronext estão: Anheuser-Busch InBev, Total, L’Oréal e Sanofi.
7. Bombay Stock Exchange
Para finalizar essa lista de bolsas, apresentamos a Bombay Stock Exchange, bolsa de valores de Mumbai, na Índia. Tem aproximadamente 2 trilhões de dólares capitalizados e 210 bilhões negociados, todos os meses.
Representa uma das maiores bolsas da Índia e negocia mais de 5 mil empresas. Entre as principais companhias estão: Tata Consultancy Services, HDFC Bank e Hindustan Unilever.
Estas são apenas algumas das muitas opções de bolsas para diversificar sua carteira de investimentos e é necessário descobrir sobre os melhores investimentos de acordo com as condições do mercado.
Estudar é sempre a primeira via para tomar boas decisões e escolher como investir da melhor forma! Entenda como a educação é considerada um investimento no Blog do Sofisa Direto!
COMENTÁRIOS