Blog do Sofisa Direto

Quais são os custos de investir em Fundos Imobiliários?

Escrito por Sofisa Direto | 12/06/2023 13:00:01

Que tal começar a investir em fundos imobiliários e começar a viver de renda? Apesar de ser uma proposta tentadora, há muitas informações que você precisa saber antes de começar a fazer esse tipo de investimento. 

Há muitas vantagens em fundos de investimentos imobiliários, mas existem muitos indicadores que facilitam sua escolha de acordo com a sua condição financeira, e é claro, com seu perfil de investidor. 

Confira também os principais custos e como investir em fundos imobiliários, assim como escolher os melhores fundos para começar a diversificação da sua carteira de investimentos. 

O que você vai ver nesse post?

Por que investir em Fundos Imobiliários?
Vantagens de investir em FIIs
Dividendos atrativos e recorrentes
Baixa volatilidade
Você conhece o Índice IFIX?
Maior liquidez
Isenção de Imposto de Renda nos rendimentos
Alta diversificação da carteira
Quais os principais custos de investir em Fundos Imobiliários
Como escolher os melhores Fundos Imobiliários
Vacância
Diversidade
Gestão do Fundo
Rendimentos
Liquidez

Leia até o final e comece a investir! 

Por que investir em Fundos Imobiliários?

Os Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) são uma classe de investimento de renda variável que funciona como um condomínio, onde um conjunto de pessoas se reúne para investir em uma mesma classe de ativos, no caso, ativos imobiliários.   

Isso significa que você pode adquirir cotas de um fundo, e ganha dinheiro com a valorização das mesmas ou com a distribuição dos rendimentos pelo administrador deste fundo. 

É uma alternativa para quem quer investir em imóveis, mas não tem recursos suficientes para comprar uma casa ou um apartamento. Além de ser muito menos burocrático, pode ser extremamente rentável. Confira as vantagens de investir em FIIs. 

Vantagens de investir em FIIs 

Investir em imóveis é uma das práticas mais bem vistas quando o assunto é viver de renda! Afinal, os imóveis normalmente oferecem retornos menos voláteis e apesar da baixa liquidez, são uma fonte de renda segura. 

Mas nem sempre é possível adquirir um imóvel e por isso, investir em Fundos Imobiliários é uma boa alternativa para quem deseja realizar aplicações financeiras e não sabe por onde começar. Conheça 5 vantagens desse tipo de investimento. 

Dividendos atrativos e recorrentes 

Os dividendos são os lucros obtidos pelos acionistas de uma empresa. Nesse caso, eles correspondem ao valor que os cotistas vão receber pela sua participação no fundo.  

A remuneração dos dividendos é em geral superior aos valores pagos em outros tipos de ativos negociados na Bolsa. Além disso, geralmente esses dividendos são pagos mensalmente, podendo fazer diferença na renda mensal do investidor, representando assim uma grande vantagem.  

Baixa volatilidade 

Uma outra vantagem é que esses fundos possuem uma volatilidade menor em comparação com outros ativos da bolsa como ações, por exemplo.  

É possível acompanhar o comportamento médio desses fundos através do índice IFIX, que é composto pelos Fundos Imobiliários negociados em bolsa e serve como um referencial do comportamento desses ativos.

Leia também:

Você conhece o Índice IFIX?

 

O Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários foi criado com o objetivo de medir o desempenho médio das cotações de fundos de investimentos imobiliários. 

Para compor o IFIX, o ativo deve estar classificado como elegível, vigente em 3 carteiras anteriores, em ordem decrescente de Índice de Negociabilidade, representando 99% do somatório total dos indicadores. 

Deve ainda estar presente em cerca de 60% nos pregões, no mesmo período de vigência de 3 carteiras anteriores, e não podem ser classificados como Penny Stock, tendo cotação inferior a R$ 1. 

Maior liquidez

Falar em liquidez é pensar na facilidade de realizar transações financeiras que os ativos proporcionam. Se você consegue comprar e vender facilmente uma cota, isso significa que ela tem alta liquidez. 

Imóveis físicos são em geral muito difíceis de serem vendidos, por conta dos altos valores e da burocracia em torno desses investimentos. 

Ao contrário, os FIIs, podem ser facilmente negociados e isso representa uma grande vantagem frente a outras modalidades de aplicações no setor imobiliário.  

Isenção de Imposto de Renda nos rendimentos 

O investidor pessoa física que possui cotas de FIIs precisa declarar seus investimentos no Imposto de Renda (IR), mas não precisa pagar o IR sobre seus dividendos, mas apenas se:  

  • O fundo do qual você participa tiver no mínimo 50 cotistas; 
  • As cotas sejam negociadas em bolsa de valores ou no mercado de balcão organizado; e 
  • A quantidade de cotas do investidor não exceda 10% do total de cotas do fundo. 

Alta diversificação da carteira  

Quando você investe em Fundos Imobiliários, automaticamente você está ampliando a sua capacidade de diversificação da carteira de investimentos.  

Conhecendo bem o mercado e outras modalidades de títulos e aplicações, é possível investir em uma diversidade de imóveis e obter rendimentos com o menor risco possível.   

Se você já sabe como investir em ações, já sabe que nunca é demais se dedicar aos estudos e se inserir no universo do mercado financeiro. Aprenda o Bê-a-bá da Bolsa de Valores sem complicações e comece a investir hoje mesmo com o Banco Sofisa Direto! 

Quais os principais custos de investir em Fundos Imobiliários

Nem só de vantagens são feitos os investimentos em Fundos Imobiliários. Há também alguns custos considerados administrativos e é importante você se certificar antes de contratar os serviços de uma corretora. 

A taxa administrativa varia de acordo com o valor das cotas e representa a remuneração do administrador do fundo, que faz o gerenciamento e organiza a burocracia em torno do investimento. 

Geralmente, as taxas de administração variam entre 0,25% e 2% ao ano sobre o patrimônio líquido ou o valor de mercado do fundo.  

Há ainda a possibilidade de pagamento de uma taxa de performance para o administrador. Essa taxa é paga conforme o desempenho do fundo, em caso de exceder a meta estabelecida para os cotistas. 

Como escolher os melhores Fundos Imobiliários 

Existem vários tipos de fundos imobiliários e geralmente são classificados pelos tipos de ativos em que são feitos os investimentos. Os principais tipo são:  

  • Fundos de Tijolo 
  • Fundos de Papel 
  • Fundos de Fundo 
  • Fundos Híbridos 

Os fundos de tijolo são aqueles que investem em imóveis que foram construídos e os rendimentos são oriundos dos aluguéis. Podem ser escritórios, prédios residenciais, shopping centers, galpões, entre outros. 

Já os fundos de papel investem em títulos do mercado imobiliário e você os reconhece como Letras de Crédito (LC) e Letras Hipotecárias (LH). Há também os Fundos de Fundo, que investem em cotas de outros fundos imobiliários. 

Os Fundos Híbridos podem investir em mais de uma modalidade de ativos (por exemplo, em papéis lastreados em ativos imobiliários e em imóveis físicos). 

Agora que você já sabe o que é um fundo de investimento imobiliário, as principais vantagens nesse tipo de aplicação e os custos, entenda agora como escolher os melhores fundos imobiliários

Para escolher os melhores FIIs disponíveis no mercado, é muito importante entender alguns indicadores, que lhe ajudarão a tomar a melhor decisão de acordo com seus objetivos de vida e com seu perfil de investidor

Vacância 

A vacância é uma taxa que informa o nível de ocupação de um imóvel. Então, se ele tem uma alta taxa de vacância, significa que ele tem um número alto de imóveis desocupados.  

Se atente também à quantidade de imóveis que estão na área do investimento e não se deixe levar apenas por informações numéricas. É importante saber todas as informações possíveis antes de tomar uma decisão. 

Diversidade 

Veja as diversas possibilidades de fundos de investimentos que você pode adquirir, e diversificar a sua carteira.  

Dessa forma, você tem acesso a vários tipos de imóveis e com rendimentos diferenciados, sempre buscando se informar sobre os rendimentos oferecidos e a liquidez dos fundos. 

Gestão do Fundo 

A boa gestão de um fundo implica nos seus ganhos diretamente, assim como nas taxas de administração que você terá que pagar pela administração. 

Rendimentos 

Antes de escolher o melhor fundo imobiliário, não deixe de se atentar aos rendimentos, mas principalmente aos custos que você terá ao adquirir determinadas cotas. 

É sempre importante verificar o custo-benefício de cada aplicação assim como acompanhar o Índice IFIX, para saber a rentabilidade da cota, justamente por ser um indicador bastante confiável.  

Liquidez  

Você já sabe o que significa liquidez e por isso, esse deve ser um dos principais fatores a serem observados antes de começar a investir. Quanto mais rápido você precisar do dinheiro investido, mais liquidez sua aplicação financeira terá que ter. 

Se você deseja começar a investir em Fundos imobiliários, a Corretora Sofisa Direto pode te ajudar nessa jornada! Após a definição do seu perfil de investidor, tenha acesso a uma assessoria especializada e com taxa zero de corretagem!