logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Quem nunca teve dúvida sobre como resgatar dinheiro do fundo de investimentos? Essa informação é extremamente relevante na hora de escolher um fundo para investir, afinal, em algum momento você pode precisar resgatar o seu valor investido, seja para investir em um outro fundo ou para realizar algum objetivo (como comprar algo que você queira).Pensando nisso, vamos explicar melhor como funciona o resgate, para que você possa ficar em paz e investir em fundos de investimentos com tranquilidade.

Como resgatar dinheiro do fundo de investimentos?

Bom, fundos de investimentos são bem conhecidos pelo mercado. Trata-se de um conjunto de investimentos independentes onde você é o dono de uma cota e um gestor especialista faz a gestão do dinheiro.  

Uma das vantagens de investir em fundo de investimento é que você consegue diversificar as aplicações da sua carteira e pode conseguir melhores rendimentos. Dentro da categoria de fundo de investimentos, temos os Fundos de Multimercado, Fundos de Renda Fixa, Fundos de Ações e Fundos Cambiais. 

Válido destacar que os Fundos de Investimentos não são assegurados pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos), então é extremamente importante escolher uma instituição idônea e segura para investir com segurança. 

Sempre é bom lembrar que não existe investimento ideal, existe a carteira de investimentos adequada para o seu momento e para os seus objetivos, isso não é diferente quando falamos em resgate. 

Por que isso é tão importante? Se o dinheiro que você está investindo é o da sua reserva de emergência por exemplo, não adianta investir em fundos D+30 (investimentos onde o recurso só cairá na sua conta após 30 dias), afinal, se acontecer uma emergência, você precisará de um resgate imediato. Logo, saber entender como resgatar os seus investimentos deve ser uma das primeiras informações que você deve ver. 

Como funciona o processo de resgate?

É muito mais simples do que parece, e a primeira coisa que você precisa saber sobre o prazo de resgate é:

Prazo de resgate = tempo de cotização + tempo de liquidação

E o que isso significa? Que o prazo de resgate está diretamente relacionado ao processo de cotização e liquidação do seu investimento. 

Tempo de cotização

É o tempo demandado para transformar a sua cota de investimento em dinheiro. Esse processo é feito pelo gestor da carteira e geralmente é contado em dias corridos. Neste período, o seu recurso continuará rendendo normalmente, e apenas no dia da cotização a cota de resgate será “travada”.

Tempo de liquidação

Tempo demandado para que o dinheiro seja depositado na conta do investidor. Geralmente é contado em dias úteis, 

Cada produto tem um prazo diferente de processamento, eles começam em D+0 (liquidez diária), D+1, D+2, D+3… D+20, D+60 (os Ds + são diversos).

Conheça os Ds do resgate de fundo de investimentos

Além de prestar atenção no rendimento do seu fundo, você precisa prestar atenção nos Ds. Já falamos que cada produto tem um prazo diferente de processamento, e isso é indicado no momento em que você escolhe o fundo que vai investir. 

A sigla D+ é usada para medir o prazo de resgate do seu investimento em dias úteis. De maneira prática, é o seguinte:

D+n

D+ data da solicitação de resgate

n = a quantidade de dias úteis para o processamento do resgate. 

Dentro deste cenário, temos diversos tipos de resgates: diários, semanais, mensais, semestrais e até anuais.

Se o prazo de resgate for D+0 é o que chamamos de investimento com liquidez diária, como por exemplo o CDB, resultados existem, mas não são tão expressivos. 

D+1 significa que você só poderá sacar o dinheiro da aplicação um dia útil após solicitar o resgate, e assim sucessivamente. 

Uma curiosidade é que fundos de investimento geralmente têm um prazo de resgate maior do que alguns produtos como CDB, LCI/LCA, uma vez que o resgate depende da venda da cota comprada pelo investidor para devolver o dinheiro investido. 

Ao pedir o resgate, você também deve considerar que fundos que possuem maior prazo para resgate (D+60 por exemplo), eles acompanham o mercado. Então, se você solicitou um resgate com prazo de 60 dias e nesse período houver queda ou valorização do fundo que você investiu, você receberá o valor com as devidas correções.

Um fato importante a ser mencionado é que o prazo de resgate está diretamente relacionado à liquidez, isso significa que produtos com maior prazo de resgate geralmente tem menor liquidez (e maior rentabilidade) e vice-versa. 

Qual é o passo a passo para solicitar o resgate?

Mais uma vez, a solicitação de resgate é muito mais fácil do que você imagina! Olha só:

  1. Você abre o aplicativo do Sofisa Direto, entra na sua posição de investimento e solicita o resgate;

  2. Vamos receber a solicitação e o administrador da sua carteira irá entrar com a ação de venda;

  3. As suas cotas serão transformadas em dinheiro (cotização), de acordo com o prazo estipulado pelo regulamento dos investimentos que você escolheu;

  4. O valor será depositado na sua conta (liquidação) com os impostos, taxas e juros já descontados (caso tenha).

Investimentos com resgate automático 

O que é investimento com resgate automático? Você já deve ter escutado esta expressão em algum momento da sua jornada investidora! Caso não tenha, vamos te explicar para que você saiba sobre o que se trata. 

Existe uma prática muito comum entre as instituições financeiras que é o investimento automático. Funciona da seguinte forma: quando identificamos que existe um valor parado na sua conta por muito tempo, para que você não perca dinheiro por deixá-lo parado, ele é alocado em algum tipo de investimento de liquidez diária. Geralmente CDBs, que possuem alta liquidez e você pode sacar a qualquer momento.

Isso não impede que você use o dinheiro a qualquer momento (mesmo na forma de cartão de débito), uma vez que o dinheiro continua sendo seu. A diferença é que ao invés de permanecer parado na conta, ele terá rendimento por estar aplicado. 

No caso do Sofisa Direto, o nosso CDB rende a partir de 115% (a melhor taxa do Brasil) do CDI e possui liquidez diária, ou seja, caso você precise de um resgate urgente, o valor poderá ser movimentado com maior agilidade do que em outros tipos de investimentos.  

Como alcançar seus sonhos investindo em fundos de investimento de acordo com o seu perfil de investidor

E aí, aprendeu tudo sobre o resgate do fundo de investimento? Se você ficou com alguma dúvida, não hesite em falar com a gente! Vamos ficar felizes em te ajudar. 

E tem mais uma coisa, se você quer aprender mais sobre o prazo de retorno dos investimentos, clique aqui e veja o último artigo que postamos aqui no blog, colocamos 4 das principais perguntas que recebemos por aqui! 

Tudo sobre investimento financeiro: 4 maiores curiosidades

Comentários