Blog do Sofisa Direto

10 dicas para fazer movimentação financeira de forma segura

Escrito por Sofisa Direto | 05/03/2025 12:31:01

A tecnologia facilitou muito a vida de quem precisa fazer movimentação financeira diariamente, mas também gerou oportunidades para criminosos cometerem golpes e fraudes. Saber como evitar golpes financeiros e proteger seus dados é essencial para manter a segurança das suas movimentações bancárias.

Seja em transferências digitais, pagamentos online ou saques em caixas eletrônicos, adotar boas práticas pode evitar grandes prejuízos. A seguir, confira dicas detalhadas para garantir que seu dinheiro fique seguro!

O que você vai ver nesse post?

Movimentação financeira: o que é?

Dicas para fazer movimentações financeiras em segurança

Dica 1 - Senhas fortes

Dica 2 - Acesso sua conta

Dica 3 - Atualização do aplicativo bancário

Dica 4 - Notificações do APP bancário

Dica 5 - Informações protegidas

Dica 6 - Onde sacar o dinheiro

Dica 7 - Dados de confirmação de transferência

Dica 8 - Ofertas suspeitas

Dica 9 - Bloqueio automático do celular em caso de perda/roubo

Dica 10 - Atualização do antivírus no celular e no computador

Mantenha as movimentações financeiras seguras e tranquilas!

Boa leitura!

O que é movimentação financeira?

A movimentação financeira é um conjunto de transações de entrada ou saída de dinheiro da sua conta bancária, que inclui:

  • Transferências bancárias (Pix, TED, DOC);
  • Pagamentos de boletos e contas;
  • Compras online e presenciais;
  • Saques em caixas eletrônicos;
  • Depósitos e investimentos.

Essas transações envolvem trocas de informações pessoais e protegê-las contra fraudes, acessos indevidos e golpes virtuais deve ser uma prioridade.

Conheça agora 10 dicas práticas para tornar suas movimentações financeiras mais seguras e evitar cair em golpes e fraudes.

Veja também:

10 dicas para garantir a segurança nas movimentações financeiras

Dica 1 - Use senhas fortes e seguras

A senha da sua conta bancária é a primeira barreira contra invasores. Por isso, crie uma senha segura, seguindo estas recomendações:

  • Evite senhas com informações óbvias, como datas de nascimento, números repetidos (111111) ou sequências fáceis (123456);
  • Sempre que possível, misture letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais (!, @, #);
  • Troque sua senha periodicamente para dificultar acessos indevidos;
  • Nunca compartilhe sua senha com ninguém, nem mesmo com pessoas próximas, família ou funcionários do banco.

Além disso, você pode utilizar um gerenciador de senhas para armazená-las com segurança e evitar anotações em papel ou no celular.

Dica 2 - Atenção ao ambiente ao acessar sua conta

Ao realizar uma consulta de movimentação financeira ou efetuar qualquer transação no seu celular, escolha um ambiente seguro para evitar interceptação de dados.

Dê preferência a redes Wi-Fi seguras, procurando não acessar sua conta bancária em redes públicas (cafeterias, shoppings, aeroportos), pois essas conexões podem ser monitoradas por hackers.

Não use computadores ou celulares de terceiros para acessar suas contas bancárias, visto que dispositivos compartilhados podem conter vírus ou programas espiões que capturam seus dados bancários, podendo causar uma grande dor de cabeça.

Verifique a URL dos sites bancários antes de dar continuidade às transações financeira. Se estiver acessando o internet banking pelo navegador, confira se há um cadeado de segurança na barra de endereços.

Legenda: Movimentação financeira: conexão segura
 

Dica 3 - Mantenha seu aplicativo bancário sempre atualizado

Os bancos realizam atualizações frequentes para corrigir falhas de segurança e melhorar a proteção contra golpes. Portanto, habilite as atualizações automáticas do app bancário no seu celular, baixe apenas aplicativos oficiais das lojas Google Play (Android) ou App Store (iOS).

Evite instalar aplicativos suspeitos que prometem facilitar transferências ou obter rendimentos milagrosos. As atualizações frequentes garantem que você esteja sempre protegido contra novas vulnerabilidades exploradas por criminosos cibernéticos.

Dica 4 - Ative as notificações de movimentações bancárias

Monitorar suas transações em tempo real permite agir rapidamente caso algo suspeito aconteça. Você pode ativar as notificações de transações por mensagens de texto ou e-mail e configurar limites para transferências. Por exemplo, seu aplicativo pode enviar alertas para você sempre que houver transações acima de R$500.

Caso você note qualquer movimento financeiro que não reconhece, entre em contato imediatamente com o banco e bloqueie sua conta. Este procedimento é simples e ajuda a preservar a segurança de suas informações bancárias.

Dica 5 - Proteja suas informações pessoais

Muitos golpes acontecem porque os criminosos obtêm informações básicas, como nome completo, CPF e número de telefone de maneira muito simples. Com seus dados em mãos, eles podem tentar acessar sua conta ou enganar você.

Evite compartilhar seus dados bancários com terceiros ou por redes sociais, não clique em links enviados por e-mail ou mensagem de WhatsApp e evite o phishing

Mas o que é phishing e como evitar?

Phishing é um tipo de ataque cibernético realizado por pessoas que enviam e-mails, mensagens de texto, telefonemas ou links de sites fraudulentos.

Esses links conseguem capturar seus dados confidenciais, baixar malware ou expor a crimes cibernéticos de outras formas.

Engenharia social

Uma técnica comum entre fraudadores é a engenharia social, que consiste em uma tentativa de convencê-lo a fornecer informações sigilosas fingindo ser um atendente do banco. Em casos como esse, entre em contato diretamente com o banco para confirmar solicitações suspeitas. 

Desconfie de ligações inabituais e não repasse suas informações para bancos, pois eles nunca pedem senhas ou códigos por telefone. Não preencha cadastros em sites duvidosos que pedem informações bancárias.

Encontre essas e outras dicas de segurança do Banco Sofisa Direto no nosso canal no Youtube: 

Dica 6 - Evite saques em locais de risco

Os criminosos muitas vezes observam clientes que realizam saques e os abordam logo após a saída do banco. Para minimizar esse risco, adote algumas medidas básicas e muito simples:

  • Dê preferência ao Pix ou pagamentos digitais para evitar andar com dinheiro em espécie;
  • Tente não sacar grandes quantias de uma vez;
  • Se precisar sacar, escolha horários movimentados e evite locais isolados.

Seguir essas medidas pode fazer uma grande diferença na sua segurança. Mas se suspeitar que está sendo seguido após um saque, entre em um local seguro e peça ajuda.

Dica 7 - Verifique os dados antes de confirmar transferências

Muitos golpes bancários envolvem transferências indevidas para contas de terceiros, geralmente com nomes ou CPFs parecidos com os destinatários reais. Antes de confirmar qualquer pagamento ou transferência:

  • Confira o nome completo e CPF/CNPJ do destinatário;
  • Evite copiar e colar chaves Pix sem verificar os dados;
  • Cuidado com QR Codes enviados por e-mail ou WhatsApp.

Caso perceba que enviou dinheiro para uma conta errada, entre em contato imediatamente com seu banco para tentar reverter a transação.

Dica 8 - Desconfie de ofertas e promoções suspeitas

Muitos golpes financeiros começam com ofertas falsas que prometem retornos rápidos ou descontos irresistíveis. Fique de olho para não ser enganado com promessas de dinheiro fácil em investimentos duvidosos ou pedidos de pagamento antecipado para liberar prêmios falsos.

Confira o contato de e-mails ou mensagens de WhatsApp solicitando depósitos urgentes e caso a mensagem ofereça algo bom demais para ser verdade, desconfie, provavelmente é um golpe.

Dica 9 - Habilite o bloqueio automático do celular

Seu celular pode ser a porta de entrada para golpes, caso seja perdido ou roubado. Para evitar que criminosos acessem seus aplicativos bancários, ative a biometria ou reconhecimento facial para desbloqueio e sempre use senha para proteger o acesso ao aplicativo do banco.

Caso seu telefone seja roubado, acesse outro dispositivo e exclua remotamente todos os dados bancários antes que possam ser utilizados.

Dica 10 - Mantenha um antivírus atualizado no celular e computador

Os vírus bancários são programas maliciosos criados para roubar dados financeiros. Para se proteger, instale um bom antivírus, mantenha-o sempre atualizado e evite baixar arquivos de fontes desconhecidas.

Um antivírus eficiente pode bloquear tentativas de invasão e proteger seu dinheiro contra fraudes.

Segurança é a chave para movimentações financeiras tranquilas!

Adotar essas práticas de segurança reduz significativamente os riscos de fraudes e protege seu patrimônio de fraudes e possíveis golpes financeiros.

Portanto, mantenha-se sempre atento e, em caso de dúvida, entre em contato diretamente com seu banco!  Saiba mais sobre o que é movimentação financeira e como funcionam nos bancos acessando o blog do Banco Sofisa Direto!