logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

O Pix chegou, e com ele a maneira mais rápida de pagar, receber e transferir. Com tanta praticidade, o Sofisa Direto não poderia ficar de fora, né? Mas o importante aqui é você entender como o Pix funciona e o que você ganhará com isso.

Em poucas palavras, Pix é o mais novo meio de pagamentos instantâneos brasileiro que vai permitir transferências e pagamentos online em até 10 segundos, 24 horas por dia e 7 dias por semana (inclusive feriados). O Pix está disponível desde 16 de novembro de 2020.

Através do sistema Pix, as transações financeiras são realizadas em tempo real, com muita velocidade e praticidade. Em vez de passar por intermediários, o dinheiro sai de uma conta e chega até a outra automaticamente e em questão de segundos.

Quem pode usar o Pix?

As transações financeiras podem ser realizadas: entre pessoas físicas, jurídicas, entre empresas e até para órgãos públicos em casos de impostos e taxas.

Como o Pix funciona?

O que sabemos até o momento e que pode ser feito é: transferências instantâneas de dinheiro entre pessoas e empresas (gratuitas para pessoas físicas), pagamento de contas, faturas e boletos, recolhimento de impostos e taxas de serviços (como emissão de passaportes), pagamento de compras online e em estabelecimentos físicos, saques na rede varejista.

O que são as chaves do Pix?

Elas são “Apelidos” para os seus dados bancários, um dado vinculado a ela que você precisará compartilhar para receber transferências ou pagamentos. Basta informar uma chave Pix na hora de receber transferências e pronto. Você pode ter até duas por tipo, com exceção do CPF. Exemplo: 2 números de celular diferentes, 2 contas de e-mail, 1 CPF.

Além disso, há também a chave aleatória que é uma sequência de letras e números gerada pelo sistema do Banco Central que fica vinculada à sua conta. Você pode gerar uma chave aleatória caso não queira compartilhar nenhuma de suas chaves registradas para preservar sua privacidade, quando achar necessário.

Na hora de receber um Pix, é só compartilhar uma das chaves que você adicionou à sua conta. Você não precisa mais compartilhar todos os dados bancários e pessoais para isso.

É obrigatório registrar as chaves do Pix?

Os usuários do Pix não são obrigados a adicionar chaves à uma conta para receber ou realizar pagamentos ou transferências – essa é uma escolha opcional. Mas a grande vantagem é poder compartilhar apenas um dado para receber valores e escolher quais dados compartilhar com quem quiser. As chaves do Pix dão maior controle sobre os seus dados pessoais e bancários: você escolhe com quem compartilhar qual delas.

Saiba registrar as chaves do Pix aqui no Sofisa Direto

Basta acessar o App Sofisa Direto> Menu Principal> Pix. Viu como é simples? O App é superintuitivo, mas atenção: o cadastro de chaves só pode ser feito de segunda a sexta, das 09h às 18h.

Ainda restam dúvidas? Assista ao vídeo e veja como vai funcionar.

Comentários