logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

As férias escolares estão chegando e, com elas, o desejo de fazer coisas diferentes. Afinal, a criançada estará em casa por um período e precisamos encontrar formas de entretê-las, não é verdade?

Pensando nisso, é bem importante falar sobre a organização financeira desse momento. Ter crianças em casa o dia inteiro muda bastante a rotina e é importante se preparar para isso! 

O que você vai ver neste post? 

  • Por que as férias escolares são importantes?
  • Como aproveitar as férias escolares? 
  • 4 dicas para planejar as férias!
  • Planilha de planejamento de férias gratuita!

Férias escolares: o que fazer?

Aulas

O momento mais aguardado do ano para as crianças e adolescentes está chegando: as férias! 

Ficar em casa sem ter hora para acordar, não precisar se preocupar com as lições de casa e não ter que usar uniforme são momentos muito esperados! Você se lembra de quando era criança e ficava contando os segundos para o sinal de ir embora bater? Quem nunca, não é mesmo?

Por mais que gostemos da escola, ter um período de descanso é importante (mesmo para as crianças). As férias colaboram para o desenvolvimento emocional, cognitivo e social das crianças. É um período em que elas podem gastar energia com amigos e familiares de uma forma saudável e que dê um fôlego entre tantos aprendizados adquiridos na escola. 

Ah, também é um momento bastante importante para estreitar os laços entre o núcleo familiar, haja vista que, durante esse período, o tempo de convivência se torna um pouco maior do que no período letivo. 

Agora, o que fazer para se programar para esse período? Bom, a primeira coisa é a organização. 

Existem diversas coisas que você pode fazer durante as férias escolares para aproveitar esse período da melhor forma possível: viagens em família, parques de diversão, eventos culturais, museus, bibliotecas e muitas outras coisas que toda a família poderá aproveitar.

Devido à gama de opções, inevitavelmente os gastos com lazer aumentam, e isso, consequentemente, afeta as finanças. Diante disso, lembre-se de que o seu orçamento irá contemplar todas as despesas mensais usuais com o extra das férias. 

E se você pensa em solucionar tudo isso com o cartão de crédito, lembre-se: não existe milagre. O uso do cartão de crédito sem programação ou planejamento pode prejudicar a sua saúde financeira a curto prazo. Por isso, a melhor saída é sempre a programação. 

Pensando nisso, aqui vão algumas dicas para te ajudar a curtir as férias com as crianças! Algumas delas, você poderá aplicar agora, outras, poderá começar a colocar em prática para o próximo período de férias. 

1. Pense com antecedência as férias do ano

Para não ser pego de surpresa mais uma vez, o primeiro passo (o ideal) é, logo no começo do ano, ao receber o calendário escolar com programação anual da escola, já colocar em um calendário: feriados com emendas, datas comemorativas e as férias. 

Dessa forma, você consegue se organizar com mais antecedência para fazer atividades mais bem elaboradas e, quem sabe, até encontrar uma forma de economizar dinheiro para esses períodos, bem como fazer investimentos de curto prazo. Isso irá ajudar (e muito) no seu controle financeiro pessoal e familiar. 

Ah, além de permitir se programar com antecedência, você também pode envolver as crianças nesse planejamento! Nunca é cedo demais para aplicar a educação financeira em casa. 

Poupar dinheiro para um fim específico é um gesto que pode ensinar para as crianças coisas que vão muito além de apenas poupar, durante o processo, elas podem aprender mais sobre escolhas, sobre prioridades, sobre trabalho em equipe, sobre esperar e muito mais. 

Envolva-as na escolha dos planos de férias, dê opções de lugares para ir, explique os valores de uma forma que elas entendam e tracem juntos um plano para guardar dinheiro. Além do aprendizado, essas memórias farão parte da vida dos pequenos por toda a vida. 

2. Verifique o calendário da sua cidade 

Tão importante quanto buscar opções de lazer é buscar opções culturais! Desenvolver o hábito de conhecer coisas novas deve ser algo frequentemente estimulado, isso também é válido para o âmbito cultural. 

Museus, teatros, shows abertos, cinema ao ar livre, lugares de convivência, como eventos em praças e parques, além de serem um tipo diferente de passeio, podem ser mais baratos e ajudar a estimular a criatividade das crianças. 

É bem comum encontrar atividades assim voltadas exclusivamente para crianças no período de férias. Talvez, a sua cidade tenha uma agenda própria ou a cidade vizinha, quem sabe? Tente conseguir os calendários oficiais de eventos da sua região, você pode se surpreender com os eventos disponíveis nas datas em que as crianças estarão em casa. 

Outra dica é ficar de olho nos programas que seus filhos gostam, talvez, em algum momento, aconteça alguma atividade que agrade as crianças! 

Veja também:

Como alcançar seus sonhos investindo em fundos de investimento de acordo com o seu perfil de investidor

3. Planeje um cine pipoca

Se tem uma coisa em comum que crianças e adolescentes sempre vão amar fazer é o encontro "da bagunça", sabe?

Aquele dia que todo mundo usa para assistir a um filme ou para fingir ver um filme, quando, na verdade, o intuito é passar tempo juntos e comer guloseimas! 

Combine com os pais dos amigos das suas crianças alguns dias específicos para esse tipo de atividade, é uma excelente distração e, além disso, é uma atividade econômica.

4. Crie espaço em casa!

aulas

Nossa casa é um ambiente que consideramos seguro, é o lugar em que podemos ser nós mesmos e ter espaço livre para o nosso desenvolvimento. 

Pensando nisso, outra forma de economizar dinheiro nas férias escolares é preparando a sua casa para esse momento. 

Talvez um espaço na sala para os jogos, uma mesa com materiais de desenho ou um espaço "de férias" no quarto das crianças com algo novo. O céu é o limite para a criatividade! 

O importante é que a criança se sinta à vontade em algum espaço da casa destinado, prioritariamente, para ela nesse período, um lugar em que ela se sinta livre para criar e desenvolver aquilo que desejar. 

5. Tenha uma planilha de férias

Por último e não menos importante, tenha um controle pré-férias! Vamos falar da boa e velha planilha. 

Lá no primeiro item, nós falamos sobre a importância de planejar as férias com antecedência, certo? Pois bem, nada melhor do que fazer isso usando um instrumento prático e eficiente, não é verdade?

Fala sério, criar uma planilha do zero dá um certo trabalho (a gente sabe). Por isso, nós criamos a nossa própria planilha de férias para te ajudar na preparação "pré-férias". Incrível, não é? 

Agora você não tem mais desculpa para não começar a colocar em prática todas as nossas dicas a partir de hoje, heim! Então, agora, você precisa fazer uma coisa bem simples: clicar no botão abaixo e baixar a sua planilha!

Nela, você irá encontrar as instruções necessárias para te ajudar a entender melhor o passo a passo do que é necessário fazer. Fechou? 

Baixe a sua planilha de férias gratuita!

Esperamos que este material te ajude a planejar melhor as férias da criançada. Até o próximo post! 

COMENTÁRIOS