Viagem de cruzeiro nacional ou internacional: dicas essenciais
por: Sofisa Direto
investimentos
4 de Julho de 2023
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Às vezes, tudo que você precisa é uma viagem. Isso mesmo, relaxar em alto mar, longe dos problemas e do cotidiano, e o melhor é que este tipo de viagem está cada vez mais acessível a todos os públicos.
No post de hoje, você entenderá como é uma viagem de cruzeiro, qual a melhor opção, se nacional ou internacional, e outras dicas de cruzeiro que você precisa saber antes de embarcar nessa viagem.
O que você vai ver nesse post?
Como é viajar de cruzeiro?
Você sabe o que é a "Noite do Comandante"?
Os cruzeiros e o turismo no Brasil;
Qual a diferença entre um cruzeiro nacional e um internacional?
Dicas essenciais antes de embarcar em um cruzeiro;
Quais os itens incluídos na compra de um cruzeiro;
Escolha bem a companhia de cruzeiros;
Verifique quantos dias em alto mar;
Confira a segurança do navio;
Não deixe de fazer um seguro viagem;
Afinal, é melhor fazer um cruzeiro nacional ou internacional?
Aproveite a leitura!
Como é viajar de cruzeiro?
Fazer um cruzeiro, ou seja, viajar de navio, já foi uma opção muito luxuosa, mas tem se tornado cada vez mais acessível para turistas brasileiros e de todo o mundo.
Em cada parada, é possível conhecer vários locais e destinos, nos quais a embarcação fica ancorada. Você também pode optar por cruzeiros temáticos ou de experiências imersivas, como é o caso dos cruzeiros para casais.
Um cruzeiro lhe oferece uma série de atrações em um só lugar, desde experiências gastronômicas a momentos festivos, como é o caso da "Noite do Comandante".
Você sabe o que é a "Noite do Comandante"?
A noite do comandante é a noite mais badalada e aguardada nos cruzeiros marítimos. Neste evento, é indicado o uso de traje de gala, vestidos longos para as mulheres e terno completo para os homens.
Nessa noite, podem ser formadas filas para que as pessoas tirem uma foto ao lado do comandante da embarcação.
É um momento muito esperado, no qual também há um breve discurso do comandante no teatro do navio, que apresenta também os oficiais que o acompanham durante a viagem.
Posteriormente a esse momento, é dada continuidade às festas e comemorações, abrilhantando mais uma noite do cruzeiro.
Uma curiosidade é que em cruzeiros de curta duração, de até 3 noites, é possível que a "Noite do Comandante" seja suprimida, e aconteça apenas uma breve apresentação, sem a devida pompa e circunstância.
Os cruzeiros e o turismo no Brasil
Desde 2022, o número de brasileiros que buscam viajar em cruzeiros cresceu e esse aumento fez com que o Brasil voltasse aos grandes circuitos marítimos, recebendo também cerca de 35 navios de cruzeiro de outros lugares do mundo.
A demanda por esse tipo de turismo impacta diretamente na economia do país, principalmente nas cidades litorâneas, visto que recebem essas embarcações em seus portos, particularmente as que circulam dentro do país.
Qual a diferença entre um cruzeiro nacional e um internacional?
As principais diferenças entre os cruzeiros nacionais e internacionais estão relacionadas com o tempo de duração que você permanecerá embarcado e os valores, e basicamente, sua escolha dependerá do seu perfil de viajante.
Uma outra diferença que implica na escolha do cruzeiro é a documentação exigida nos pontos de parada do navio, quando a viagem é internacional. Em geral, é preciso estar munido da seguinte documentação:
- Registro Geral de Identificação (RG), não sendo aceita carteira de habilitação para motoristas;
- Passaporte, com validade de seis meses, pelo menos;
- Visto de entrada nos países de embarque, desembarque, naqueles em que são realizadas as escalas;
- Certificado de vacinação, emitido pela Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa);
- Autorização para menores desacompanhados dos pais ou com apenas um genitor.
Em um cruzeiro nacional, não é exigido passaporte ou visto, ou seja, há menos burocracias em termos de documentos.
Basicamente, essas são as principais diferenças entre os cruzeiros nacionais e internacionais. Confira agora, algumas dicas essenciais antes de embarcar em um cruzeiro.
Dicas essenciais antes de embarcar em um cruzeiro
Antes de escolher uma viagem, seja nacional ou um cruzeiro internacional, você deve avaliar as seguintes opções e particularidades de cada um.
Quais os itens incluídos na compra de um cruzeiro
Busque se informar durante a contratação do cruzeiro sobre todos os itens que estão incluídos. Isso varia entre as companhias e também entre os pacotes contratados.
No geral, itens essenciais como acomodações, entretenimentos, principais refeições e bebidas fazem parte do pacote. Mas existem itens que devem ser pagos após a entrada na embarcação, como é o caso de participação em spas e o uso de internet.
Escolha bem a companhia de cruzeiros
A companhia de cruzeiro que você escolher, além de estar de acordo com as questões de segurança, também deve atender às suas necessidades durante a viagem. Por exemplo, se você pretende viajar com a família, um cruzeiro com parque aquático é uma ótima opção.
Uma outra questão é que o cruzeiro contratado deve estar alinhado com a sua realidade financeira. O lazer deve estar sempre aliado à sua saúde financeira.
Verifique quantos dias em alto mar
Saber quantos dias a embarcação ficará no mar é muito importante, pois com base nisso, você terá uma noção da quantidade de bagagens que você irá levar e também sobre sua tolerância ao balanço inevitável do navio.
Veja também:
- Viagem para maldivas: como planejar sua viagem dos sonhos
- Viajar para a Chapada dos Veadeiros: 5 motivos para visitar
- Perfil de viajante: planeje a sua próxima viagem
Confira a segurança do navio
Em geral, os navios são meios de transporte muito seguros e devem estar de acordo com os requerimentos dos tratados marítimos internacionais, que são desenvolvidos pela Organização Marítima Internacional, a agência da ONU responsável por navios.
Dessa forma, os navios de cruzeiro devem ter alguns itens de segurança básicos como, barcos salva vidas, botes salva vidas e coletes salva vida checados com regularidade e atender a todos os tripulantes a bordo.
Não deixe de fazer um seguro viagem
Não importa quão seguro é um navio, fazer um seguro viagem é uma medida que deve ser tomada para evitar dor de cabeça durante o período em que você estiver embarcado.
Quando a pessoa adoece dentro da embarcação, ela tem que ser atendida imediatamente, e normalmente as consultas e o atendimento médico são cobrados em dólar, caso você não tenha contratado um seguro viagem.
Mesmo em viagens nacionais, o seguro saúde é indispensável para se sentir seguro em uma viagem de cruzeiro. Um seguro marítimo cobre, além de atendimento médico dentro do navio, atrasos e cancelamentos, bem como perdas e extravios de bagagens.
Embarque em um cruzeiro marítimo
Com todas essas dicas em mãos, algumas rotas podem ser escolhidas com antecedência, pois não existem cruzeiros saindo a todo o tempo de todos os lugares. Veja agora algumas das rotas disponíveis.
Roteiro pela América Latina
A bordo do MSC Lirica, por exemplo, você poderá ter uma experiência distinta pelo litoral do sul do Brasil até a Argentina, com muita elegância, conforto e hospitalidade. A bordo desta embarcação, é possível ter vistas internas do hall e uma bela panorâmica do oceano.
Outra opção, saindo de Paranaguá, no Sul do país, você poderá curtir por 7 noites até a Argentina. Este cruzeiro custa R$ 4.080 e você pode fazer uma reserva para 12 de janeiro de 2024. Esse valor já inclui a taxa portuária e a taxa de serviço de hotelaria.
Este cruzeiro oferece cabines confortáveis, opção de gastronomia internacional, shows ao estilo da Broadway, atividades que incluem toda a família, e possui tripulação que fala português.
Roteiro luxuoso para a Antártida
Saindo da Argentina, é possível fazer um cruzeiro entre os dias 7 de novembro e 24 de novembro de 2023. Um roteiro mais longo que o convencional, em direção à Antártida.
O pacote inclui 17 noites a bordo de um luxuoso cruzeiro, o SH Vega, e os valores das suítes variam entre $ 26.175, preços das suítes mais simples, a $ 75.292 nas suítes premium.
São realizadas paradas nas Ilhas Malvinas, Porto Stanley, Ilha de Saunders, Geórgia do Sul, até chegar na Antártida, e posteriormente o desembarque em Ushuaia, de onde você poderá pegar um voo e voltar para a sua cidade de origem.
Com todas as paradas, é possível explorar várias cidades e também conhecer os outros passageiros do navio, nos momentos em que permanecer no mar.
Afinal, é melhor fazer um cruzeiro nacional ou internacional?
Na atual conjuntura econômica em que o mundo e em especial o Brasil vive, o melhor é unir o útil ao agradável, e iniciar suas viagens de cruzeiro por um que seja nacional.
Você encontrará pacotes acessíveis e que permitirão que você continue com projetos de vida de maior importância, sem precisar abrir mão de um momento de lazer individual ou com amigos e família.
Se você nunca viajou de cruzeiro e pretende fazer uma viagem desse tipo ainda esse ano, comece pesquisando um roteiro nacional e um pacote que lhe permita experimentar o suficiente para saber se você gosta ou não desse tipo de viagem.
Caso já tenha viajado de cruzeiro e queira apenas matar a saudade, opte por um cruzeiro nacional, em um pacote que esteja de acordo com suas necessidades, e continue investindo sem deixar de ter momentos prazerosos.
Com o Banco Sofisa Direto, você encontra a forma de viajar e guardar dinheiro com planejamento financeiro, além de dicas de investimento ideais para o seu perfil de investidor. Resolva esse dilema!
Comentários