logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Uma planilha de orçamento doméstico é uma ferramenta fundamental para administrar os recursos financeiros da família. A casa é como uma empresa: é preciso registrar a entrada e saída do dinheiro para ter um controle mais efetivo das finanças — além de identificar oportunidades de investimentos e novos projetos.

É aí que entra a planilha de orçamento doméstico, um instrumento precioso para descomplicar essa tarefa. Você vai encontrar muitos modelos na internet, dos mais simples aos sofisticados.

Neste artigo, vamos mostrar como funciona a planilha do Banco Sofisa Direto, que você pode baixar e usar com facilidade. Mas, antes de falar disso com mais detalhes, conheça algumas razões para adotar essa ferramenta!

As vantagens de uma planilha de orçamento doméstico

Basta ter um pouco de disciplina para manter a planilha organizada e pronta para ser usada em favor do orçamento familiar. Veja alguns dos benefícios que você pode extrair dela!

Visualização clara do orçamento

A planilha possibilita o registro de todos os recursos que entram no orçamento, como salários, rendimentos, aposentadorias e outros tipos de ganhos. Da mesma forma, todos os gastos mensais da família vão ficar visíveis, até os de menor valor, o que facilita o controle.

Definição de estratégias

A visualização clara das receitas e despesas vai possibilitar pensar em estratégias para equilibrar o orçamento. A planilha facilita as medidas para economizar e guardar mais recursos para investir e traçar projetos futuros.

Veja também:

Engajamento da família

A planilha favorece o compartilhamento dos dados registrados entre os membros da família. Isso incentiva o engajamento de todos na tarefa de administrar o orçamento, favorecendo as medidas de economia. Além disso, se todos estão conscientes do que se ganha e se gasta, os conflitos por dinheiro tendem a diminuir.

Formação de reserva

Manter o orçamento doméstico equilibrado também depende da formação de uma reserva financeira para emergências. Em caso de desemprego ou de doença, por exemplo, você vai precisar de um plano B para manter o padrão de vida familiar e evitar se endividar. Uma planilha completa vai facilitar a formação da reserva para situações inesperadas.

Corte de gastos

A análise da planilha facilita na hora de discutir as prioridades financeiras da família. Fica mais simples a tarefa de determinar quais despesas são essenciais e quais gastos supérfluos podem ser reduzidos ou cortados.

Análise retrospectiva

Ao adotar a planilha de orçamento doméstico, você está formando um importante histórico de dados sobre os hábitos de consumo da família, registrados mês a mês. Será possível comparar períodos para entender quando há concentração maior de gastos que exigem reforço nas receitas — como no mês de janeiro, por exemplo.

Nova call to action

As funcionalidades da planilha do Sofisa Direto

Se você domina o Excel, é possível montar sua própria planilha, se tiver paciência e tempo livre. Mas, na realidade, não é preciso ter esse trabalho, pois é possível encontrar ótimos modelos já prontos para download. A do Banco Sofisa Direto, por exemplo, reúne tudo o que você precisa, além de ser simples e fácil de mexer.

Depois de baixar e instalar a ferramenta no seu computador, observe que a planilha é dividida em 5 abas: como utilizar, gastos fixos, gastos variáveis, ganhos e saldo.

1. Clicando em “Como utilizar”, você vai aprender quais são as funcionalidades da planilha e vai receber orientações sobre o preenchimento das células das outras abas. Há também um pequeno resumo sobre o Banco Sofisa Direto, além de um link para o site da instituição.

2. Na aba “Gastos fixos”, você registra aquelas despesas do mês que não variam, referentes a casa, educação, lazer, saúde e transporte. Por exemplo: aluguel, mensalidade da escola e da academia, o plano de saúde, a prestação do carro, o transporte escolar etc. Se necessário, use as linhas em branco para acrescentar outros gastos fixos da família.

3. Clique em “Gastos variáveis” para registrar os custos que não são fixos. Por exemplo: supermercado, manutenções ocasionais na casa, compra de presentes e brinquedos, material escolar, viagens, medicamentos, táxi, doações, multas etc. São as despesas mais “controláveis", vamos dizer assim, porque podem ser cortadas ou reduzidas com mais facilidade.

4. Na aba “Ganhos”, informe todas as receitas que entram no orçamento da família, como salários, aposentadorias, rendimentos de aplicações… Use as linhas em branco para acrescentar outros ganhos.

5. Na aba “Saldo” não é preciso registrar nada. A planilha atualiza seus valores automaticamente à medida que você preenche as outras abas. Aqui serão mostrados os totais mensais dos custos fixos e variáveis, dos ganhos e o saldo remanescente em verde, se positivo, ou em vermelho, se negativo. Você vai ver os saldos mensais, de janeiro a dezembro, e depois uma última coluna com o somatório do ano todo.

Dicas para tirar melhor proveito da planilha

Para que a planilha seja um instrumento confiável de dados, as observações a seguir são muito importantes:

  • todos devem guardar as notas fiscais e comprovantes de despesas do dia, para que sejam lançados na planilha;
  • os gastos de toda a família precisam ser registrados, incluindo os pequenos, como a pipoca do cinema, a manicure, o cafezinho na esquina etc.;
  • da mesma forma, é preciso lançar todos os ganhos que se revertem para o orçamento, como uma renda temporária alugando um quarto da casa, uma consultoria ocasional, uma venda de artesanato etc.;
  • a análise criteriosa dos resultados da planilha vai ditar as estratégias para cortar despesas, economizar mais e aplicar o saldo positivo em um bom investimento.

Para concluir, é bom mencionar que a planilha pode ser usada a seu favor também ao cuidar da educação financeira das crianças. Por meio dela, você pode mostrar, por exemplo, que o dinheiro ainda não é suficiente para comprar a desejada bicicleta, mas que ela pode chegar no Natal, se houver economia e cuidado para evitar os gastos supérfluos.

Como você viu, uma planilha de orçamento doméstico é um instrumento de controle de receitas e despesas que ajuda a manter as contas em equilíbrio. Mais ainda, ela permite identificar oportunidades de economia que podem se transformar em investimento, além de favorecer a educação financeira das crianças e reduzir os conflitos familiares por questões de dinheiro.

Gostou de saber como usar a planilha de orçamento doméstico a seu favor? Agora só falta fazer um bom plano de investimento para aplicar os recursos economizados mensalmente. Leia nosso artigo no blog para fazer o seu!

Nova call to action

Comentários