Blog do Sofisa Direto

Glossário de investimentos, entenda mais sobre os termos

Escrito por Sofisa Direto | 07/03/2023 13:53:01

Um glossário de investimentos funciona como um mapa e uma bússola, para toda pessoa que deseja investir e se depara com esses novos termos.

E se você já começou a investir e ainda tem dúvidas quanto aos termos do mercado financeiro e no mundo dos investimentos, conheça agora o significado de alguns termos essenciais para não ser pego de surpresa.

O artigo de hoje é para você salvar nos favoritos, revisitar quantas vezes forem necessárias, seja para consultar termos desconhecidos, ou relembrar aquela informação que não está clara!

Glossário de investimentos: Sofisa Direto
Ações
Ativos
Amortização
B3
Câmbio
CDB
CDI
FGC
Fundos de Investimento
Imposto de Renda
IOF
IPCA
Juros Compostos
Liquidez
Prefixado
Pós-Fixado
Renda Fixa
Renda Variável
Rentabilidade
Risco
Selic
Tesouro Direto
Volatilidade
Aprenda com o Banco Sofisa Direto

Conheça agora o glossário de investimentos e os termos mais utilizados aqui no Banco Sofisa Direto e que você precisa aprender agora mesmo. 

Glossário de investimentos: Sofisa Direto 

Veja agora, um a um, os termos e siglas do mercado financeiro que você encontrará sempre nos artigos que compartilhamos aqui no blog do Sofisa Direto.

Ações

Ações são ativos mobiliários que são negociados no mercado financeiro, normalmente, na Bolsa de Valores e que são também conhecidos como papéis das empresas.

Os papéis são como pequenos pedaços de uma empresa que podem ser negociados e cujo valor varia de acordo com a oferta e a demanda no mercado financeiro.

Ativos

Ativos são também conhecidos como bens ou direitos que pertencem a uma pessoa. Esses ativos podem ser ou não facilmente negociáveis de acordo com a possibilidade de transformá-los em dinheiro. 

Existem vários tipos de ativos e estes são alguns exemplos: ações, fundos de investimentos, títulos de Renda Fixa (públicos e privados), ETFs, Commodities, entre outros.

Amortização

A amortização é um conceito muito utilizado principalmente quando associado a financiamentos. O processo de amortização se dá quando o valor de uma dívida é abatido, de acordo com pagamentos regulares até a extinção da dívida.

B3

B3 é o nome da Bolsa de Valores do Brasil. Atualmente, só existe essa bolsa de valores, mas já existiram mais de 20 bolsas de valores espalhadas pelo território nacional.

Câmbio

O câmbio é um termo utilizado para identificar uma transação entre duas moedas diferentes. Quando você compra uma ação que é vendida em dólar, mas você só tem valores em reais, então será necessário realizar o câmbio.

CDB

CDB é uma sigla que significa exatamente Certificado de Depósito Bancário, que é um tipo de ativo de Renda Fixa emitido pelos bancos.

Você certamente já deve ter recebido uma proposta para aquisição de títulos CDB com retornos de investimento bem interessantes! O Banco Sofisa Direto tem as melhores opções do mercado.

CDI

Normalmente, o Certificado de Depósito Bancário (CDB) é remunerado pelo CDI. O CDI é a sigla para Certificado de Depósito Interbancário, lastreado as transações entre instituições financeiras e seu resultado serve como índice para investimentos em renda fixa. 

O resultado desta movimentação entre as instituições serve como índice para investimentos em renda fixa. Essas transações são realizadas para que os bancos não fechem seus caixas no vermelho. 

Muitos dos conceitos que você aprendeu até agora são muito úteis para transitar no mercado de investimentos, mas também para estruturar seus gastos através da organização financeira.  

FGC

Uma outra sigla muito comum no mercado financeiro é FGC, que significa Fundo Garantidor de Crédito. O FGC é uma associação que funciona de forma privada, garantindo segurança para os investimentos em LCA/LCI, CDB, LC e LH, que você vê abaixo nesse glossário. 

No Banco Sofisa Direto, os ativos que possuem a segurança pelo FGC são as Letras de Crédito Imobiliário, Letras de Crédito Agronegócio, Certificado de Depósito Bancário, e o saldo contido em conta corrente. 

Leia também:

Fundos de Investimento

Os fundos de investimento são uma modalidade de investimentos coletiva que funcionam como um conjunto de ativos financeiros, com uma gestão especializada. Esses fundos podem ser de Renda Fixa, Cambiais, de Ações ou Multimercados; 

Os fundos também podem ser caracterizados de acordo com o tipo de risco e estratégia que eles oferecem.  

Imposto de Renda

O Imposto de Renda de Pessoa Física é um imposto pago sobre bens e direitos das pessoas. Esse imposto é cobrado a quem obtém rendimentos provenientes da negociação de bens e também de alguns investimentos.

Nem todos os investimentos são tributados pelo Imposto de Renda, mas é preciso se certificar antes de começar a realizar aplicações.

IOF

Investir implica em retorno financeiro. E todo retorno financeiro no Brasil é taxado por algum imposto, por isso, a "sopa de letrinhas" é interminável.

O IOF é um Imposto Sobre Operações Financeiras e normalmente é taxado sobre os primeiros 29 dias do investimento.

IPCA

O IPCA é um índice administrado pelo IBGE e significa Índice de Preços ao Consumidor Amplo. Esse índice é uma das medidas de inflação e é computado mensalmente.

Esse índice é obtido por meio da consulta mensal dos preços de determinados produtos que compõem a cesta de bens de consumo. É essa variação que indica como está a inflação do país. Como esse, também há outros índices.

Juros Compostos

O bicho papão dos devedores, os juros compostos são ótimos aliados para quem investe em títulos de Renda Fixa.

São os juros compostos que remuneram os valores investidos e como a base de cálculo dos juros é sempre imediatamente anterior, são juros sobre juros.

Diferentemente dos juros simples, que são cobrados em cima do valor inicial, seja de uma cobrança, seja de uma aplicação financeira.

Liquidez

Já falamos de liquidez mais acima, mas agora você saberá exatamente o seu significado. Liquidez é uma característica diretamente relacionada ao tempo em que um ativo se transforma em dinheiro.

Um bom exemplo seria o CDB Liquidez Diária do Sofisa Direto, que possui alta liquidez por possibilitar o resgate a partir do próximo dia útil do investimento (D+1). 

Prefixado

Prefixado é o termo utilizado para definir um título cuja rentabilidade é possível de saber antes de investir, pois os valores dos juros são pré-determinados.

Pós-Fixado

O termo pós-fixado é para informar que o título terá a sua rentabilidade posterior à data da aplicação. Isso porque, esse tipo de ativo acompanha alguns indicadores, como o CDI ou IPCA, por exemplo, com o objetivo de proteger o capital investido de acordo com as variações do cenário econômico. 

Dessa forma, você tem o retorno do investimento pela taxa de juros do período, assim como não perde valor para a inflação e obtendo ganhos reais no período. 

Renda Fixa

Renda Fixa é uma queridinha entre os títulos, pois, como o próprio nome diz, é possível saber a sua rentabilidade antes mesmo de finalizar o investimento.

Renda Variável

Os títulos de Renda Variável são aqueles cuja rentabilidade não pode ser descoberta de antemão, pois o índice indexador pode variar de acordo com o tempo.

Rentabilidade

Rentabilidade é o retorno do investimento. Ou seja, quanto você obteve a mais em dinheiro, com determinada aplicação.

Para saber qual foi a rentabilidade do seu investimento, basta abater do valor no final do período, do valor investido e é claro das taxas e tarifas pagas pela movimentação financeira.

Risco

Risco em investimentos é a taxa que mede a instabilidade de uma ativo no mercado financeiro. Normalmente, o risco estabelece uma relação direta com a rentabilidade.

No mercado de ações, o risco determina quanto de retorno você pode obter ou não ao investir em uma ação.

Selic

A taxa Selic é a taxa básica de juros do Brasil. Essa taxa de juros é um parâmetro para as outras taxas de juros do país e é definida pelo COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central).

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um sistema de compra e venda de ativos do Tesouro Nacional. Atuar vendendo e comprando títulos é uma forma de estabelecer a política monetária do país.

Assim: Quando precisa reter moeda da economia, o governo então vende títulos ao público em geral. Quando precisa injetar dinheiro na economia, compra os títulos, remunerando com as taxas de juros previamente estabelecidas.

Volatilidado

Por último, a volatilidade é uma característica dos investimentos, que permite a variação de preços ao longo do tempo. Geralmente, os títulos de Renda Variável. 

Aprenda com o Banco Sofisa Direto

Um dos objetivos do Banco Sofisa Direto é acompanhar você na sua jornada investidora. Por isso, nossa produção de conteúdo é sempre voltada para trazer conhecimentos e aprendizados sobre economia e finanças.

Você começa descobrindo o seu perfil de investidor e pode escolher qual é o tipo de investimento que mais combina com você.

Agora que você já descobriu alguns novos conceitos e seus significados, confira algumas dicas para fazer ótimos investimentos e melhorar a saúde das suas finanças.