logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Além de se cuidar, o que você tem feito de bom na quarentena? Uma boa ideia é fazer coisas que você nunca tem tempo para fazer, como ver filmes e séries. Pensando nisso, separamos alguns deles que mostram um pouco da realidade do mundo financeiro e até ajudam você a entender melhor sobre o universo dos investimentos.

O cinema já produziu verdadeiras obras-primas sobre o tema e algumas delas estão disponíveis na Netflix e Amazon Prime.

Para você que já entende sobre investimentos ou para quem quer aprender um pouco mais, aqui vão algumas sugestões:        

À procura da felicidade (2006) – The Pursuit of Happyness

(Wiil Smith, Thandie Newton)

O drama é baseado na história real de Chris Gardner, interpretado no filme por Will Smith. Um pai de família deixado pela esposa com seu filho pequeno. Sem dinheiro nem oportunidades reais, resolve apostar num estágio não remunerado numa corretora de valores e usou todo o seu tempo livre estudando o mercado financeiro. Chris se destacou no estágio, conseguiu licença para operar oficialmente na Bolsa e começou a trabalhar na conceituada firma Bear, Stearns & Co. Inc.

O homem que mudou o jogo (2011) – Moneyball

(Brad Pitt, Jonah Hill, Chris Pratt, Robin Wright)

O gerente de um time de baseball procura criar um time competitivo o bastante para enfrentar a temporada, apesar da situação financeiramente desfavorável da equipe. Utilizando uma análise estatística bastante ousada, eles conseguem montar um time eficiente e vitorioso. O filme foi indicado ao Oscar 2012 nas categorias melhor filme, ator (Brad Pitt), ator coadjuvante (Jonah Hill), roteiro adaptado, montagem e mixagem de som.

A moral é clara: estratégia e inovação são fundamentais em qualquer jogo.

O lobo de Wall Street (2013) – The Wolf of Wall Street

(Leonardo DiCaprio, Margot Robbie, Jonah Hill, Matthew McConaughey)

Toda ambição de um jovem corretor de investimentos é mostrada nesta obra-prima de Scorsese. É um mundo fascinante, de muito dinheiro, status e poder, porém também instável. Com uma série de altos e baixos.

Billions (2016) – 5º Temporadas

(Paul Giamatti, Damian Lewis, Maggie Siff)

Criada e escrita por Brian Koppelman, David Levien e Andrew Ross Sorkin, a série conta com cinco temporadas disponíveis na Netflix e aborda os bastidores de Wall Street.

Com lições valiosas sobre o mundo das finanças e do mercado de capitais, a trama de “Billions” acompanha a disputa entre dois homens de lados opostos da lei.

De um lado Bobby Axelrod, o bilionário CEO de uma firma de investimentos extremamente agressiva no mercado. De outro, Chuck Rhoades, procurador federal com ambições a uma carreira política e com a missão de investigar os crimes financeiros por trás da Axe Capital, empresa do Bobby.

Curtiu nossa seleção de filmes e séries sobre o mercado financeiro? Então, agora é só preparar a TV, uma pipoca e o sofá para começar a aprender sobre investimentos de forma descontraída e simplificada. 

Se gostou, compartilhe em suas redes sociais e marque amigos e familiares. 

Comentários