logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Os fundos cambiais são investimentos que envolvem a flutuação de preços de moedas estrangeiras ou a variação de taxas de juros em dólares no Brasil. Para serem classificados como tais, os fundos precisam manter pelo menos 80% do patrimônio em ativos relacionados às moedas estrangeiras, como por exemplo, os fundos cambiais de dólar.

Funcionando assim como outros fundos de investimento, os fundos cambiais recebem aplicações de diversos investidores, que são geridos por profissionais especializados. 

Escolher o fundo cambial ideal requer analisar o risco, o valor mínimo de aplicação, desempenho, rentabilidade e liquidez, visando proteger seu dinheiro em moeda estrangeira ou diversificar sua carteira de investimentos. Confira tudo no artigo de hoje!

O que você vai ver nesse post?

O que são Fundos Cambiais?

Como escolher Fundos Cambiais?

Avalie o risco dos fundos

Verifique a aplicação mínima

Desempenho e rentabilidade

Benchmark

Liquidez

Por que investir em Fundos Cambiais?

Qual a importância de diversificar os investimentos em diferentes moedas?

Boa leitura!

O que são Fundos Cambiais?

Os fundos cambiais são caracterizados especialmente pelo fator de risco vinculado à flutuação de preço das moedas estrangeiras ou da variação da taxa de juros em dólares no Brasil.

Mas, para ser caracterizado como fundo cambial, é necessário também que o fundo mantenha pelo menos 80% do patrimônio investido em ativos relacionados às moedas estrangeiras. Os fundos mais populares são os fundos cambiais de dólar, com base nas variações da cotação da moeda americana.

Quanto ao seu funcionamento, os fundos cambiais funcionam basicamente igual aos outros fundos, como os fundos de ações ou fundos multimercado, ou seja, um investimento coletivo e seus recursos serão aplicados pelo gestor. Os ganhos obtidos são distribuídos na mesma proporção do valor aplicado, respectivamente.

Todo o dinheiro investido no fundo cambial é aplicado pelo gestor, que são empresas que realizam gestão de fundos compostas por profissionais do mercado financeiro, que tomam as decisões de investimento seguindo a política de investimento definida no regulamento. Estes profissionais também são responsáveis pelo acompanhamento diário do fundo e do desempenho.

Veja também:

Como escolher Fundos Cambiais?

Os critérios de escolha dos fundos cambiais também não divergem muito dos outros tipos de fundos de investimentos. Antes de definir onde aplicar o seu dinheiro, é preciso analisar o nível de risco cambial, o mínimo a ser aplicado, entre outros aspectos. Confira!

Avalie o risco dos fundos   

Os fundos de investimentos cambiais contam com grande volatilidade, bem como os investimentos em fundos de ações. E justamente devido à elevada volatilidade, há grandes chances de alcançar bons retornos, bem como ter perdas consideráveis.

Verifique a aplicação mínima

Os fundos cambiais têm um valor mínimo de investimento, por isso, você deve consultar antes de optar por este tipo de aplicação. Geralmente, os administradores dos fundos cambiais estabelecem um valor a ser aportado no primeiro investimento, que varia entre R$500 até R$25 mil.

Há ainda a possibilidade do fundo definir um valor mínimo para cada tipo de movimentação, definindo que novos aportes a partir do inicial também devem seguir os limites estabelecidos.

Desempenho e rentabilidade

Um ponto muito importante é verificar o desempenho e a rentabilidade dos fundos cambiais antes de começar a investir. Busque dados históricos de desempenho e verifique a rentabilidade dos períodos imediatamente anteriores.

Muito embora os valores passados não representem uma garantia para os retornos futuros, é recomendado avaliar o desempenho para identificar o comportamento da carteira e, principalmente, a capacidade do gestor em gerir os fundos em diferentes períodos.

As informações de desempenho dos fundos cambiais podem ser encontradas no site do Banco Sofisa Direto na página específica de cada fundo, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da Anbima (associação que representa as entidades do mercado de capitais).

O Banco Sofisa Direto conta com profissionais do mercado financeiro que avaliam e selecionam os fundos do mercado de acordo com o seu desempenho para então ocupar um lugar na plataforma de investimento.

Benchmark

O benchmark é um indicador da performance da carteira e, para os fundos cambiais, está relacionado a taxas de câmbio das moedas em que eles investem. Em geral, a maioria dos fundos cambiais têm o dólar como referência e a taxa de câmbio calculada (Ptax)

A Ptax representa a média da taxa de câmbio praticada pelas instituições financeiras durante o dia, a partir de quatro consultas diárias feitas pelo Banco Central no mercado financeiro. 

Quando o Ptax é o benchmark de um determinado fundo cambial, isto significa que a rentabilidade do fundo tem o objetivo de superar o desempenho desta taxa em um determinado período.

Liquidez

Liquidez é um dos pontos cruciais a serem analisados antes de começar a investir em fundos cambiais, pois é a sua necessidade de liquidez que irá definir se esse tipo de investimento é viável ou não para você. 

Por que investir em Fundos Cambiais?

Você já tem informações suficientes para escolher os melhores fundos cambiais e descobrir como eles podem estar alinhados com seus objetivos de vida. Mas por que você deve pensar em investir nesses fundos?

Geralmente, os fundos cambiais são recomendados para os investidores que pretendem realizar negócios no exterior,  realizar despesas com viagens de turismo ou para estudar. Neste contexto, os fundos cambiais ajudam com a proteção cambial, em outras palavras, protegem o valor do seu dinheiro na moeda estrangeira.

Também é válido investir em fundos cambiais para proteger os investimentos em moeda local, por exemplo, de Renda Variável ou outras possibilidades que mantenham correlação negativa com outras moedas.

Investir nesses fundos é igualmente uma excelente alternativa no caso de ter dívidas em moeda estrangeira, negócios com parceiros internacionais ou simplesmente para quem quer diversificar a carteira de investimentos com ativos internacionais, já que é possível obter retornos com a aplicação em moedas estrangeiras.

É sempre muito importante lembrar da importância de fazer uma análise do seu perfil de investidor, bem como escolher uma assessoria de investimentos de confiança que possa atender suas necessidades enquanto investidor.

Qual a importância da assessoria de investimentos?

Qual a importância de diversificar os investimentos em diferentes moedas?

Quando se fala em investir, é necessário não apenas expandir as fronteiras econômicas e financeiras, como também as fronteiras da mente. Por isso, você deve criar estratégias de diversificação em diferentes classes de ativos e, porque não dizer, em outros países.

Fazer investimentos no exterior é interessante para quem busca uma boa diversificação de portfólio e com boa rentabilidade. E você pode fazer isso aplicando em fundos cambiais, pois permite reduzir as perdas e aumentar as oportunidades de ganho.

Há muitas possibilidades de investimentos no Brasil, mas vários países disponibilizam uma infinidade de ativos no mercado financeiro internacional.

Talvez diversificar entre as classes de ativos já seja comum para você, mas que tal começar também a investir em outros países por meio de fundos cambiais?

Vale ressaltar que é imprescindível se manter atualizado quanto às informações e notícias relacionadas aos mercados internacionais, como por exemplo, acontecimentos geopolíticos no cenário macroeconômico.

Além de diversificar os investimentos com Fundos de investimento diversos, é relevante contar com uma consultoria financeira capaz de lhe ajudar a encontrar uma direção a seguir de acordo com o seu perfil e seus objetivos de vida. Entenda mais sobre a importância de uma assessoria financeira.

Melhore seus investimentos!

Comentários