Blog do Sofisa Direto

5 dicas de como organizar as finanças antes da chegada do filho

Escrito por Sofisa Direto | 29/03/2023 21:56:30

A cada novo objetivo de vida, é necessário manter o foco e organizar as finanças para que tudo possa acontecer da melhor forma possível.

Assim é quando você deseja fazer um curso no exterior, realizar uma viagem pelo mundo, casar e com certeza antes da chegada do primeiro filho ou filha!

Confira agora como se organizar financeiramente para a chegada de uma criança na família e 5 dicas essenciais para que tudo funcione da melhor forma para você e sua família!

O que você vai ver neste post?

Organização financeira é tudo!
5 dicas de como organizar as finanças antes de ter um filho
Planejamento em primeiro lugar
Considere os imprevistos
Encare a realidade
Controle dos gastos constante
Pense no futuro

Leia até o final e confira todas as dicas!  

Organização financeira é tudo!

Se você acompanha o blog do banco Sofisa Direto, já sabe que destacamos sempre a questão de como se planejar financeiramente é essencial para ter uma vida financeira tranquila e organizada.

Isso implica em manter uma reserva de emergência para não ser pego de surpresa em nenhuma circunstância, apostando em métodos que sejam confortáveis para você e para seu bolso.

Investir por objetivos é uma outra forma de organizar as finanças com a vantagem de ter seu dinheiro trabalhando por você, até que você possa realizar os seus sonhos com os rendimentos das aplicações.

Quando a família aumenta, a preocupação com o lazer dos pequenos é essencial para manter sua família saudável e feliz! Confira neste e-book várias dicas de como incluir o lazer na sua rotina, sem prejudicar as finanças.

Se você já sabe como fazer um bom planejamento financeiro, então já sabe que organização financeira é tudo! Aumentar a família é um grande passo em sua vida e por isso, é imprescindível saber como se planejar financeiramente para ter um filho.

Confira agora 5 dicas de como organizar as finanças antes de ter um filho, e sem precisar mexer na reserva financeira, ou se endividar.

5 dicas de como organizar as finanças antes de ter um filho

Como todo plano que você deseja realizar, ter um filho deve ser um sonho muito bem pensado. Seja por meio de uma gestação natural ou por adoção, ter um filho é uma grande responsabilidade.

A criança que chega ao seio da família precisa de muita atenção e também tem muitas necessidades a serem atendidas, desde um quarto que já deve estar pronto à sua espera até  ter acesso a uma educação de qualidade..

Se você não tinha pensado sobre isso, chegou a hora de entender essa nova dinâmica e tomar as primeiras decisões para quando a criança chegar e dar os primeiros passos desse novo projeto que se inicia. 

1. Planejamento em primeiro lugar


Planejar em primeiro lugar é a melhor decisão que você pode tomar para que seus planos já comecem no caminho certo. Há muito mais chances de dar certo nesta perspectiva.

Planeje, inclusive, e principalmente a chegada de um filho. Sabemos que nem sempre é possível fazer isso, mas se você puder, faça da melhor maneira possível. Caso seja uma situação inesperada, então faça o que for melhor nos meses que antecedem o nascimento.

Se você já é casado e vai comprar uma casa, vale a pena pensar em um quarto a mais para o bebê. Se o carro não é grande o suficiente, na hora de trocar, você pode pensar em um carro que suporte toda a família.

Também coloque na lista:

  • Plano de saúde;
  • Despesas médicas;
  • Enxoval;
  • Contratação de profissional durante o puerpério;
  • Licença maternidade e/ ou paternidade.

Esses são alguns passos e algumas despesas que você deve pensar antes de ter um bebê e sem contar com os imprevistos, que falaremos a seguir.

Leia também:

2. Considere os imprevistos


Parece que saber como se planejar para ter um filho começa bem antes do imaginado e mesmo assim sempre acontecem situações inesperadas e, por isso, pensar nos imprevistos é um meio de se prevenir.

Antes de acionar a sua reserva de emergência, tenha certeza que não há outra forma de resolver um eventual problema e se certifique de tomar a decisão mais acertada.

A chegada de uma criança envolve mudança de rotina e certamente surgirão imprevistos que você pode não conseguir controlar, por isso, tenha sempre em mente que os gastos podem surgir além do programado.

3. Encare a realidade


A chegada de um bebê envolve muitas fofuras e o mercado está cada dia mais com alternativas que vão tentar você e seu (a) companheiro (a) a comprar tudo que for relacionado a recém-nascidos.

Não se esqueça, porém, que as crianças crescem e perdem muitas roupinhas e muitas coisas que você compra podem nem ser utilizadas no dia a dia. Carrinho de bebê motorizado, babá eletrônica, uma pequena roupinha de esqui!

Tenha certeza que você não está comprando nada que não seja de fato útil e dentro das suas possibilidades. Os gastos só aumentam e você deve conter os impulsos de pai e mãe de primeira viagem.

4. Controle dos gastos constante


Um dia de cada vez, e com gastos controlados, vai dar tudo certo. Evite exageros na hora das compras de enxoval e como já falamos acima, um bebê cresce muito rápido.

Tenha certeza de que você consegue manter os gastos controlados, sem precisar mexer na reserva financeira ou até mesmo precisar contratar um empréstimo para quitar dívidas.

Quanto mais você mantém as finanças sob controle, melhores serão os momentos imediatos à chegada do bebê, assim como todos os outros momentos a partir disso. Não pense só no agora, pense também no futuro.

5. Pense no futuro


Os bebês crescem, e com eles, as responsabilidades. Chega o momento em que a criança precisará ir à creche, depois à escola e então começam as festas de aniversário no condomínio, quando você menos esperar, ela está indo para a faculdade.

O tempo é incontrolável e sobre ele você não tem poder. Mas as suas finanças estão em suas mãos. Investir no futuro dos filhos é patrimônio garantido e você ainda pode colher os frutos dessa aplicação antes do que pensa.

Existem várias formas de investir no longo prazo e, para isso, você pode contar com os produtos e serviços oferecidos pelo Banco Sofisa Direto. Esse é o momento de concretizar o seu objetivo de vida e conte conosco para alcançá-lo.

Nada melhor para planejar sua vida financeira do que ter como parceiro um banco que além de ajudar a prosperar financeiramente, ainda te apresenta conteúdos educativos.

O Banco Sofisa Direto é um banco que te acompanha em todas as etapas da sua vida e quer continuar trilhando um caminho de confiança com você! Abra sua conta e comece a investir agora mesmo no seu futuro.