logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Se você está pensando em viajar, comprar ações ou pretende trocar de carro, é importante que você acompanhe de perto a cotação do dólar. Afinal, é com base nela que a maioria das transações econômicas e financeiras acontecem. 

Outro fator é como essa cotação afeta a balança comercial do Brasil, como um país decide sua política cambial e como essas informações podem afetar diretamente os seus investimentos. 

No post de hoje, é possível entender por que você deve acompanhar a cotação do dólar, o que é balança comercial e como a cotação do dólar afeta seus investimentos.  

O que você vai ver neste post?

Por que eu devo verificar a cotação do dólar?
Cotação do dólar: comercial e turismo
O que é balança comercial?
Como a cotação do dólar interfere na balança comercial?
O que é política cambial?
Como a cotação do dólar interfere na escolha de investimentos

Descubra essas e outras informações lendo o artigo até o final!

Por que eu devo verificar a cotação do dólar?

Você já deve ter visto aqui no blog do banco Sofisa Direto como a economia global afeta o seu bolso, e a cotação do dólar é mais uma dessas informações preciosas que é preciso saber em diversos momentos. 

Se você vai viajar para o exterior, se vai investir fora do Brasil ou se deseja comprar criptomoedas, é importante entender como funciona a cotação do dólar e por que é tão importante saber isso. 

O dólar é a referência da economia mundial, e como o mundo vive em sistema de globalização, o que acontece no Brasil interfere no andamento do mercado internacional e vice-versa. 

Cotação do dólar: comercial e turismo 

Nos jornais, aparece: cotação do dólar comercial x cotação do dólar turismo, mas o que isso significa de fato é o que vamos descobrir agora. 

A cotação do dólar comercial é a que, geralmente, é utilizada em transações comerciais, como compra e vendas de ações na Bolsa de Valores. Mas se você deseja realizar uma viagem internacional, então, você tem que verificar a cotação do dólar turismo. 

Isso porque você precisará da moeda impressa, implicando custos maiores das agências de câmbio, que precisam garantir o transporte das notas e o seguro contra roubos em seus estabelecimentos. 

Essa variação na cotação do dólar turismo também acontece em decorrência do fato de que, no Brasil, desde o ano de 1999, são realizadas transações cambiais no modelo flexível, dando espaço para negociações livres entre quem compra e quem vende dólar. 

Por isso, se você vai viajar para os Estados Unidos e precisa adquirir dólares suficientes, o ideal é que você faça uma boa pesquisa de preço antes de definir onde irá fazer a compra da moeda norte-americana. 

Mas a quem interessa que o dólar fique mais ou menos valorizado no Brasil? Isso vai depender se você é importador ou exportador ou o tipo de aplicação financeira disponível em sua carteira. Além disso, isso interfere diretamente na balança comercial do país.  

O que é balança comercial?

A balança comercial de um país é o resultado das transações comerciais de exportação e importação, e o saldo entre essas duas operações pode ser positivo ou negativo. 

Quando as exportações são em maior número que as importações, então, a balança comercial tem saldo positivo, ou seja, houve mais vendas para o exterior e, consequentemente, maior entrada de moeda estrangeira (geralmente o dólar). 

Quando acontece de as importações serem em valor maior, isso significa que a balança está com saldo negativo, incorrendo em um número maior de compras do exterior, resultando em uma queda de moeda estrangeira dos cofres brasileiros. 

O ideal é que as importações e as exportações estejam equiparadas, ocasionando o equilíbrio necessário para um equilíbrio comercial internacional. Afinal, ela é um importante indicador da situação comercial em que um país se encontra. 

Como a cotação do dólar interfere na balança comercial? 

Como o dólar é, basicamente, a moeda mais utilizada em transações internacionais, é essencial acompanhar a sua cotação e analisar o comportamento do mercado a partir disso.  

É com base na cotação do dólar que a pessoa tomará a decisão de importar ou exportar determinada commodity em um período, por isso, ela interfere tão diretamente na balança comercial.  

A depender do ano em que você nasceu, é possível compreender a forma como você prefere investir! Se você é Baby Boomer ou da Geração Z, descubra, agora, qual é o tipo de investimento que mais combina com você! 

E-book: Tipos de investidores: dos Baby Boomers à Geração Z

Outro fator relevante para entender o funcionamento da balança comercial e como ela é afetada pela cotação do dólar no Brasil é a política cambial adotada pelo país. Você sabe o que é política cambial? 

O que é política cambial? 

Política cambial é um conjunto de medidas adotadas por um governo relacionado com a taxa de câmbio como forma de manter em equilíbrio a economia diante do cenário internacional.  

É dessa forma que é mantida a estabilidade da moeda, sendo, também, responsável pelo desenvolvimento do país. No Brasil, a política cambial é flutuante, no qual os valores das moedas variam de acordo com a oferta e demanda delas no mercado. 

Assim, quanto mais pessoas demandam pelo dólar, mais valorizado ele fica, e quanto mais moeda é ofertada, sem que haja interesse de obtê-las, mais desvalorizada ela se torna.

Veja também:

Como a cotação do dólar interfere na escolha de investimentos 

Como você já sabe, investir demanda muito estudo e muita dedicação antes da tomada de decisão pelo tipo de aplicação financeira que você vai realizar, até mesmo se você pretende fazer uma reserva de emergência. 

Comprar dólares quando sua cotação está em baixa e guardar até que a moeda se valorize novamente pode ser uma forma de você reter dinheiro para momentos de insegurança financeira ou para quando você desejar viajar. Mas e os investimentos? 

Se você pretende investir na bolsa de valores americana ou em ações que pertençam a empresas internacionais, é essencial ter atenção quanto a informações relacionadas à cotação do dólar, à balança comercial e a outros fatos que interferem diretamente no andamento da Bolsa de Valores. 

Investimento em títulos de Renda Variável demanda muitos fatores para que os rendimentos sejam considerados satisfatórios, e entender a cotação do dólar é um deles. 

Para investir, é preciso conhecer a economia e outros setores do mercado, a fim de se tomar as melhores decisões. Se você investe em bolsas de valores estrangeiras, deve ficar por dentro das flutuações do dólar. 

Se você vai investir em ações de uma empresa norte-americana, é bom acompanhar também a cotação do dólar, mas isso não é suficiente para fazer uma boa escolha. É preciso conhecer estratégias de investimento que possam lhe ajudar a fazer melhores aplicações financeiras. 

 5 Estratégias de Investimento

COMENTÁRIOS