O cartão sustentável é uma das práticas utilizadas por instituições financeiras para redução do impacto ambiental nos locais em que elas estão presentes. Mas esta não é a única medida de preservação do meio ambiente.
Outras práticas também são adotadas por meio da administração baseada em ESG, na qual a questão ambiental é um dos pilares, atrelado também aos princípios sociais e de governança. Para identificar essas boas práticas e escolher as melhores empresas, é preciso redobrar a atenção.
Não adianta apenas expor essas premissas! É preciso também que colaboradores e empresas parceiras criem uma cadeia de produção sustentável que seja capaz de mitigar ao máximo a poluição do planeta.
No post de hoje, você entenderá quais são os benefícios da adoção de ações de sustentabilidade e como boas práticas podem ser adotadas pelas empresas e fazer, dessa forma, a diferença no planeta.
O que você vai ver nesse post?
Uma boa leitura!
De forma geral, o cartão sustentável é um cartão que tem as mesmas funcionalidades de qualquer outro, mas com a diferença de proporcionar uma grande redução do impacto ambiental. O Cartão é feito com material plástico residual oriundo de descarte industrial.
Em números, a sua importância chega a uma redução em até 50% do consumo de energia elétrica e até 75% do consumo de água ao longo do processo de produção. O melhor é que não há perda de qualidade ou durabilidade em relação aos cartões convencionais.
Uma outra informação muito relevante acerca da produção dos cartões sustentáveis, é que com a utilização de material reciclado faz com que haja uma uma redução direta de até 7g (gramas) de CO2 (carbono) que se deixa de emitir na natureza durante o processo industrial.
A apresentação desses números representa o potencial de redução de poluentes lançados no meio ambiente e como essa pode ser apenas uma das boas práticas efetuadas pelas empresas.
Atualmente, as empresas estão implantando diversas ações de governança relacionadas à sustentabilidade ambiental, assim como outras ações associadas às práticas implementadas pelo Environmental, Social and Governance (ESG), que traduzido para o português, significa ambiental, social e governança (ASG).
As instituições financeiras têm mantido o foco nas práticas sustentáveis, que se estendem desde a preocupação com os impactos ambientais e sociais dos negócios, até o respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas.
É nessa perspectiva que o cartão sustentável ocupa lugar de destaque no meio financeiro. Afinal, a preservação do meio ambiente é urgente e a adoção de boas práticas é imprescindível.
Dentro desse espectro, o compromisso de empresas do mercado financeiro, principalmente instituições bancárias, com a implementação e distribuição de cartões de crédito feitos a partir de materiais reciclados.
Os cartões físicos geralmente eram feitos a partir de PVC virgem (derivado do petróleo), sendo este o material mais utilizado para sua confecção. Sua decomposição leva mais de 100 anos e mesmo que as empresas invistam em logística reserva, ainda não é o suficiente para evitar o acúmulo de poluição causado por esses pequenos artefatos.
Nos últimos anos, muitos bancos e administradoras de cartões têm optado pela divulgação de cartões digitais, pois não necessitam da exploração de matéria-prima fóssil. Mas ainda assim, não são tão sustentáveis quanto se pensa.
Eles demandam de uma grande estrutura de servidores e de dispositivos eletrônicos, conectados à internet para efetuar os pagamentos. Muito embora essas alternativas ainda estejam presentes no mercado, o cartão digital tem maior espaço por sua praticidade.
O modo como você lida com o dinheiro e sua personalidade podem indicar como serão realizados os seus investimentos. Isso porque, por meio de avaliação de suas características e a que geração você pertence, é possível descobrir o seu perfil investidor!
Baixe seu e-book agora mesmo, descubra o seu perfil e como isso pode definir os tipos de aplicações financeiras que estão de acordo com as suas características e disponibilidade financeira
Um cartão totalmente sustentável é feito de material plástico reciclável e a Discover Card, umas das pioneiras em termos de sustentabilidade, desenvolveu um cartão biodegradável em 2008.
A Mastercard também desenvolve uma série de ações para além da criação de um cartão de crédito sustentável, realizando parcerias em todo o mundo, com o objetivo de criar soluções que eduquem e inspirem seus consumidores, comerciantes e empresas a combaterem as mudanças climáticas.
É preciso pensar para além do cartão de crédito e começar a pensar em ações sustentáveis que também estejam relacionadas com o consumo consciente, entre tantas outras formas de prezar pela preservação do planeta.
O Cartão biodegradável, ou cartões digitais, podem ser a solução para reduzir a poluição, mas isto não resolve totalmente as questões de consumo e é claro, as práticas de descarte que ainda são pouco sustentáveis.
Ter um cartão sustentável não é sinônimo de ser um consumidor consciente. Na verdade, é preciso ir além e adotar um comportamento voltado para a sustentabilidade, conferindo a cadeia de produção utilizada, fiscalizando, inclusive, as empresas das quais você é cliente e também fornecedor.
O Banco Sofisa e o Banco Sofisa Direto, tem desenvolvido ações visando moldar as práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), como por exemplo, o descarte seguro de resíduos sólidos e documentos confidenciais, recrutamento às cegas visando a inclusão e diversidade e constituída por uma Diretoria ESG independente.
Uma instituição financeira com mais de 60 anos de história e totalmente envolvida com projetos que visam a redução de impactos no meio ambiente e com o bem estar de seus colaboradores e da sociedade de uma forma geral.
O Banco Sofisa Direto está sempre focado no futuro e com objetivos delimitados por meio da agenda ESG, buscando melhorar de forma contínua os seus processos através de iniciativas sustentáveis, nos diversos setores da instituição.
Uma das ações sustentáveis é a emissão de mais de 300 mil cartões reciclados nos próximos 5 anos, reafirmando os compromissos de sustentabilidade do banco com o meio ambiente.
Com ações desse tipo, é reforçado o compromisso da instituição para a construção de um futuro ambientalmente mais equilibrado, ampliando a oferta de cartões mais sustentáveis para os consumidores, reduzindo também o impacto ambiental de suas carteiras.
Leia também:
Os cartões reciclados emitidos pelo Banco Sofisa Direto levam no máximo 5 anos para se decompor. Vale ressaltar que a emissão dos novos cartões é fruto de uma parceria com a G&D, empresa alemã que fabrica cartões sustentáveis.
Novos hábitos, como a aquisição de cupons, aproveitar cashback ou milhas, são hábitos que foram incluídos no dia a dia do consumidor atual. Entretanto, este novo hábito também pode desencadear comportamentos de consumo exacerbados.
Aproveite os benefícios oferecidos pelo seu cartão de crédito de forma consciente e descubra como reduzir custos e manter as contas organizadas, e ainda, adotando hábitos que beneficiam o seu bolso e o meio ambiente.