Blog do Sofisa Direto

Artigos de luxo: um investimento promissor para atualidade

Escrito por Sofisa Direto | 05/10/2022 19:35:18

Investir em artigos de luxo é um modo alternativo de fazer um bom negócio, se é claro, você tem dinheiro disponível para iniciar a fazer um dos melhores investimentos possíveis.  

Não é uma forma convencional de aplicação financeira, como um fundo de Renda Fixa ou de Renda Variável, mas não deixa de gerar bons rendimentos. Você não tem ideia do quanto uma bolsa de grife pode valorizar no curto prazo

Neste post, você vai entender como funciona o mercado de luxo e por que investir em itens dessa categoria. Entenderá se vale a pena investir nesse tipo de mercado e como ele tem crescido no Brasil. 

Vamos ter também a opinião de algumas pessoas que investem em produtos de luxo e que podem confirmar a validade e relevância desses tipos de investimento. Vamos lá?

Como funciona o mercado de luxo?
Por que investir em artigos de luxo?
Pontos positivos
Investimento pessoal
Segurança
Baixa Competitividade
Pontos negativos
Baixa liquidez
Conhecimentos técnicos
Vale a pena investir em artigos de luxo?
Crescimento do mercado de luxo no Brasil

Boa leitura!

Como funciona o mercado de luxo?

O mercado de luxo funciona de forma independente dos demais tipos de investimento, mas como qualquer nicho de mercado, você deve ter ciência das atualidades do mercado financeiro e suas tendências

Como os artigos de luxo são muito caros e apenas parte da população tem acesso à indústria e ao varejo de peças de luxo, esses itens tornaram-se um atrativo para quem tinha uma reserva de emergência no pós-pandemia, e desejam empregar seu dinheiro em alguma aplicação financeira. 

"Depois que a mercadoria sai da loja, ela perde valor". Essa frase funciona para mercadorias comuns. Mas não funciona com itens de alto padrão, como um relógio Rolex ou um carro da Ferrari.  

Esses itens são valorizados com o passar dos anos, e deixam de ser produtos escolhidos em uma vitrine e passam a ser considerados itens de colecionador. 

Segundo a casa de leilões Sotheby's, o preço de uma bolsa do modelo Medium Classic Flap, da Chanel, subiu de US$ 4.500 para US$ 7.800 nos últimos 5 anos. Isso significa uma robusta valorização de 73% no período. 

Essas informações sobre o funcionamento deste mercado ajudam você, que deseja investir e tem capital disponível a escolher entre fundos de investimento ou adquirir um item no mercado de luxo! 

Por que investir em artigos de luxo? 

Começar a investir não é tarefa fácil, afinal, você precisa escolher entre realizar investimentos em Renda Fixa ou aplicar em fundos imobiliários ou quem sabe nos títulos do tesouro direto. Mas essa não é a única dificuldade. 

É preciso entender a diferença de informações com o tesouro selic e taxa selic, e como elas são definidas e se influenciam ou não no seu investimento. Diante de tantas informações sobre investimentos, por que investir em artigos de luxo? 

Investir em artigos de luxo tem muitos benefícios, mas é preciso identificar características que ajudem na escolha da melhor opção de investimento possível: 

Pontos positivos

Investimento pessoal

Produtos de luxo são adquiridos para fazer parte de um acervo pessoal. A pessoa usa e guarda a peça para utilizar em outro momento. Não se adquire um artigo de luxo para revender. 

O objetivo final é ter uma peça de valor inestimável e que valoriza a sua imagem, mas certamente a revenda pode acontecer a qualquer momento, por vários motivos. 

Segurança 

Podemos tratar de dois tipos de segurança: relativo à movimentação física e à movimentação financeira

A segurança física implica dizer que se forem itens pequenos, como joias e bolsas, a movimentação desses itens é fácil e pode ser feita sem muitas exigências de espaço ou transporte. 

A outra segurança é o risco do investimento, que, nesse caso, é mínimo, pois as peças de luxo são normalmente valorizadas, portanto, esse tipo de investimento é uma garantia por si só. 

Baixa Competitividade 

Como adquirir artigos de luxo não é possível para todas as pessoas, a competitividade para a revenda de um item de luxo é mínima. Já que ter uma bolsa da Chanel ou um relógio da Rolex, não se encaixa em todos os orçamentos. 

E como o acesso a esses itens geralmente é mais restrito, só mesmo quem conhece do assunto e já aprecia de forma mais minuciosa, poderá fazer boas escolhas dos objetos e realizar as melhores aquisições. 

Pontos negativos 

Baixa liquidez 

Baixa liquidez é a característica de ativos que não podem ser transformados em dinheiro (ativo líquido) de forma rápida. Por exemplo, os artigos de luxo. 

Em geral, se você possui um item como esses já descritos, isso significa que se você desejar vendê-los, precisará de um certo tempo, pois não acontece tão rápido. É preciso encontrar pessoas que conheçam esse tipo de mercadoria e que tenham possibilidade de adquirir o bem desejado. 

Conhecimentos técnicos 

Cada item de luxo negociado possui características individuais que precisam de algum conhecimento específico e para não perder dinheiro na revenda, você precisa conhecer bem esse negócio. 

Imagine que você tem algumas joias e pretende revendê-las, é necessário consultar um avaliador profissional. Se você revender sem fazer uma avaliação, existe uma grande chance de fazer uma negociação com baixa rentabilidade.  

Investimento em artigo de luxos pode ser uma alternativa para superar momentos difíceis? Para aprender mais sobre esse tema, não perca o E-book: Crise econômica e investimentos: um guia de como manter seu saldo positivo.

Vale a pena investir em artigos de luxo?

Investir exige tempo e paciência para investigar todos os lados. É preciso conhecer indicadores de investimentos, taxas e fatores externos como o cenário econômico, a variação do dólar, entre outros, para só depois tomar uma decisão. 

Só não pode esquecer que como qualquer outro investimento, pode apresentar alguns riscos a longo prazo, como a desvalorização, por motivos diversos. Então, precisamos identificar qual melhor investimento hoje. 

Em resumo, investir nesse tipo de "ativo" é sim rentável, mas precisa que você comece aplicando um valor muito alto e em geral, a maioria das pessoas não tem dinheiro disponível para esse fim.

Assim como qualquer outro investimento, artigos de luxo podem valorizar muito rápido, uma vez que a demanda e oferta por esse tipo de item acontece a todo tempo. 

E nunca se sabe quando você terá uma oportunidade dessas, e é claro, não vai deixar passar. Afinal, quem não gostaria de ostentar por aí uma bela peça da Chanel ou uma Louis Vuitton? 

Crescimento do mercado de luxo no Brasil 

Não podemos deixar de falar do crescimento do mercado de luxo no Brasil. Segundo dados do Fórum E-Commerce Brasil 2022, o Brasil representa 1,5% do mercado de luxo global.  

O brasileiro de classe média passou a comprar no país, e esse movimento se dá principalmente pela alta do dólar no mercado internacional. 

Por passarem a adquirir no Brasil, o resultado foi o crescimento médio de 51,74% em setembro de 2021 em relação ao mesmo período do ano de 2020, evidenciando alguns fatos que ocasionaram esse "boom" no mercado brasileiro: 

  • Não poder viajar, concentrou a renda dos brasileiros de classe alta no Brasil; 
  • As empresas desse mercado voltaram seu olhar para o mercado consumidor brasileiro, que se expandiu. 

Os itens de luxo também têm voltado seu olhar para a sustentabilidade, dado que existe hoje em dia uma exigência maior por parte do mercado consumidor, que busca qualidade aliada a boas práticas.  

Para aprender sobre como realizar as melhores aplicações financeiras, não deixe de ler o blog post Indicador de investimento: o que é e quais os principais