logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Imagine a seguinte situação: você vai ao supermercado sem uma lista de compras e acaba gastando muito mais do que devia com itens que você não precisava ou exagera na quantidade dos itens que precisava por não ter noção de quando deveria comprar. Com certeza você, algum familiar ou conhecido já passou por isso. 

Essa situação acontece porque, sem planejamento e organização financeira, é impossível economizar no supermercado e, ao longo do tempo, esses gastos começam a pesar muito no seu orçamento.

Nesse artigo, vamos mostrar como você pode economizar no supermercado e direcionar seu dinheiro para fins que podem render mais para você. Prepare-se e boa leitura!

Defina suas prioridades

Antes de qualquer compra, seja no supermercado ou não, é preciso definir quais serão suas prioridades. Para isso, é muito importante que você tenha conhecimento dos itens que tem em casa e sua quantidade. Assim você evita desperdícios e compras impulsivas. 

Também é importante levar em consideração o que é realmente necessário e o que é supérfluo. É claro que você pode comprar um docinho ou outro mimo para aproveitar, mas cuidado para não jogar por água abaixo sua organização financeira. 

Defina o orçamento para as compras

Se você quer economizar no supermercado, é preciso definir o limite máximo para gastar nas suas compras. 

Estabelecendo esse limite, você evita surpresas desagradáveis nas contas do mês e não compromete sua organização financeira.

Como economizar no supermercado?Pesquise preços

Nem sempre o supermercado mais perto da sua casa tem os melhores preços. É bastante válido pesquisar os preços dos itens que você precisa comprar em supermercados diferentes e, hoje em dia, ainda há a possibilidade de consultar os preços em aplicativos também. Assim, mesmo que você tenha que fracionar as compras em supermercados diferentes, vai economizar no montante geral.

Acompanhe as promoções

Quem não gosta de uma promoção? Elas são ainda melhores para economizar no supermercado. 

O varejo faz promoções com certa frequência, com ofertas especiais do tipo “compre 2 pague 1”, por exemplo, e essas podem ser as chances de economizar nas compras

Fique de olho, também, nas redes de contato dos supermercados em que você costuma comprar para acompanhar alguma promoção sazonal. 

Avalie a compra no atacado

Se você sabe que outros membros da sua família ou amigos compram os mesmos produtos que você costuma comprar, pode ser uma boa ideia fazer uma lista de compras conjunta e comprar no atacado. Nas compras em quantidade, geralmente os produtos têm valor unitário mais baixo e essa é uma ótima chance de economizar no supermercado.

Como economizar no supermercado?Não esqueça a lista de compras!

Já percebeu que bem pertinho dos produtos que você realmente precisa comprar estão alguns outros itens que chamam muita atenção e quase “imploram” para você comprá-los também? É essa estratégia de vendas que te leva a gastar mais que o necessário sem perceber.
Se você quer economizar no supermercado é preciso criar uma lista de compras com os itens essenciais e fixar sua ida ao supermercado à compra desses itens somente. Não caia na tentação ou você pode comprometer muito sua organização financeira

O que fazer com o dinheiro que “sobrou” com essas dicas?

Se você usar essas dicas que apresentamos aqui, suas idas ao supermercado deverão ser bem mais econômicas. Assim, você pode destinar todo o dinheiro que seria gasto por impulso para a construção de uma reserva de emergência, por exemplo, ou mesmo para a conquista de um objetivo pessoal. 

No aplicativo Sofisa Direto, você tem acesso a diversas opções de investimentos que podem te ajudar a realizar seus desejos e estabelecer uma organização financeira eficiente, investindo no que é melhor para você e fazendo com que seu dinheiro renda de verdade. 

Abra sua conta e veja como o Sofisa Direto pode te ajudar. 

Nova call to action







 

COMENTÁRIOS