logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

A pandemia causada pelo novo coronavírus afetou significativamente as finanças de grande parte das pessoas e isso já não é uma novidade ou previsão. Mesmo aqueles que já tinham certa organização financeira e estabilidade sentiram os efeitos, que afetam seu bolso, seja em uma simples compra de alimentos ou na impossibilidade de realizar algum sonho, como viajar, a curto prazo. 

A esperança de que esse período turbulento passe vem crescendo e, com isso, surge uma nova preocupação: como se preparar para o cenário pós COVID-19?

Nessa matéria, vamos falar um pouco sobre o assunto e mostrar algumas oportunidades, seja de autoavaliação ou de planejamento, que podem fazer a diferença neste período de pandemia e na preparação para o cenário pós-pandêmico. 

Hora de avaliar as finanças

Se você ainda não tinha uma organização financeira e não conhecia o fluxo do seu dinheiro do momento em que você o recebe até o momento em que o gasta, além de uma oportunidade para começar, aqui temos a necessidade imposta pela COVID-19 de organizar as contas e conter despesas supérfluas. 

Essa é a primeira dica para se preparar financeiramente para quando a pandemia passar: faça um levantamento de todos os seus gastos e despesas fixas e tenha, de forma visual, controle sobre essas. Para te ajudar com isso, existem vários aplicativos de gestão de finanças disponíveis gratuitamente. 

 Organização financeira: como se preparar para o cenário pós Covid-19? Cuidado com o consumo em excesso

Segundo pesquisas realizadas desde o começo da pandemia, o consumo em lojas virtuais tem crescido substancialmente. 

Ao mesmo tempo em que esses hábitos podem indicar um cuidado maior dos clientes em relação à proliferação da doença, evitando sair de casa para realizar suas compras, em alguns aspectos pode indicar, também, o consumo impulsivo como forma de preencher a necessidade de convívio social e interação nos grandes centros.

Por esse motivo, faça uma análise minuciosa dos seus gastos e hábitos de consumo e tenha em mente que o momento agora é de contenção de despesas e criação e/ou manutenção de uma reserva de emergência. 

 Organização financeira: como se preparar para o cenário pós Covid-19? Como dissemos anteriormente, não é o momento de contrair dívidas. Mas e o que fazer com as dívidas já presentes antes mesmo da pandemia de COVID-19? Negociar!

Se você tem a possibilidade de continuar pagando as dívidas já contraídas, não deixe de fazê-lo. É vital que você mantenha as finanças equilibradas e evite juros e multas que podem afetar ainda mais sua situação financeira.

Já se o seu caso, mesmo com sua organização financeira em andamento, indica que você não conseguirá honrar seus compromissos, tente negociar.

Imprevistos acontecem e é melhor estar preparado para eles

Como é o caso da pandemia, vários imprevistos podem acontecer e não temos dimensão de seus efeitos. Por esse motivo, como falamos anteriormente, se você ainda não tem uma reserva de emergência, essa é a oportunidade de começar a investir para garantir sua tranquilidade financeira no futuro. 

Como a prioridade é garantir a liquidez e segurança dos investimentos nessa etapa, boas opções de investimento para iniciar a reserva de emergência são produtos de renda fixa, como o CDB com liquidez diária.

Prepare-se para um novo mundo

O cenário mundial mostra uma boa expectativa de recuperação econômica no pós-pandemia, com várias mudanças e aprendizados trazidos desse momento. Nesse sentido, é bom estar preparado para novas oportunidades. 

Que tal começar a planejar agora e investir no seu futuro? Clique no botão abaixo para abrir sua conta e ver as diversas opções de carteira de investimentos que o Sofisa Direto tem para você. 

Nova call to action

Comentários