Atualmente, quando você programa uma viagem, uma das primeiras coisas com as quais se preocupa é a hospedagem e então você se pergunta: hotel ou Airbnb? Afinal, qual é a melhor opção para sua hospedagem?
Nos últimos anos, uma das grandes novidades no mercado é o crescimento de empreendimentos no setor da economia colaborativa. E o Airbnb, junto com outros aplicativos, são uma alternativa no setor hoteleiro.
No post de hoje, vamos descobrir como escolher uma boa hospedagem, as principais vantagens e desvantagens de cada uma das modalidades e finalmente, qual a melhor opção: hotel ou Airbnb?
Como escolher uma boa hospedagem?
Principais diferenças entre Hotel e Airbnb
Hotel: vantagens e desvantagens
Vantagens
Desvantagens
Airbnb: vantagens e desvantagens
Vantagens
Desvantagens
Afinal, qual a melhor opção: Hotel ou Airbnb?
Confira o post até o final.
Para escolher a melhor hospedagem, você deve avaliar antes de mais nada qual é o seu perfil de viajante e como isso pode interferir no seu bem estar, enquanto estiver longe de casa.
É importante você pesquisar com antecedência e colocar na balança todos os prós e contras de se hospedar em um hotel ou no Airbnb.
Um ponto a considerar é se você irá realizar uma viagem solitária, ou com amigos, ou se vai com a família, mesmo porque, viagens com crianças precisam ser bem planejadas.
Verifique não apenas o preço, mas os benefícios como serviço de quarto e refeições inclusas. Para ajudar nessa escolha, veja agora as principais diferenças entre Hotel e Airbnb.
Para começar, o hotel é um lugar onde você pode se hospedar, por meio de uma reserva prévia, podendo escolher o tipo de hospedagem e todas as possibilidades que ele tem para oferecer.
Já o Airbnb é, na verdade, o nome de um aplicativo, uma marca de um serviço de hospedagem colaborativa, no qual uma pessoa pode alugar o todo ou parte de sua própria casa, e por meio de uma vitrine virtual, é possível escolher o local de acordo com sua necessidade.
Saiba agora quais são as principais vantagens e desvantagens de cada uma dessas modalidades para poder enfim escolher entre as duas opções de hospedagem.
Veja agora as vantagens e desvantagens de se hospedar em um hotel. Claro que o preço é muito importante, mas conforto e bem estar também devem ser priorizados.
A privacidade é uma das principais vantagens, juntamente com a descrição dos funcionários. Além da intimidade preservada, você também pode usufruir de café da manhã e outras refeições do dia.
Outra vantagem é que você também conta com a possibilidade de guardar seus pertences mais valiosos em um cofre, já que alguns estabelecimentos disponibilizam um cofre aos seus hóspedes.
A terceira vantagem é que você não precisa se preocupar em manter o espaço sempre organizado, já que quando você faz a sua reserva em um hotel, também está incluso serviço de quarto.
As principais desvantagens de se hospedar em hotéis são:
A depender da quantidade de estrelas que um hotel tenha, é uma verdadeira fortuna você se hospedar em um. Mesmo com todas as vantagens que já foram citadas antes.
Uma outra desvantagem é que existe um horário bem rígido de chegada e saída. Não dá para negociar com o gerente do hotel, pois muitas vezes já existe uma reserva para o mesmo quarto no horário da sua saída.
Por último, é importante ressaltar que os hotéis no geral são impessoais e não permitem muitas interações entre os hóspedes.
Agora que já sabemos as principais características sobre o hotel, vamos conhecer mais de perto as vantagens e desvantagens de se hospedar por meio do Airbnb.
Na maioria das vezes, os preços do Airbnb vão ser bem acessíveis e essa é uma grande vantagem em tempos de crise econômica. Outro diferencial do aplicativo é a possibilidade de fazer uma reunião de amigos e família sem precisar afastar ninguém.
E é claro a sensação de continuar no aconchego de um lar, mas ao mesmo tempo podendo aproveitar os espaços de um lugar turístico de sua escolha.
As principais desvantagens são, o fato de que nem sempre as fotos postadas no aplicativo representam a realidade. Outra coisa muito importante é que a limpeza e tarefas como providenciar as refeições são por sua conta.
Por fim, é necessário colocar tudo na ponta do lápis, pois as tarifas do Airbnb para apenas um dia ou dois, custam muito mais caras. Se você pretende se hospedar nessa modalidade, pode valer a pena se for ficar muitos dias, no geral, mais de uma semana.
Antes de pensar em viajar, comece organizando as finanças e pensando em estratégias para conseguir guardar dinheiro através de uma boa reserva financeira.
Agora que você já sabe todas as vantagens e desvantagens de cada uma das modalidades de hospedagem, saiba qual é a melhor opção.
Leia também:
Diante das vantagens e desvantagens apresentadas entre o hotel e o Airbnb, inicialmente pode causar um pouco de dúvida sobre a melhor escolha.
Poderíamos dizer que a escolha deve ser de acordo com o estilo de vida de cada pessoa, e com o modo como ela prefere viajar, mas a real, é que quando colocamos as duas possibilidades, se hospedar em hotel é a melhor opção.
Além disso, em alguns lugares, como por exemplo em Nova York, há uma lei que impede que um apartamento seja alugado por menos de 30 dias, sendo que, a pessoa que aluga pelo Airbnb, corre o risco de ser denunciado e expulso do local!
Em termos financeiros, você pode encontrar vagas em hotéis bem baratas por meio de buscadores disponíveis na internet e ainda por cima, há períodos de baixa estação em que você encontra preços muito mais em conta.
Você também encontra várias possibilidades de hospedagem hoje em dia, seja em hotéis bastante impessoais e luxuosos, até os que te proporcionam um contato com a natureza e uma interação social entre os hóspedes.
Você já se hospedou nas duas modalidades de hospedagem? Acredita que o Airbnb vai tomar o lugar do antigo sistema hoteleiro? Como é a sua experiência com hospedagens?
Há muitas formas de economizar em uma viagem de férias. Que tal começar escolhendo um destino em que a moeda brasileira esteja valorizada?