logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

O início de um ano novo traz muitas expectativas positivas, mas também preocupações financeiras, provocadas por eventuais desequilíbrios no orçamento. É quando se acumulam os gastos com as celebrações de fim de ano, além das despesas com impostos, matrículas e material escolar em janeiro.

Então, depois da euforia das comemorações, você cai na realidade: preciso de dinheiro urgente. O que fazer agora? Quais são as minhas opções?

Vender artigos que você não usa

O começo do ano é a época certa para fazer uma arrumação nos armários e separar itens que não são usados há tempos. O que não foi útil nos últimos doze meses continuará entulhando sua casa, sem nenhuma serventia no ano novo.

É hora de se livrar do que não faz falta e ganhar dinheiro extra com um bazar, seja físico ou virtual. Siga os passos abaixo:

  • abra os armários e separe tudo o que não é útil: roupas, calçados, acessórios, artigos esportivos, livros e material profissional, ferramentas, instrumentos musicais, antiguidades etc;

  • tire boas fotos de cada item e escreva uma descrição detalhada;

  • anuncie seus artigos na internet, em sites como o Mercado Livre, Enjoei, OLX e outros;

  • seja flexível na negociação, para facilitar a venda.

Alugar um quarto ou compartilhar o escritório

Aproveitando a ideia de gerar renda com o que você não usa, considere alugar espaços vagos em sua casa ou empresa.

Um quarto de hóspedes pode se transformar em fonte de renda, se for alugado durante algum tempo. Analise a localização de sua residência e veja se seu espaço será mais atraente para estudantes, turistas ou empresários em viagens de negócios.

Capriche na decoração, tire fotos bonitas e anuncie em sites como o Airbnb ou o EasyQuarto.

Outra boa ideia é o compartilhamento do escritório no sistema de coworking. Você pode ceder a estrutura de sua empresa já montada para outros profissionais e cobrar por mês, por semana ou por dia.

Se for mais vantajoso, faça o contrário: abra mão da estrutura física e das despesas de manutenção de um escritório próprio e passe a usar os espaços de “coworking”. É uma ótima forma de cortar custos e economizar o dinheiro de que você tanto precisa no momento.

Oferecer consultorias e outros trabalhos como freelancer

Pense em todos os conhecimentos acumulados no decorrer de sua carreira. Não importa se você é administrador de empresas, advogado, professor, contador, comerciante ou qualquer outra profissão, alguém poderá se beneficiar de sua experiência prévia. As consultorias podem ser uma ótima maneira de gerar renda, enquanto auxilia outros profissionais a alavancar a carreira.

É bom em matemática, inglês ou outra matéria? Ofereça aulas particulares a estudantes que precisam de reforço.

Gosta e tem facilidade para escrever? Candidate-se como redator em plataformas de conteúdo para web.

Você pode, também, ter seu próprio blog e encontrar formas de ganhar dinheiro com ele, ao ceder espaços para publicidade, por exemplo.

O importante é não guardar conhecimentos só para você. Compartilhe! Além de favorecer outras pessoas, você gera renda extra no momento em que é preciso dinheiro urgente.

Penhorar joias e objetos de valor

Esta é uma solução rápida e descomplicada: pegue as joias, pratarias da família, relógios e canetas de valor e leve a uma agência de penhores. Além de ser uma linha de crédito com encargos bem baixos, você pode receber até 100% do valor da avaliação do seu bem.

Escolha um prazo que você possa cumprir sem apertos no orçamento. Mesmo assim, se não puder resgatar seus objetos no prazo contratado, é possível renovar e prolongar o prazo.

Antigamente, penhorar joias e outros objetos era algo visto com restrição por muita gente, mas essa é uma saída inteligente para levantar dinheiro rápido. As agências de penhor são procuradas até por quem busca apenas um lugar seguro para guardar objetos de valor. Afinal, suas joias estarão a salvo nos cofres da instituição financeira, em vez de estarem em casa e correndo risco de serem roubadas. Você não paga aluguel de cofres e ainda recebe dinheiro!

Pedir adiantamento do décimo terceiro salário

Planejando com antecedência, é possível pedir que a primeira parcela do décimo terceiro seja paga quando você sair de férias.

Normalmente, as empresas depositam a gratificação de Natal, ou décimo terceiro, em duas parcelas. A primeira pode ser recebida antecipadamente, junto com suas férias, desde que você faça a solicitação por escrito e entregue ao seu empregador até o dia 31 de janeiro do mesmo ano.

Com esse reforço no orçamento, você pode sair do aperto financeiro e aproveitar seu merecido descanso anual. Mas não perca tempo: o pedido só pode ser feito no mês de janeiro!

Refinanciar seu imóvel 

Quem é proprietário de um imóvel quitado e com a documentação em ordem pode oferecê-lo como garantia e receber até 60% de seu valor de avaliação. Os juros serão mais baixos e os prazos mais longos do que em outras modalidades, já que o Empréstimo com Garantia de Imóvel oferece segurança ao banco para emprestar grandes quantias.

Essa é uma boa opção para trocar dívidas de juros maiores, como as do cheque especial e dos cartões de crédito, por uma só dívida com taxas menores, além de garantir uma reserva para outros projetos.

Depois da leitura de nosso artigo, você já sabe que há várias maneiras de sair de uma situação financeira complicada. A partir de agora, adote medidas para evitar problemas no futuro, como o corte de gastos supérfluos e consumo mais consciente.

Para que a situação de aperto não se repita no fim deste ano, que tal criar o hábito de economizar aceitando o desafio das 52 semanas? Leia o nosso post sobre o assunto e dê o primeiro passo para evitar aquele momento desagradável de acúmulo de dívidas quando você constata: preciso de dinheiro urgente. E agora?

Aproveite, também, para assinar a nossa newsletter e ler mais artigos úteis para manter uma vida financeira saudável e sem sustos!

Nova call to action

Comentários