logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

As compras de fim de ano costumam preocupar muitas pessoas, especialmente quem anda apertado financeiramente. A tentação gerada pelas grandes campanhas de marketing tópicas da época e pelas festas, presentes, ceias e outros eventos acaba incentivando aquisições de produtos e serviços — tudo para participar do clima festivo ou agradar entes queridos.

Mas é preciso ficar de olho nos gastos para não passar da conta e acabar se endividando no começo do próximo ano. Para ajudar você a superar esse desafio, listamos várias dicas de como economizar e começar o novo ano com o pé direito. Confira!

Usar o cartão de crédito com moderação

A primeira dica é usar o cartão de crédito com moderação, pois suas taxas de juros estão entre as mais altas do mercado. É preciso fugir da combinação de limite alto e empolgação nas compras, já que isso costuma impactar drasticamente no orçamento.

Se considerarmos que, além das compras e dos encargos, ainda há impostos (IPVA, IPTU) no começo do ano, você poderá ter sérios problemas econômicos quando receber a fatura do cartão de crédito. Por isso, é importante não se descuidar no uso desse método de pagamento para não se endividar.

Sugerir trocas de presente por meio de um amigo-oculto

A prática do amigo-oculto é uma boa forma de economizar e promover uma celebração mais animada e participativa junto a familiares e amigos. Por meio dele, você também consegue limitar os valores que podem ser gastos com presentes e ainda evita que alguém fique com cara feia por ter recebido um presente mais barato do que o que deu. Isso também ajuda a economizar, já que é preciso se adequar à faixa de preço definida, que geralmente não é muito alta.

Elaborar festas colaborativas

Uma boa forma de economizar é organizar festas colaborativas, ou seja, aquelas em que cada convidado contribui com uma sobremesa, bebida ou prato especial. Dessa forma, todos acabam participando da preparação do evento e você não vai precisar se sobrecarregar financeiramente. Além disso, quanto mais pessoas forem convidadas, mais diversidade de alimentos a sua festa poderá ter!

Planejar bem as compras de fim de ano

É fundamental planejar bem as compras de fim de ano para que você não saia gastando no impulso, nem adquira itens que não serão usados. Para isso, converse bastante com a sua família e analise o que é realmente necessário.

Uma dica é começar a usar um aplicativo ou planilha de gestão de orçamento familiar para registrar todas as contas e ganhos (salário, 13° salário, bonificações etc.). Dessa maneira, você sabe exatamente quanto dinheiro tem e quais são os limites de gastos possíveis, para que consiga ter um consumo consciente.

Lembre-se de incluir no seu planejamento financeiro as dívidas acumuladas antes, para não deixar de pagá-las ao fazer suas compras. Caso contrário, elas podem se acumular e dificultar sua situação financeira futura.

Comprar antecipadamente

Comprar já perto das festas de fim de ano deixa o indivíduo sob pressão, de modo que as decisões poderão ser impulsivas, gerando muitos gastos. Como vários produtos já estão no fim nos estoques e nem todas as lojas abrem nos dias dos eventos, é possível que você fique sem opções e acabe por desembolsar mais para adquirir determinadas mercadorias.

Além disso, terá ainda a competição de todos que deixaram para última hora, o que pode fazer com que os valores aumentem também por causa da alta demanda.

Em relação aos itens natalinos, lembre-se de que o panetone, algumas frutas, nozes e outros produtos tradicionais da época sobem muito de preço à medida que chega o Natal. Por isso, é importante comprá-los com antecedência — só não se esqueça de olhar o prazo de validade.

Aproveitar a economia colaborativa

A economia colaborativa tem crescido nos últimos anos, por isso vale a pena ficar de olho em bens e serviços que são ofertados por meio dela. Existem várias opções em diferentes segmentos que ajudam você a economizar.

Por exemplo, se estiver procurando produtos para presentear, você pode consultar o Mercado Livre, a OLX ou o eBay. Se quiser roupas, há o site Enjoei, em que é possível pesquisar itens de vários vendedores e fechar negócios mais atrativos do que em muitas lojas de vestuários tradicionais. 

Quem quer viajar com a família para passar o Natal ou o Ano Novo pode se hospedar em imóveis por meio do Airbnb, um serviço de hospedagem. Por esse sistema, você pode alugar quartos ou imóveis completos, cujos valores ficam bem mais em conta do que em um hotel.

Usar aplicativos e sites de comparação de preços

Nos últimos anos, vários serviços de comparação de preços se popularizaram na internet, facilitando a pesquisa de valores e ajudando a encontrar as melhores ofertas. No final de ano, eles são ainda mais importantes, já que permitem que você avalie promoções para checar se realmente são vantajosas.

Com isso, será mais fácil resistir à tentação de adquirir produtos e serviços, especialmente aqueles com mensagens apelativas: “imperdível”, “últimas unidades no estoque”, “preço baixo só hoje”, entre outras. Além disso, algumas dessas ferramentas virtuais contam com históricos de preços, para que você verifique se determinada mercadoria está com um bom valor ou se tem chances de o preço diminuir ainda mais nos dias seguintes.

Negociar e pagar à vista

Pagar à vista é uma forma de ganhar descontos. No entanto, muitos não tentam negociar e aceitam o primeiro valor, perdendo boas oportunidades de conseguirem preços melhores.

Por isso, toda vez que você estiver com dinheiro na mão, não tenha receio de tentar um desconto maior. O valor economizado poderá ser aplicado em mais presentes, na ceia ou em algum projeto durante ou depois das festividades.

As compras de fim de ano podem pesar no orçamento se você não se organizar adequadamente e ceder aos impulsos de consumir. Por isso, lembre-se de planejar bem o que vai gastar para equilibrar as contas. Por fim, avalie a possibilidade de entregar presentes depois das festividades, pois é comum haver liquidações e promoções melhores.

Gostou das nossas dicas de como economizar com as compras de fim de ano? Compartilhe nas suas redes sociais para que seus contatos também consigam poupar!

Comentários