logo sofisa
logo sofisa

O Sofisa Direto quer te conhecer melhor

Vamos lá!

Você já parou para pensar na importância de ter controle financeiro? É muito mais do que apenas organizar um orçamento. Controlar suas finanças significa planejar suas metas de vida, como aposentadoria, aquisição de bens e até mesmo investimentos que podem multiplicar seu dinheiro.

Neste texto, serão exploradas cinco estratégias infalíveis de como ter controle financeiro para que você alcance não apenas a estabilidade financeira, mas também a realização dos seus sonhos.

Afinal, ter o controle financeiro não é só uma questão de números, mas sim de liberdade e segurança para tomar as melhores decisões sobre seu dinheiro.

Acompanhe e descubra como o Banco Sofisa Direto pode ser seu parceiro nessa jornada rumo ao sucesso financeiro. Vamos lá!

O que você vai ver nesse post?

Qual a importância de ter controle financeiro?

5 estratégias de controle financeiro infalíveis;

  1. Faça uma análise das suas finanças;
  2. Avalie e negocie dívidas;
  3. Faça uma lista de gastos desnecessários;
  4. Faça uma reserva de emergência;
  5. Comece a investir.

Uma boa leitura! 

Qual a importância de ter controle financeiro?

Para manter a vida financeira controlada, é necessário ter um orçamento organizado de acordo com suas receitas e despesas, o que pode ser feito com o auxílio de uma planilha de controle financeiro.

Onde você poderá focar em seus objetivos de vida em um determinado período de tempo, como por exemplo, pensar na aposentadoria, comprar um imóvel ou trocar de carro.

Um outro fator muito importante relacionado ao controle das finanças está em equilibrar o quanto se ganha e o quanto se gasta, permitindo que você tenha mais domínio sobre seu dinheiro, o destinando para um fim mais rentável: investimentos.

Portanto, para realizar o controle financeiro pessoal de forma planejada e estratégica, você deve fazer uma análise dos seus gastos e receitas, negociar dívidas, caso elas existam, e cortar gastos desnecessários da sua lista de despesas mensais. 

Educação financeira e se manter bem informado são outras duas ferramentas essenciais para quem deseja ter o controle do seu próprio dinheiro e tomar as decisões mais acertadas sobre investimentos. 

Com o Simulador do Banco Sofisa Direto, você vai saber quanto seu dinheiro pode render quando comparado com a Poupança. Faça uma simulação agora mesmo!

Nova call to action

Confira agora 5 estratégias infalíveis de como fazer controle financeiro, que poderão lhe proporcionar maior tranquilidade e segurança financeira, além de oportunizar a realização de seus sonhos com a ajuda do melhor banco do Brasil, o Banco Sofisa Direto!

VEJA TAMBÉM:

5 estratégias de controle financeiro infalíveis

Para lhe ajudar a exercitar o controle de suas finanças, siga abaixo 5 estratégias de controle financeiro infalíveis que vão lhe levar para um próximo nível de tranquilidade financeira.

1. Faça uma análise das suas finanças

Como estão as suas finanças? Esta é uma pergunta que deve ser feita de forma recorrente para quem deseja ter uma vida financeira mais saudável e alcançar objetivos de vida de forma organizada e com planejamento.

Por isso, esta é a primeira estratégia infalível para você que deseja ter o controle financeiro em suas mãos e dar prosseguimento às próximas ações estratégicas que vão lhe conduzir ao sucesso financeiro.

2. Avalie e negocie dívidas

Se você possui dívidas, mas ainda não parou para pensar em como resolver essa situação, está na hora de tomar uma decisão sobre este assunto. Não importam os motivos ou as causas pelas quais as dívidas surgiram. O importante é saná-las o mais rápido possível.

As dívidas devem ser listadas e, a partir deste momento, você deve encontrar formas de negociar com os credores de acordo com sua capacidade de pagamento. Se você não resolver este quesito, o controle de finanças pode ficar comprometido.

Muitas pessoas encontram barreiras para enfrentar as dívidas, mas utilizar esta estratégia é de certa forma um grande incentivo para que você retome o controle de suas finanças e dê os próximos passos rumo ao seu sucesso financeiro.

3. Faça uma lista de gastos desnecessários

Se você tivesse que responder uma pesquisa hoje, você saberia dizer para onde está indo o seu dinheiro? Se você respondeu que sim, então está de parabéns e é sinal de que você tem um bom controle financeiro.

Mas, se você não faz ideia da resposta para esta pergunta, então você precisa adotar urgentemente esta estratégia infalível, que é identificar todos os seus gastos e separar os necessários dos desnecessários.

Esta é uma lista que vai variar de acordo com o seu estilo de vida e o modo como você se relaciona com o dinheiro. Por exemplo, se você é uma pessoa que não costuma ter uma vida social muito movimentada, talvez pagar por streamings seja sua única opção de lazer, se tornando assim uma despesa importante no seu orçamento.

Entretanto, se você não consegue nem acompanhar as notícias na televisão, por que assinaria 5 streamings? É necessário ponderar a maneira como você vive e o que de fato precisa entrar na lista de despesas desnecessárias ou se você preferir, supérfluos.

Controle financeiro

4. Faça uma reserva de emergência

Fazer uma reserva de emergência é um grande passo para quem está na jornada de controle financeiro, afinal, esta decisão exige mudanças de hábitos financeiros que são difíceis de serem modificados.

Quando você começa uma reserva de emergência, isto significa que parte do seu dinheiro está sendo guardado com um propósito e que futuramente você poderá tomar decisões mais acertadas quanto aos seus projetos de vida.

O dinheiro reservado pode ser aplicado em uma viagem, estudos, na compra de um imóvel, ou quem sabe para iniciar aplicações financeiras e dar seus primeiros passos no mundo dos investimentos, considerando que investir é para todo mundo! 

Nova call to action

5. Comece a investir

Uma das formas de você ter certeza de que está tendo o controle financeiro em suas mãos é ter o seu dinheiro trabalhando para você. Ao invés de gastá-lo com despesas supérfluas, comece a investir!

Existe uma série de investimentos no mercado que cabem no seu bolso e combinam perfeitamente com seu perfil de investidor. E para lhe ajudar nessa jornada, você pode contar com o Banco Sofisa Direto!

Para saber mais sobre investimentos e finanças, visite o blog e conheça os conteúdos que o Banco Sofisa Direto compartilha com seus leitores semanalmente. 

Além disso, você também pode seguir a Carta Mensal, que é uma análise profunda do estrategista-chefe Roberto Carline sobre o mercado financeiro e a conjuntura econômica do Brasil e do mundo.

Acompanhe a newsletter e descubra um mundo de possibilidades de investimentos, como os títulos de Renda Fixa e Renda Variável, e outras modalidades de investimento e soluções que vão tornar a sua vida muito mais saudável financeiramente.

Conclua agora mesmo o seu cadastro e venha fazer parte do primeiro banco digital de investimentos do Brasil e o melhor banco do Brasil, segundo pesquisa realizada pela Revista Forbes!

Abra sua conta com o Sofisa Direto!

Comentários