Bem-estar financeiro: conheça estratégias para atingi-lo e manter
por: Sofisa Direto
Educação financeira
15 de Fevereiro de 2023
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Sem dúvida nenhuma, o bem-estar financeiro é um sonho para muitas pessoas no Brasil. Atualmente, 65 milhões de brasileiros estão endividados e buscam por formas de melhorar suas finanças pessoais.
Em vista disso, nesse artigo, vamos falar como um planejamento financeiro bem estruturado e dentro da realidade pode ser a chave para quitar as dívidas e, finalmente, sair do vermelho.
O que você vai ver neste post:
O que é bem-estar financeiro?
Como atingir esse bem-estar através de um planejamento financeiro?
Mantenha o controle mês a mês
2.Liberdade para fazer escolhas hoje
3.Esteja preparado para o inesperado
4.Mantenha o foco em seus objetivos
Como quitar suas dívidas?
1.Fique de olho nos gastos supérfluos
2.Priorize dívidas mais altas
3.Negocie suas dívidas
4.Reorganização constante
Boa leitura!
O que é bem-estar financeiro?
Para entender o bem-estar financeiro, primeiramente, precisamos falar sobre educação financeira. Pois, no panorama atual, muitas pessoas começaram a se interessar pelo tema e buscam constantemente por oportunidades de investimento e uma grande diversidade de informações referentes à administração de finanças e maneiras de economizar dinheiro.
Contudo, apenas o conhecimento sobre finanças e economia não é o bastante para aqueles que estão endividados, pois essa é uma demográfica que só aumenta. Dessa forma, devemos levar em consideração não apenas a teoria da educação financeira, mas sim a prática.
Mas afinal, o que isso tem a ver com o bem-estar financeiro? Em uma resposta curta, absolutamente tudo!
O bem-estar financeiro está diretamente ligado ao estado no qual a pessoa tem total controle de cumprir com suas responsabilidades financeiras a curto, médio e longo prazo. Além disso, essa pessoa ainda se sente segura em relação à sua liberdade financeira e ao futuro. Pois além de cumprir suas obrigações, ela ainda é capaz de viver confortavelmente.
Por isso mesmo, saber lidar com suas finanças é algo que depende muito de pessoa para pessoa. Afinal, seus objetivos de vida e os conceitos acerca de uma educação financeira satisfatória podem variar de maneiras drásticas em cada caso específico.
Assim, ter consciência dos seus objetivos e metas é o primeiro passo para alcançar o bem-estar financeiro. Tenha em mente sempre que esse bem-estar gira em torno da segurança e da liberdade de escolha, e ambas impactam sua vida tanto no presente como no futuro.
Como atingir esse bem-estar através de um planejamento financeiro?
O planejamento financeiro é uma ferramenta indispensável para organizar suas finanças e economias. Lembrando ainda, que apesar de estarmos sempre trabalhando para alcançar um futuro mais confortável, não devemos negligenciar o presente.
Abaixo, citamos algumas práticas muito positivas para seu planejamento e que são relevantes tanto para o presente quanto ao futuro:
1. Mantenha o controle mês a mês
Manter o controle do seu dinheiro todo mês é uma prática incrivelmente saudável para aqueles que queiram alcançar o bem-estar financeiro.
Conseguir pôr na ponta do lápis seus gastos dentro do período de trinta dias, promove o controle das finanças pessoais e não se deixar controlar por seu dinheiro. Dessa forma, obtém-se mais autonomia no presente e mais segurança para o futuro.
2. Liberdade para fazer escolhas hoje
A partir do momento em que você tem controle das suas finanças, seu bem-estar financeiro já é uma realidade palpável. Partindo do pressuposto de que você já consiga bancar suas necessidades básicas, não há problema em ter alguns pequenos gastos com coisas mais supérfluas.
Um jantar com a família, investir na sua educação ou até mesmo em um hobby são práticas saudáveis e que te permitem aproveitar mais o agora. O importante é ter sempre em mente que você deve usar o seu dinheiro com premeditação, responsabilidade e respeitando seu orçamento.
3. Esteja preparado para o inesperado
Com seu planejamento mês a mês em ação, é imprescindível o início de uma pequena reserva de dinheiro também, por dois motivos.
Primeiro, você adquire o hábito saudável de poupar e isso vai proporcionar maior segurança para seus investimentos futuros. E segundo, você não será pego desprevenido no caso de uma emergência financeira.
4. Mantenha o foco em seus objetivos
Para fazer algo que exija seu comprometimento a longo prazo, é preciso foco e uma meta clara. Qual seu objetivo hoje? Quitar suas dívidas, comprar um imóvel ou trocar de carro?
Estabeleça um objetivo de cada vez e mantenha-se focado nele. Nada de tentar abraçar o mundo de uma vez só. É preciso autocontrole e disciplina para chegar ao futuro ideal, essa é a chave para o bem-estar financeiro.
Veja também:
- 6 dicas de como viajar o mundo sem gastos exagerados;
- Entenda como controlar gastos desnecessários e investir mais;
- Planejamento financeiro familiar: como garantir o futuro dos filhos?
Como quitar suas dívidas?
Outro ponto importante para chegar ao bem-estar financeiro é saber como quitar dívidas. Abaixo, citamos algumas dicas e práticas para sair definitivamente do vermelho, mas lembre-se também de levar em consideração tudo o que discutimos até agora.
1. Fique de olho nos gastos superficiais
Lembra do que falamos sobre autocontrole? Pois é, nada de gastos supérfluos sem planejamento antes! Mantenha o foco e lembre-se que um mimo de vez em quando é OK, mas não deve se tornar um hábito.
2. Priorize dívidas mais altas
Dívidas com juros mais altos sempre devem ser a prioridade, mesmo que elas sejam mais recentes, devendo ser eliminadas o quanto antes. Juros altos são os grandes inimigos do bem-estar financeiro, pois eles têm a tendência de sair do controle muito facilmente.
3. Negocie suas dívidas
Não deixe suas dívidas acumularem e sem atenção. Entre em contato com as instituições com as quais você tenha débitos pendentes e faça propostas de negociação.
Lembre-se, é do interesse da instituição que você quite suas pendências, busque sempre pelos orçamentos que cabem no seu bolso.
4. Reorganização constante
Lembra do que falamos acima sobre organizar suas finanças mês a mês? Aqui, a premissa é a mesma.
O que funcionou no mês passado, pode não ser o ideal para o seguinte. Por isso mesmo, é importante sempre fazer essa reavaliação para se certificar de que seu dinheiro está indo para o lugar certo.
Agora que você já sabe por onde começar, é importante também ficar por dentro do que fazer na hora de investir o seu dinheiro. Confira em nosso outro artigo Investimentos financeiros: 6 informações preciosas para um Ano Novo diferente.
Comentários